TaqTalkies #08: Leonardo Costa

Greg Milani
TaqtileBR

--

Quando descobri que o Leo tocava saxophone, eu imaginei ele de óculos escuros, sem camiseta e suspensório tocando George Michael na igreja! Na verdade nunca pensei isso… Se você é amante de séries, filmes, nunca fale com o Leo, pois é bem capaz que ele vai te contar um spoiler, isso já aconteceu mais de 2x e nossa amizade nunca mais foi a mesma. Depois desse dia, o nome dele virou SpoiLEO's!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Atualmente eu faço parte da área de sustentação dos projetos já em produção. Ajudo também na área de qualidade dos projetos, organizando os testes cruzados dos projetos.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Antes de entrar na Taqtile, trabalhei em algumas escolas, lecionando matérias de informática básica e web design. Já trabalhei em uma agência de publicidade e em uma empresa do mercado financeiro, como frontend.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que eu toco saxofone barítono.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Comprometimento, para qualquer coisa na vida.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Paciência. Em muitas situações, acredito ter um pouco mais de paciência que os demais. Pelo fato de eu ter trabalhado um bom tempo dando aula, essa característica ficou bem marcada em mim.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento. Na minha percepção, quando se tem comprometimento você acaba adquirindo outras qualidades que te ajudam em vários aspectos da vida. Um exemplo disso é a confiança! Quando estou trabalhando/convivendo com pessoas comprometidas, sinto uma segurança a ponto de confiar de olhos fechados, porque sei que elas não vão me deixar na mão. É essa a sensação que quero passar para as pessoas a minha volta.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

No tempo livre eu adoro ler, sem dúvidas essa é uma das coisas que faço com frequência. Outra coisa que gosto de fazer no tempo livre é praticar algum exercício, e atualmente pratico Crossfit e Kettlebell Sport. Além dessas coisas, gosto de estar com familiares e amigos.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Quando eu tinha 8 anos (aproximadamente), após passar o dia jogando bola na rua, cheguei em casa e minha mãe me pediu para tomar um banho antes de comer. Quando ela deu conta, já tinha se passado 30min e eu ainda não tinha saído do banho… Então, ela foi até o banheiro, me chamou e nada de resposta. Quando ela abriu a porta, eu estava sentado no chão, debaixo do chuveiro dormindo. Hahahaha

Com certeza essa é a primeira história que eles contariam sobre mim.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que hoje eu não sou uma pessoa com as crenças religiosas que fui criado, e que parei de ir na igreja com freqûencia.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Geralmente quando estou no Crossfit (especificamente no WOD), nada passa pela minha cabeça. Quando estou estudando ou lendo algo interessante, o tempo voa.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

A primeira pergunta não sei bem como responder. Acredito que continuaria fazendo as mesmas coisas que faço hoje. Trabalhando, estudando, junto dos amigos e familiares. Acho que é dessa forma que eu gostaria de ser lembrado, alguém feliz, contente por fazer o que ama.

Ilustração do Leo feita pelo designer Lucas Otsuka.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Alegre.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Meu Kindle e iPad. Como eu adoro ler, eles são essenciais.

Quais são seus filmes favoritos?

Um filmes que eu gosto muito é o O Livro de Eli. Após assistir esse filme, comecei a perceber como o propósito é fundamental na nossa vida. Não importa o que seja, se tivermos um propósito podemos ir além do que um dia imaginamos.

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Atualmente estou lendo alguns livros mais técnicos, como Mastering Javascript Functional Programming, Learning Reactive e React design patterns and best practices. Também estou lendo um livro que não é técnico, chamado Principles: Life and work.

Se eu fosse recomendar um livro, seria o Em busca de sentido.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

O primeiro é o Em busca de sentido. Esse livro me fez enxergar a vida por outros olhos. Esse livro reforçou a ideia de que quando fazemos algo com propósito, podemos fazer coisas inimagináveis.

O segundo e o terceiro são Mindset e Garra. Esses livros foram fundamentais pra mim, pois o momento que eu estava vivendo era um pouco turbulento, eu estava com muitas dúvidas e eles trouxeram uma nova forma de pensar que abriu minha mente e vem ajudando até hoje.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Bom, isso depende do que estou fazendo. Se estou resolvendo algum problema ou estruturando alguma solução, eu prefiro o silêncio. Agora, quando estou fazendo tarefas que não requer tanta concentração, eu gosto de ouvir músicas tranquilas. Essa é uma playlist que eu gosto de ouvir em alguns momentos: Chillhop Study Beats [Lofi Hip Hop / Jazzy Hip Hop]

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Difícil responder essa pergunta, já que quase tudo o que faço hoje para recarregar minhas energias tem em algum nível, uma ligação com meu trabalho. Uma coisa que eu amo fazer, é tocar saxofone. É uma sensação muito boa poder expressar meus sentimentos dessa forma. Muitas vezes quando eu estava triste, ele era meu refúgio. Eu pegava meu sax e começava a tocar e quando eu percebia, estava chorando de alegria.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

O asset mais valioso que temos na vida é o tempo. Use ele da melhor forma possível.

Quais seus maiores medos?

