TaqTalkies #11: Guilherme Hashioka

Greg Milani
TaqtileBR

--

Nesse episódio #11 do TaqTalkies conversamos com o Taqtiler Guilherme Hashioka, para os mais íntimos Hashi!

Tive muita dificuldade de introduzir esse TaqTalkie, não foi por falta do que escrever, mas sim porque o Hashi faz muita coisa haha. Fiquei com receio de não fazer juz a esse HOMÃO DA P👻RR👻…

De maneira sucinta… O Hashi é um japonês que nasceu no Brasil, depois morou na França, onde se apaixonou pela Caro, uma mexicana e que mais tarde juntos foram morar no México, mas agora moram no Brasil e ele trabalha na Taqtile. Fim ❤

Brinks…

Em teoria o dia-a-dia do Hashi na Taqtile é transformar design em telas, ele é um exímio Front-ender, muitas vezes quando você olha pra ele trabalhando parece que ele vai entrar dentro da tela de tanta concentração, é invejável.

Além de Front o Hashi também é um dos responsáveis por promover a cultura dentro da empresa. Insatisfeito com as relações superficiais do dia-a-dia na empresa, ele iniciou um movimento de almoços 1x1. Nesses almoços individuais cada Taqtiler deveria contar sobre sua história. A iniciativa foi tão legal que até hoje os almoços acontecem e tudo mundo acabou se conhecendo melhor!

Fora todas essas atividades o Hashi é uma das pessoas mais solícitas aqui na Taqtile, se você pedir uma ajuda ele vai parar tudo o que está fazendo para te ajudar, mesmo que não tiver nada a ver com o trabalho!

Depois de puxar tanto o saco, com vocês Guilherme Hashioka!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Eu sou na maior parte do tempo desenvolvedor. Até hoje (abril/2018) a maior parte da minha experiência foi em front-end, ou seja, desenvolvendo telas, componentes visuais.

Além de desenvolvedor, também ajudo no fortalecimento da cultura na Taqtile participando do comitê de cultura da empresa (faço uns almoços para falar de psychological safety, Barret, empatia, CNV, teoria U), participo do grupo feedbacon, grupo de contratação e do grupo de inovação (DeVision).

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Além da Taqtile, minhas outras experiências foram em estágios durante a faculdade. Trabalhei na I.ndigo (uma ótima empresa, recomendo), Software Express, IBM (França) e INNKU (México). Em todas elas a maior parte do tempo fiz desenvolvimento Web.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Eu já contei minha história para muita gente e também já mostrei minhas bizarrices em termos de alongamento, então fica difícil pensar em algo, mas acho que um fato é que eu gosto muito de vagem com missô ou berinjela com missô. 👻

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

- Aprender sempre de modo a conhecer mais a si mesmo, conhecer mais o meio ambiente e aumentar satisfação das pessoas em volta.

- Ajudar a atingir harmonia nos grupos onde eu estiver mais presente. Isso significa ajudar:

- cada pessoa atingir seu máximo de modo equilibrado

- cada pessoa identificar e trabalhar no seu propósito/objetivos

- cada a pessoa a sorrir mais

- o grupo ir mais longe (melhores resultados)

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Acho que uma coisa é organização. Meu segredo é usar o TODOIST (olha a propaganda!). Eu gosto como ele deixa fácil de adicionar qualquer tarefa e também como fica fácil adicionar a data das tarefas (mesmo para tarefas recorrentes). Isso faz com que eu não me perca e me lembre de bastante coisa.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Acho que Garra (no sentido da Angela Duckworth) é muito importante. Acho que a combinação de paixão, prática (deliberativa, acho que é essa a tradução de deliberative), propósito (ver significado no que faz) e hope (growth mindset) fazem você ir atrás das coisas e atingir melhores resultados.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Gosto bastante de ler/estudar (me interessa bastante tópicos de psicologia e produtividade), ver seriados e filmes, sair com família, amigos e namorada.

