TaqTalkies #4: Ana Maranini

Viviane Ducarme
TaqtileBR
13 min readJan 18, 2018

--

A Ana poderia ser confundida com o super-homem por alguns motivos: 1) cuida dos indefesos 2) bate nas pessoas 3) está sempre disposta a ajudar 4) tem vida dupla entre seu trabalho normal e sua grande motivação: salvar os animais. Só não sabe voar. Ainda.

Apesar de fazer já quase um ano que estou na Taqtile (\o/) não tive muitas oportunidades de conversar com a Ana. Ela normalmente fica mais quietinha no seu canto. Mas quando o Taki e o Ceviche chegam, tudo muda. Consigo ouvir sua voz e ver ela correndo de um lado para o outro com um sorrisão no rosto. Nesse TaqTalkie dá pra sentir essa paixão infinita de querer ajudar os animais e conhecer também a Ana além deles.

Oi Ana! Me conta o que você faz na Taqtile?

Atualmente estou atuando em operações enquanto alguns novos projetos estão para entrar. Além disso, levo o Taki para passear :)

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Ixi, todas?!

Quando eu estava no penúltimo ano do colegial técnico e dava muito gasto pra minha mãe, comecei a trabalhar em uma loja de roupas. No último ano, consegui um estágio de programadora nos Correios.

Depois que me formei, demorei um tempo pra decidir se iria continuar na área então não prestei vestibular de cara. Enquanto isso, trabalhei em várias empresas como programadora. Quando finalmente me decidi que queria prestar Ciência da Computação, comecei o cursinho a noite, juntei uma grana e no meio do ano pedi as contas do trabalho pra só me dedicar ao vestibular. Passei na UfSCar. Lá, pra conseguir me manter, consegui uma bolsa de trabalho na área de redes da universidade. Ía pra cima e pra baixo no campus com os meninos instalando cabos de rede, puxando fibra óptica… Foi uma experiência muito legal. Depois disso, fiz um estágio de férias no Santander aqui em São Paulo e no meu último ano, vim trabalhar como estagiária na Compass (que se tornou Taqtile depois), que era no Cietec, naquela época. E continuo aqui!

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Sou extremamente emotiva e chorona. Choro por tudo, inclusive só de ver alguém chorando… já chorei inclusive no trailer de um filme :S

Odeio brigas, apesar de lutar jiu (aliás, quem luta não briga.. kkk). Só de pensar em discutir com alguém já me tremo toda… não gosto de bater de frente com as pessoas, mesmo porque eu não acredito que algum problema seja resolvido dessa forma.

Me apego muito às pessoas e me importo muito com elas, embora não deva parecer. O distanciamento aparente talvez seja uma forma de “proteção”. Cheguei a essa conclusão depois de relembrar alguns momentos difíceis de distanciamento de pessoas que eu gostava muito.

Sou muito receptiva a conversas, embora obviamente quem convive comigo sabe, não sou de puxar a conversa.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Difícil essa… confesso que procurei no Google uma definição de filosofia de vida para conseguir responder… Vamos ver se consigo:

Umas das coisas que eu percebo que me acompanha desde a infância é sempre me colocar como responsável de tudo de ruim que acontece comigo (de bom também, mas é nas dificuldades que se aprende mais). Embora eu tenha uma certa tendência a me vitimizar, isso dura muito pouco porque eu sempre, desde criança mesmo, fico remoendo muito as frustrações e penso em como eu poderia ter evitado. E isso faz eu mudar muito meus comportamentos, até hoje.

Outra coisa que é muito presente em mim é sempre me colocar no lugar das pessoas, inclusive das que eu estou querendo esganar por algum motivo. Por isso que raramente (mas já aconteceu) eu perco o controle com alguém.