De chegar no fim da vida, olhar para trás e ver que eu desperdicei meu tempo e esforços com coisas que me desviaram do caminho que eu gostaria de ter trilhado.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Gostaria de um dia conhecer outros países, viver outras culturas.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Difícil responder essa pergunta. Bom, eu gostaria de vivenciar um dia na profissão de alguém que tem a chance de salvar a vidas. Talvez bombeiro, médico.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Uma coisa que me deixa triste é saber que não sou a pessoa que meus pais gostariam que eu fosse (no sentido religioso).

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Poder estar com as pessoas que eu gosto e admiro. Quando estou estudando e consigo aplicar aquele conhecimento é uma sensação muito boa, uma mistura de felicidade e realização.

Pelo que você se sente mais grato?

Pelas pessoas que conheci até hoje.

O que você gosta menos sobre você?

Em alguns momentos, eu vivo me sabotando (mais especificamente com alimentação). Sem dúvidas esse é o ponto que eu menos gosto em mim, e que venho lutando para mudar.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que sou um bobo alegre, porque geralmente estou rindo com alguém ou de alguma coisa.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Sou uma pessoa que gosta do que faz e que é grato pelas pessoas ao seu redor.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Sair da casa dos meus pais, sem sombra de dúvidas.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Minha independência. No começo foi difícil, eu não sabia o que esperar ou o que ia acontecer e tive muito medo de ter que voltar como um “fracassado”. Com o passar do tempo, aos poucos fui aprendendo as coisas (algumas na marra). Olhando para trás, sinto que foi uma boa decisão.

Qual a melhor decisão que já fez?

Sair da casa dos meus pais. Hoje eu vejo o quanto amadureci graças a essa mudança.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Foi experimentar novas culinárias. No começo eu achava bem estranho a comida asiática, mas hoje eu adoro.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Acredito que foi a mudança do mindset em relação a religião. Como eu cresci lá dentro, tudo o que eu fazia era com base na doutrina que eu tinha aprendido lá. Mas quando passei a ver com outros olhos, isso mudou muito meu jeito de encarar as coisas e ver a vida por um outro lado.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Essa é fácil responder. Um dia eu a minha irmã tivemos uma ideia genial! Chamamos alguns amigos para brincar de esconde-esconde dentro de casa, no escuro. Adivinha só o que aconteceu né?! Hahaha. Na correria da brincadeira perdemos a noção de espaço, de onde os móveis estavam e acabamos batendo com a cara na parede… hahahaha os 2 com o nariz sangrando.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Foi uma viagem para Fortaleza. O lugar é lindo, uma beleza natural que eu não achava que existia no Brasil, e estava com pessoas que eu admiro e gosto muito.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Sem sombras de dúvidas, os estudos. Olhando tudo o que aconteceu na minha vida, se eu não tivesse colocado meus esforços nesse ponto, tenho certeza que não estaria onde estou hoje.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Essa pergunta é complicada porque refletindo um pouco sobre isso, não teve apenas uma pessoa que mudou minha vida. Mas algumas delas são meus pais e meus tios (com quem fui criado). Muitos valores que hoje carrego, foram eles que me ensinaram e serei eternamente grato. Acredito que tenho alguns amigos que tiveram/tem grande influência na minha vida, principalmente os que adquiri quando entrei na Taqtile. O Hashi é uma pessoa “movida” pelos estudos e quando dividimos um apê, posso dizer que esse é o exemplo que vou levar pra sempre. O Edmar é outra pessoa teve influência na minha vida. Com o seu senso crítico (fora do normal) me fez enxergar coisas que até então, eu não tinha parado pra pensar.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Acredito que foi a religião. Eu cresci dentro de uma e não tive discernimento para decidir o que eu de fato acreditava. Até pouco tempo eu sempre segui os passos dos meus familiares sem me questionar de nada, mas a partir do momento que comecei a questionar muitas coisas, muitas coisas mudaram para mim.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Eu gostaria de ir para o futuro. Tenho curiosidade em saber como serão as coisas.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Meu saxofone.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Acredito que meu maior fracasso foi achar que eu já estava pronto profissionalmente depois que saí da faculdade. Isso me fez entrar em uma zona de conforto, sem me preocupar com o meu futuro. Mas aí, entrei na Taqtile e mais especificamente, conheci o Edmar! Ai meu amigo, o “chicote estalou” Hahaha

Nessa época, eu tive um baque muito grande, uma mistura de sentimentos e muitas dúvidas. Com o passar do tempo, ví que meu estilo de vida não ia me levar onde eu quero chegar um dia. Então quando consegui entender isso, as coisas que faço hoje deixaram de ser um fardo, se transformando em prazer.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Sim, tenho muitos sonhos que não realizei ainda. Um deles é conhecer outros países, culturas.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Eu diria uma frase que li, não me lembro se em um livro ou em um artigo. Resume muito bem o que me ensinaram e o que eu quero passar pra frente:

“Dost thou love life? Then do not squander time, for that is the stuff life is made of.” Benjamin Franklin

Ainda não leu o Taqtalkies #07 do Marcelo Risse? Então clique aqui!

--

--