Embora sejam hábitos que eu tenha perdido, gosto também bastante de jogar jogos, escutar música (mas escutar mesmo… parar tudo e só ficar ouvindo, “decifrando a música”), tocar violão e cantar (um dia levo o violão para eu e o Léo cantarmos um Claudinho e Buchecha pra galera haha).

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Acho que uma que meu irmão gosta de contar é uma vez quando eu tinha 6 anos. Estávamos eu, meu irmão e minha mãe juntos em cima da cama. Eu estava lá pulando, gritando, enfim, me divertindo. Os dois me alertaram e falaram para eu parar porque estava ficando perigoso. Não deu outra, eu continuei e acabei deixando cair um copo de vidro no chão. Nisso eles falaram “tá vendo? Falei pra você! Agora vai lá e limpa!”. Eu preferi não escutar e continuar me divertindo. E ai rolou o karma. Sem querer, em um dos pulos, eu acabei tropeçando e caindo. E adivinha onde? Bem em cima do copo que eu havia quebrado minutos atrás.

Até hoje eu tenho a cicatriz desse dia nas minhas costas e aprendizado que vidro quebrado corta mesmo.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que na vida, para melhores relacionamentos e resultados, é preciso mais do que se divertir, rir junto.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Quando eu estou em um problema que acho que posso resolver, mas não estou conseguindo. Infelizmente ou felizmente isso ocorre com frequência nos meus dias aqui na Taqtile 😋.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Eu iria tentar me livrar de pendências aqui na Taqtile para não deixar ninguém na mão, mas em seguida provavelmente iria aproveitar o que me resta de vida e tentar levar minha família para viajar a alguns lugares. Iria preparar cartas para me despedir e agradecer as pessoas mais próximas por tudo que rolou até então.

Além disso, provavelmente minha visão de muita coisa ia mudar com uma notícia dessa. Gostaria de compartilhar com as pessoas o que acontece quando você vive essa experiência.

Gostaria de ser lembrado como alguém que ajudou bastante os grupos em que participei (família, trabalho, escola) e alguém que era um bom companheiro (gente boa, divertido).

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Esforço.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Acho que não tenho. Gosto do meu kindle, gostava do meu FitBit, mas consigo viver sem eles.

Quais são seus filmes favoritos?

Meu filme favorito é o Clube da Luta. Gosto da discussão filosófica do filme. Vou deixar uma quote aqui dele:

“I see in the fight club the strongest and smartest men who’ve ever lived. I see all this potential and I see squandering. God damn it, an entire generation pumping gas, waiting tables, slaves with white collars, advertising has us chasing cars and clothes, working jobs we hate so we can buy shit we don’t need. We’re the middle children of the history man, no purpose or place, we have no Great war, no Great depression, our great war is a spiritual war, our great depression is our lives, we’ve been all raised by television to believe that one day we’d all be millionaires and movie gods and rock stars, but we won’t and we’re slowly learning that fact. and we’re very very pissed off.”

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Estou lendo “Reinventing Organizations”. Acho que eu recomendaria esse livro mesmo. Acho muito interessante sobre como ele fala sobre os diferentes paradigmas de evolução do ser humano e da sociedade. Além disso, também fala sobre como podemos nos organizar melhor para a sociedade atual.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

Eu gostaria de ler bem mais livros, mas dos poucos que eu li, eu recomendo:

"De Volta ao Mosteiro", "O Monge e o Executivo" falam de Liderança e Trabalho em Equipe

  • O livro fala sobre o conceito do líder “servidor”. Esse livro foi bem interessante porque traz muitas dicas práticas para o cotidiano. Nele que eu vi o modelo de Tuckman (uma das coisas que eu tento explicar nesse artigo). É legal que na história do livro todas as fases acontecem e fica fácil para entender.

How to Win Friends and Influence People

  • O livro traz pontos bem óbvios, mas que acabamos esquecendo no dia-a-dia. E tá cheio de histórias que tornam a leitura agradável e mais fácil de aprender.