Além disso, me motiva muito fazer alguma coisa que fará diferença na vida de outra pessoa. Aliás me motiva mais do que fazer alguma coisa pra mim mesma kkkk.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Em ficar bem sem comer! Kkkk

Acho que o segredo foi minha mãe ter me dado macarrão com fígado aos 4 meses de idade… isso deve ter me deixado forte… mas me fez não gostar de comer também :(

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento. Isso porque a partir do momento que você está comprometido com as suas responsabilidades, você fará o que estiver ao seu alcance para cumpri-las. Seja estudar, procurar ajuda, etc.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Brincar com meus filhos de 4 patas, observar eles brincando, entender a linguagem deles um com o outro.

Gosto de ouvir Bob Marley em casa (sem “pré conceitos”, please).

Ir pra casa da minha mãe. E brincar com meu outro cachorro que vive lá kkkk.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Humm… uma que me veio agora é sempre quando a gente entra na questão que eu não gosto de comer, minha mãe conta que pra me fazer comer ela me levava pro quarto escuro, ligava a TV no desenho e me dava comida… adivinha o que?! Macarrão com feijão e fígado! Pô, tenho muita razão de não gostar de comer, vai!

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Com certeza brincar/observar algum bichinho… cachorro, gato…

Como você irá salvar o mundo?

Insistindo sempre em ir pelo caminho do bem e do amor ao próximo. O resto é consequência e aproveitar as oportunidades para fazer a diferença. Ideias não me faltam, se vou conseguir tirar alguma do papel? Espero que sim!

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Puts, teria que correr pra achar uma casa segura para gatos e convencer meu pai a se mudar com minha mãe pra lá…

Eu gostaria de ser lembrada com aquela saudade boa… aquela lembrança de como era bom ter ela por perto… fazendo o que for…

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Se for de manhã é com sono. De tarde pra noite é focada! Kkkk

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Não conseguir é muito forte… a gente sempre se adapta e sobrevive e eu não sou muito apegada nessas coisas não, me apego quando estão sendo realmente úteis. No caso, hoje um dos gadgets que eu uso e que é realmente muito útil pra mim é o Kindle.

Que apps, softwares, ferramentas você não consegue viver sem?

O Kindle se encaixa também, porque às vezes estou esperando alguma coisa e aproveito pra ler do celular. WhatsApp com certeza. Gosto muito do Evernote, embora eu ainda não tenha conseguido organizá-lo bem pra achar facilmente as coisas…

O que é seu atalho para ganhar tempo ou life hack?

Aprendi a acordar cedo!! O dia rende muito!

Além disso, gosto de investir em coisas que facilita as tarefas (sou muito preguiçosa). Minha última aquisição foi uma máquina de fazer leite vegetal! A próxima vai ser uma de fazer pão \0/.

Ah, recentemente testei fazer compra de alimentos pela Internet. Está dando super certo! Foi mais um grito de liberdade, eu gastava muito tempo, odiava e comprava bem mais do que precisava.

Qual é seu to-do favorito?

Levar os dogs pra passear.

Quais são seus filmes favoritos?

Não sou muito aficcionada em ver filme não. Pensando em um que eu já vi e veria (e vi no caso) de novo tem "À procura da felicidade".

Gosto muito de comédias também.. Adoro rir de doer a barriga. Os do American Pie são campeões nisso.

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Estou com dois em andamento:

O Poder dos Quietos. Os introvertidos vão dominar o mundo!! kkkk

A expressão das emoções no homem e nos animais, de Darwin. Esse é para um curso de Espiritualidade dos Animais que eu estou fazendo… muito legal, está me ajudando a tentar ser mais racional e atuante diante do sofrimento animal.

Ah, leio também o Evangelho segundo o Espiritismo. É uma forma de oração e proteção, então costuma-se ler pequenos trechos por semana ou por dia.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

3? Vigi… não tenho memória… mas tenho certeza que muitos dos que eu li me acrescentaram algo.

