Construindo sua cultura corporativa

O QUE É?

Taqtile
TaqtileBR

--

Cultura, no seu sentido mais amplo, é aquilo que reflete os valores e comportamentos compartilhados por integrantes de um grupo. Sendo assim, a cultura de uma empresa representa os valores e comportamentos que são compartilhados por seus funcionários.

Por isso, é responsabilidade de todos contribuir para o tipo de cultura com a qual eles querem fazer parte. Mas é a liderança da empresa que deve apoiar e fomentar esse processo ao longo do tempo, fazendo o possível para manter a cultura mais “positiva” para todos.

Isso não é necessariamente um processo fácil, mas sem dúvida vale o esforço. Mas como fazer isso?

1. O COLETIVO É O MAIS IMPORTANTE

Cultura não é algo que pode ser imposto de cima para baixo. Cada pessoa escolhe por conta própria no que quer acreditar, com o que quer se comprometer e se apaixonar. E isso vale tanto para o ambiente corporativo quanto para a vida real.

Por isso, o passo mais importante para criar e/ou mudar a cultura de uma empresa é o buy-in. Seja qual for a cultura que você queira implantar, é preciso primeiro obter a “permissão” das pessoas que farão parte dela. Cada ponto deve estar claro tanto para os funcionários atuais quanto para os que serão recrutados. “Empurrar” as pessoas para algo que elas não se comprometeram só trará desinteresse, ressentimento e amargura.

É preciso fazer com que a cultura da empresa faça parte do processo de recrutamento, os candidatos devem estar cientes dela antes mesmo de entrarem, ela deve ser um dos fatores de escolha pela vaga. A ideia é procurar por funcionários que não sejam somente qualificados para determinada função mas que também se encaixem perfeitamente nessa cultura.

Indo mais além, uma estratégia ainda mais efetiva é envolver os próprios funcionários na definição da cultura. Estando presentes no processo desde o início e influenciando diretamente nos resultados eles tratarão a cultura como deles.

Assim como no design, o processo de definição da cultura deve ser colaborativo.

2. PENSE NO TODO

Um dos pontos mais importantes a se falar sobre cultura é que ela é influenciada por tudo e por todos. Todos os aspectos de sua empresa a alteram de uma forma ou de outra.

Um exemplo é o espaço físico de seu escritório. Ele reflete e define a forma como você trabalha. Um ambiente desorganizado e confuso não suporta uma cultura ágil e metódica, assim como um ambiente de trabalho mais tradicional não faz sentido com uma cultura informal e menos burocrática.

Esta abordagem deve se estender aos seus funcionários também. Realizar ações que prezem pelo desenvolvimento pessoal, financeiro e intelectual deles mostra que você realmente se preocupa com o bem-estar de todos, o que contribui para a moral e o engajamento.

Para alterar por completo a forma como seus funcionários se relacionam com sua cultura corporativa não adianta só fixar um papel na parede com sua missão, visão e valores. É preciso considerar os aspectos físicos, sociais e psicológicos de seu local de trabalho.

3. SEJA CONSISTENTE

Um dos aspectos mais importantes do design é a consistência. O sistema deve seguir um padrão. O mesmo vale para a cultura, tudo deve estar em sincronia. Aqui na Taqtile nossa cultura gira em torno da ajuda mútua e do desenvolvimento pessoal. E tudo que fazemos, desde os benefícios que oferecemos até nossos workshops internos e eventos de integração é consistente com o espírito de aprendizado e desenvolvimento pessoal, o que reforça e constrói nossa cultura.

É claro que isso deve estar refletido nos valores da empresa. Isso dará aos funcionários a “permissão” para trabalhar em algo que seja consistente com a sua cultura, o que levará a comportamentos e resultados que correspondem à seus valores.

Dito isso, é preciso dizer que criar uma cultura corporativa não é algo fácil e não pode ser feito do dia pra noite. Definir a cultura da sua empresa é um caminho longo. Apesar disso, esta não é uma tarefa que pode ser deixada de lado. Uma cultura corporativa sólida não só colabora com o sucesso financeiro da empresa mas também traz novos talentos e melhora a moral de toda a organização, tornando-a mais forte e coesa.

--

--