TaqTalkies #12: Lucas Coelho

Greg Milani
TaqtileBR

--

Nesse episódio #12 do TaqTalkies conversamos com o Taqtiler Lucas Coelho, também conhecido como Fritas! Um homem tranquilo e de boas com a vida.

O Fritas é uma mistura do nosso Brasil, metade mineiro, metade cearense, e metade Paulista, pois já vive em São Paulo há algum tempo. Você deve estar se perguntando, mas e aí qual o sotaque dele? Ninguém sabe dizer…

Além de ser programador e líder de projetos aqui na Taqtile, no passado o Fritas era o party planner. Ele que era o responsável por organizar as saídas fora da empresa. Já fomos em balada, bar, escalada e até uma em um sítio. Essa última merece ser detalhada:

Em meados de 2016 o Fritas foi incumbido de planejar um retiro da empresa. Já era tradição todos os anos a Taqtile alugar uma casa na praia, na qual todos os colaboradores passam um fim de semana. O Fritas é uma pessoa que não liga para tradições e resolveu mudar isso alugando uma casa em um sítio. Até ai ok… Porém no dia da viagem já no trajeto para o sítio muitos descobriram o GPS na estrada não funcionava o que deixou muitos PUTOS, principalmente o Arthur G. Fonseca que quase voltou haha!

No final deu tudo certo e foi uma viagem incrível, pois o celular não funcionava o que obrigou a todos a conversarem e interagirem haha!

Hoje o Fritas é uma pessoa mudada, está namorando há alguns anos com a Barbara e inclusive estão morando juntos! A única coisa que falta é casar! Fica ai um pedido Convida NOIS pro casório!

Crianços e crianças com vocês Lucas Coelho:

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Olá! Sou desenvolvedor e atualmente trabalho com Android e servidor em Node.js/GraphQL no projeto do Revendedor do Grupo Boticário. Aqui na Taqtile já trabalhei nos projetos da Netshoes, CNova, Merck, Panelinha, Starbucks, Onofre, TQ1 e TQG.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

  • No meu primeiro estágio trabalhei no desenvolvimento de um portal da IABIN no LAA (laboratório de automação agrícola) da USP.
  • Depois fiquei 1 ano e meio na Certsys com desenvolvimento e consultoria utilizando ferramentas da Symantec e IBM.
  • Também trabalhei 6 meses com pesquisa na área de SDN (software defined networking) no laboratório de redes da Universidade de Western Ontário durante um intercâmbio de 1 ano no Canadá.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Tem poucas coisas que as pessoas não sabem, mas acredito que algumas são:

  • Fiz natação durante 10 anos apesar de fisicamente não parecer haha.
  • Fiz a 6º série do ensino médio nos EUA no ano que houve o atentado do 11 de setembro.
  • Meu apelido de criança é Ushi.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Acho que eu nunca tinha parado para pensar qual é a minha filosofia de vida. É uma pergunta difícil, mas o que eu tento levar para minha vida é ser feliz e fazer o bem sem olhar a quem.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Acho difícil eu ter algo que seja melhor que qualquer outra pessoa. Mas uma coisa que tenho muita facilidade é dormir, mesmo com barulho.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Não sei se seria uma qualidade mas o que eu acho que todo profissional deveria ter para ser bom é amor no que faz.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Gosto muito de assistir filmes e séries. Ultimamente tenho feito algumas experiências em plantar pimentas mas não estou tendo muito sucesso.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Não ter ficado milionário com 30 anos.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Quando eu jogo Civilization, uma partida demora mais de 12 horas e não consigo parar até terminar.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Passaria mais tempo com minha família e pessoas que eu gosto.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Notre-Dame.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Depois que perdi meu Kindle, acho que nenhum 😔

Quais são seus filmes favoritos?

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Atualmente não estou lendo nenhum livro. Leio bastante notícias, Folha de São Paulo, Hacker News e TechCrunch.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

"Montenegro — As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil", li esse livro antes de prestar o vestibular e lembro que ele me motivou bastante.