Atualmente o que tem me inspirado e me guiado mais é o próprio Evangelho segundo o Espiritismo. Esse é um livro que tenta resgatar a essência dos ensinamentos de Jesus, que foram todos deturpados ao longo dos anos. Eu gosto porque não tem fanatismo, não tem alegoria, e, em resumo, tudo se reduz à praticar o bem.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Em épocas de grande stress, só Bob Marley na causa…

Mas hoje, que não estou mais no papel de PO \0/ às vezes ainda ouço reggae, mas para concentrar ouço música clássica e música irlandesa (as tradicionais com gaitinha… são lindas!)

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Jiu Jitsu com certeza!

Qual o melhor conselho que já recebeu?

“Não coloque sua felicidade nas mãos de nenhuma pessoa”.

Recebi de um ex quando me deu um pé na bunda… kkkkk

Ana por Tiba, dev da Taqtile.

Quais seus maiores medos?

Faltar para meus bichos.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

O mais imediato é arrumar uma família para uma cachorrinha que sofria maus tratos e agora estou mantendo em hotelzinho.

Outro é voltar pros meus 60 kg e conseguir de vez me manter em uma dieta vegana.

Mais um é conseguir fazer tudo que eu quero de maneira organizada e planejada… arrumar minha rotina e encaixar tudo.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Sabe essas pessoas que recebem animais silvestres/selvagens resgatados de maus tratos, de tráfico ou qualquer outra barbaridade do ser humano, cuidam deles em cativeiro com o intuito de torná-los hábeis a viver em liberdade de novo e depois os levam para uma reserva e solta?! Queria fazer isso.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Crueldade contra seres indefesos: animais, crianças e idosos. É uma mistura de tristeza, revolta, desânimo do ser humano.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Em ver que hoje em dia muita mais gente se comove com o sofrimento animal. E melhor ainda, age contra, ou resgatando, ou ajudando quem resgata, ou denunciando, ou pensando sobre ser/virando vegetariano/vegano, etc.

Pelo que você se sente mais grata?

Pela minha vida e por tudo que acontece nela, inclusive as coisas ruins. É através delas que eu me torno uma pessoa melhor.

O que você gosta menos sobre você?

Meu lado preguiçoso e indeciso.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Isso depende do lugar de onde são essas pessoas e do momento da minha vida que elas me conheceram… mas sinceramente eu não sei dizer… uma mesma atitude pode ser interpretada de várias formas dependendo de quem interpreta.. Isso porque quem analisa a atitude tem uma bagagem grande de outros acontecimentos que vão ajudá-la a formar uma opinião… resumindo é quase impossível de saber o que as pessoas pensam de fato sobre você. E sinceramente, é o que eu menos perco tempo tentando fazer.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Eu não sou brava e adoro me sentir útil. Então, se precisarem, podem me pedir ajuda, apoio, conselho, os ouvidos pra só desabafar… enfim… estamos aí!

O que você sente sobre falar em público?

Sinto o corpo tremer, todo o sangue do meu corpo vindo para a minha cabeça, uma visão esbranquiçada e amnésia.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Ficar sozinha no completo escuro, no meio de um matagal em uma atividade dos escoteiros.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

A última é de ter conseguido doar 11 gatinhos que eu resgatei e para famílias escolhidas a dedo!

Qual a melhor decisão que já fez?

Ir estudar em São Carlos, me conheci muito lá longe de casa e sozinha. E depois aqui [em São Paulo], ir morar sozinha.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Sair da casa dos meus pais. Envolveu muita coisa… foram 6 meses de conversa com a família inteira, tentando explicar que não era falta de consideração, não era ingratidão, tentando mostrar pra minha mãe que quem morava com ela não era a melhor versão de mim que eu já tinha conhecido. Lá, por falta de necessidade eu acabava ficando acomodada, não precisava correr atrás de nada… Deus me livre…. Foi difícil mas ela acabou aceitando (o resto da família não muito) e hoje ela mesmo me fala que foi a melhor coisa que fiz.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Perder tempo com grande parte dos namoradinhos que cruzaram meu caminho… kkkk Eu me acho espertinha para muitas coisas, mas para relacionamento, só por Deus…