The Design of Everyday Things

  • O livro traz discussões bem interessantes sobre usabilidade. Tem diversos exemplos e teoria explicando os problemas e como contorná-los/evitá-los.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Já tentei bastante coisa. Já usei essa lista de músicas para programadores, tentei testar o Mozart effect, tentei usar o coffitivity etc. Mas no final sempre volto para o clássico silêncio.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

To falhando bastante para conseguir desligar (viver o presente), mas hoje uma das coisas que faço é ir no crossfit.

Uma ilustração de Guilherme Hashioka com barba, fato que nunca ocorreu!

Qual o melhor conselho que já recebeu?

O que veio a mente agora foi o conselho da Érica Isomura (pisicóloga & coach)sobre como buscar equilíbrio na vida: tentar balancear ao mesmo tempo a parte social, psicológica, espiritual e biológica. Se você deixar algum desses pilares de lado, todos os outros são afetados.

Ele veio em uma época do ano passado que eu não estava dando conta das coisas e me ajudou bastante a repensar em como eu estava gastando meu tempo.

Quais seus maiores medos?

Tenho medo de não ter segurança financeira no futuro, medo de ter câncer de intestino como meu pai. Um medo que notei nos últimos tempos é de falhar. Por mais contraditório que isso pareça (dado o tanto que valorizo growth mindset), percebi que ainda tenho medo de falhar, de perder o controle das situações.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Vixe, não sei. Acho que hoje um pequeno objetivo é comprar uma prensa francesa haha. Alguém sabe onde eu consigo uma barata? Queria aprender um pouco mais de café e como fazer os diferentes métodos. Tenho uma cafeteira italiana (presente da irmã da Caro, minha namorada) e acho que seria legal aprender mais sobre isso.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Ser professor. Gosto bastante da sensação de ensinar e quando a outra pessoa entende ou mostra a expressão de satisfação por aprender.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Me deixa bastante triste ver a famosa frase da teoria U acontecendo TODO o tempo. “Juntos, geramos resultados que não agradam a ninguém”. Fico bem chateado em ver que estamos todos dando nosso máximo e os resultados estão péssimos para todos. Eu posso dizer isso, no meu caso, tanto em âmbito individual como em grupo.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Perceber que estou conseguindo contribuir, praticar atividades físicas (crossfit, trilhas), viajar, fazer os outros rirem, aprender e ensinar.

Pelo que você se sente mais grato?

Cliché alert: agradeço muito a minha família (pai, mãe, irmão, Caro)! Todos eles deram muito suporte e fizeram coisas impagáveis na minha vida que me fizeram quem eu sou hoje. Me deram muito conhecimento, amor, compreensão!

O que você gosta menos sobre você?

Nesses últimos tempos tem sido a ansiedade. Tem sido mais forte do que eu consigo controlar. =/

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

As pessoas devem achar que eu sou um robô, mas eu juro que não! Hahaha

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que eu não sou um robô. =p

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Ir morar com minha namorada no México. Dado o cenário, diria que foi BEM loucura! #tudoPorAmor

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

(nossa! Eu demorei muito para responder essa pergunta. Até bateu uma bad)

Me orgulho dos resultados acadêmicos obtidos durante minha vida, concluindo com o final da POLI e os prêmios que recebi de um dos melhores alunos do meu ano. Embora eu não ache que tenha valido tanto a pena, me orgulho, pois sei do esforço necessário para atingi-los.

Qual a melhor decisão que já fez?

Ter ido ao intercâmbio. Foi uma experiência que mudou bastante coisa e me ajudou muito a crescer.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Não sei. O que vem a mente é uma memória mais recente que foi aceitar esse desafio com a Caro e ir em uma aula de Dance Hall para aprender a dançar essa música. Depois ensino pra todo mundo, mentira!