Gosto bastante da biografia do Warren Buffett, A Bola de Neve. Mostra que com dedicação e disciplina é possível conquistar muita coisa.

Uma ilustração fidedigna do Lucas Coelho feita em um iPad Pro (RYCOS)!

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Escuto de tudo. Normalmente coloco uma playlist random do Spotify. Mas a que eu escuto mais é a Your Favorite Coffee house.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Uma boa noite de sono resolve tudo.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Um conselho que meu pai me deu que ele recebeu quando começou a trabalhar é:

Nunca gaste tudo o que ganha, sempre economize para o futuro.

Quais seus maiores medos?

Medo de perder alguém muito próximo.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Voltar a correr em um ritmo bom para fazer uma maratona.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Gostaria de ser médico por um dia. Foi a indecisão que tive na hora de prestar o vestibular.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Acho que desapontar alguém é algo que me deixa triste.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Estar com a minha namorada e toda a família reunida.

Pelo que você se sente mais grato?

Pela oportunidade que meus pais me deram de estudo. Meus pais nunca economizaram em relação a estudo. Fizeram ao máximo para me proporcionar a melhor educação. Por isso sou muito grato a eles!

O que você gosta menos sobre você?

Falta de disciplina. Confesso que preciso melhorar bastante nesse ponto.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que eu devo gostar bastante de batata frita devido ao meu apelido.

Essa imagem põe na dúvida o que o Taqtiler Lucas acabou de comentar…

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que eu não gosto tanto assim de batata frita.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Não sei se foi uma das coisas mais assustadoras, mas ter visitado o pronto socorro do Hospital São Paulo me marcou bastante. É assustador ver um hospital lotado, com os pacientes nos corredores por falta de espaço.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Acho de ter passado e me formado na Poli. Para mim e para minha família foi algo muito importante e que tenho bastante orgulho.

Qual a melhor decisão que já fez?

De ter vindo para São Paulo fazer a graduação.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Acho que foi sair fantasiado de gladiador com quase sem nenhuma roupa em uma temperatura de 5 graus celsius no Canadá.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Ter ido morar com a minha namorada. Foi uma mudança importante na minha vida.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Ter colocado fogo sem querer em um serra no interior de Minas Gerais. Quando era mais novo, eu e meus primos fizemos um piquenique no alto de uma serra. Ao tentar fazer uma fogueira, coloquei fogo em um mato e que acabou espalhou muito rápido queimando boa parte da serra.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Praia de Jericoacoara no Ceará. Fui para essa praia em janeiro de 2017 com a Bárbara, minha namorada. Para mim é uma das praia mais bonitas do Brasil.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Acho que morar sozinho e fora do país é uma experiência de vida que foi muito importante para o meu crescimento em vários aspectos.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meu pai. Pela história de vida de superação e caráter que tem. Meus avós moravam no interior de minas e não tinha condição financeira de fornecer uma boa educação para o meu pai. Aos 16 anos ele saiu de casa e foi para Belo Horizonte morar de favor, trabalhando durante o dia e estudando à noite. Acho que essa dedicação e força de vontade que ele teve me marcou bastante.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Gostaria de ir uns 500 anos para o futuro, para ver se estariamos vivendo como os Jetsons.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Viajar é uma coisa que gasto bastante dinheiro e nunca me arrependo. Sempre gostei e gosto muito de viajar. Se pudesse e o dinheiro desse, ficaria uns 5 anos só viajando pelo mundo.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Acho que foi não ter passado no IME e ITA na época do vestibular. Estudei por 2 anos, mas não consegui entrar. Na época fiquei bastante chateado mas acredito que possa ter sido melhor assim.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Atlético Mineiro é o melhor time do Brasil.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Vários:

  • Casar e ter filhos.
  • Voltar a morar perto da minha família.
  • Ter uma casa na praia.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida.

--

--