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

A mais impactante com certeza foi ficar um mês na Irlanda. Eu tinha várias barreiras: o inglês, a timidez, o medo de um lugar totalmente desconhecido, a grana um pouco curta, a distância da família caso algo desse errado, enfim… Mas foi uma experiência incrível, de auto conhecimento mais de que qualquer outra coisa. Aliás, quero muito voltar pra lá… é um lugar muito especial.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Seguir sempre meu coração. Mesmo errando em muitas decisões, todas elas, os acertos e erros me deram grandes aprendizados. Além de ter sempre a consciência tranquila de que mesmo nas falhas, a intenção era de fazer o bem.

Se você fosse escrever um livro, como você chamaria e sobre o que seria?

Como viver bem com seu animal de estimação.

Seria basicamente sobre como evitar e corrigir problemas de comportamento que acaba afastando as pessoas dos bichinhos. Isso quando não dão embora ou pior ainda, abandonam por aí.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Minha mãe. Ela é um exemplo pra mim tanto de coisas boas como de coisas a evitar como pessoa. Ela tem muitas qualidades, é uma pessoa muito boa, ajuda as pessoas pelo simples fato de ajudar, é absurdamente compreensiva com tudo (às vezes acho que até demais), super disposta, ativa, pra cima… Por outro lado, tem coisas nela que me irritam kkk e me faz fugir de fazer algo parecido: acha que as coisas são como são, não precisa mudar… ela se conforma muito com as barreiras e acaba se acomodando na situação. Comodismo e conformismo pra mim é o fim!

Você acha que as pessoas são basicamente boas ou ruins?

Essencialmente são boas. Mas por diversos motivos escolhem praticar coisas ruins.

Você mataria uma pessoa inocente se significasse que outras seriam salvas?

Provavelmente não… mesmo porque a gente acha que sabe das coisas, mas na verdade não sabe nada… Às vezes você tem tanta certeza de alguma coisa e vem a vida e te mostra que você não sabe absolutamente nada… então, não faria algo ruim pensando no provável bem que pudesse causar…

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Que eu não seria feliz se não tivesse filho. Não que a causa esteja perdida kkkk mas vejo que posso me realizar como pessoa/mulher mesmo não tendo filhos… já que não vejo diferença do meu amor e dedicação pelos meus animais para o que eu vejo das mães por aí. No meu caso a dedicação é muito maior, porque eles são eternos bebês.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Para a minha adolescência, e hoje eu saberia que não tem nada de errado comigo por não ser tão popular, comunicativa e com amizade com todo mundo da escola como eram algumas amigas que eu admirava por serem assim. Ía também para aqueles malditos bailinhos de adolescente e não me obrigaria mais a dançar e falar com as pessoas quando eu não queria porque todo mundo estava fazendo, só pra não ser a anti-social. Humpf!

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Minha lava e seca da Samsung ❤.

Nas minhas viagens também.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Difícil… Talvez porque eu não defina algumas coisas que eu planejei e não deram certo de fracasso… ou eu mudei de ideia ou aceitei o novo curso que a vida impôs…

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Que animal sofre nas ruas, sente fome, sede, frio, solidão e adoraria receber um carinho, comida e ser levado pra casa.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Eu tenho o sonho de quando eu ver um animal na rua, poder resgatar e saber que vou conseguir dar todos os cuidados que ele precisa até eu achar uma família para ele sem ter que me preocupar com quanto eu vou gastar, se eu vou ter condições de gastar, onde ele vai ficar até ser adotado, etc… etc

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e de ser feliz…”

Ainda não leu os outros episódios do TaqTalkies? Comece pelo primeiro.

--

--