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

A maior mudança que eu consigo lembrar foi a de abraçar mais a vulnerabilidade. Após muitos dias refletindo bastante sobre o assunto consegui finalmente entender a importância disso e a cada dia estou tentando abraçá-la mais. Ainda tenho um bom caminho a trilhar aqui. A mudança ainda está ocorrendo…

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Acho que a história que eu comentei sobre a minha cicatriz nas costas é um ótimo exemplo. haha

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Não sei dizer qual foi a melhor viagem, mas durante o intercâmbio na França aprendi que pra mim não importa muito pra onde você vai e sim com quem você vai. Por isso, as melhores viagens que vêm à minha mente são Ubatuba (que eu ia com frequência com amigos / família), México (que eu vou com a Caro).

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Melhor investimento dos últimos tempos foi fazer terapia em família. Me ajudou a entender muita coisa sobre a dinâmica da minha família e consequentemente muita coisa sobre mim. Tem sido um ótimo treino de empatia e entendimento do outro.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Cada época tem uma pessoa que acabou influenciando bastante, mas parando para pensar percebi que minha mãe sempre esteve presente e me ensinou sem querer ou propositalmente a valorizar muito os estudos, saúde, segurança financeira e manter a alegria (mesmo em momentos difíceis).

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Que para ter bons relacionamentos, basta você ter muitos momentos de humor com o outro.

Atrelado a mudança da vulnerabilidade, estou tentando ir em uma outra direção atualmente.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Eu iria para São José dos Campos, 1997 avisar o mini-Gui para parar de pular na cama hahaha.

Mentira, acho que eu gostaria de ir ao futuro pela curiosidade de saber onde vamos chegar. Pode ser daqui uns 100 anos aqui em Sampa mesmo. Pensei que seria legal ir ao passado, conversar com algumas pessoas (família, pessoas importantes historicamente), mas acho que tenho mais curiosidade no futuro.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

O que eu já gastei bastante dinheiro e não me arrependo é com comida e viagem. Como diz aquela frase “viagem é algo que você gasta dinheiro, mas sai mais rico depois”.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

O meu maior fracasso (pelo menos é o mais traumático que eu consigo lembrar) foi um workshop de liderança que fiz no exército lá na França. Eu estava encarregado de completar uma missão com uma equipe, mas não consegui conduzir nem de perto a equipe. Entrei em paralisia mesmo. Só via o “barco desgovernado afundando” e não conseguia fazer nada. Não lembro de me sentir tão impotente e insignificante como naquele momento.

Bom, acho que não consegui lidar muito bem naquele momento porque como já foi dito a falta de controle realmente me abalou. Fiquei bem mal mesmo. Acho que ainda tenho muito a aprender nesse ponto, mas um aprendizado já dessa vez é que se você estiver na liderança é garantido que tudo vai dar errado se você não estiver entendendo nada que está acontecendo.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Não consegui pensar em nada.

Tive uma consultoria aqui da Caro e não consigo pensar em nada exatamente porque o que é óbvio seria algo que eu achasse que TODOS deveriam saber (afinal, é óbvio, muito claro e evidente, não se pode colocar em dúvida). Em geral, eu não assumo essa postura porque não acho as coisas óbvias: cada pessoa tem a sua história de vida e com isso pode chegar em diferentes conclusões. A verdade absoluta não existe, assim as coisas não são óbvias. Acho inclusive que é isso que me ajuda a estudar e a ensinar. O fato de não achar as coisas óbvias me faz me aprofundar em alguns assuntos e também me faz ter paciência com os outros quando eles não entendem as coisas.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Tem vários. Ainda tenho muito a aprender aqui na Taqtile em termos de liderança, gerenciamento de projetos, crescimento pessoal (ansiedade, permissividade), lado técnico. Ainda em termos de aprendizados ainda tem muita coisa para ser aprendida, livros a ler. Na vida pessoal tenho o sonho de ter um filho. Ah, e também gostaria de tentar ser professor.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Nem toda discussão é um jogo soma-zero. Com alguns pequenos ajustes é possível transformar um debate em um diálogo.

Ainda não leu o EP10 do TaqTalkies do Fábio Rachid? Aproveite e veja aqui!

--

--