Taqtalkies #22: Tuanny Martins

Greg Milani
TaqtileBR
10 min readAug 27, 2018

--

Em nosso episódio #22 do TaqTalkies conversamos com a Tuanny Martins, também conhecida como Tuenis ou simplesmente Tú. Uma das pessoas com coração mais puro da empresa 😇, que sempre está de bom humor para tudo e que eu adoro trollar haha😈

Lembro muito bem da primeira vez que conversei com a Tuanny. Na ocasião eu e Mauricio Uehara (ex Taqtiler) entrevistamos ela para uma vaga de estágio na Taqtile.

Sem dúvida essa foi uma das entrevistas mais bacanas na qual eu participei(pra Tuanny acredito que não tenha sido tão agradável assim haha). A Tu estava muito nervosa, não foi muito difícil perceber isso pois ela estava tremendo, gaguejando e acredito que ela também deveria estar suando frio. Mesmo assim, ela mandou muito bem, dava pra ver nos olhos dela a paixão por design e a vontade de trabalhar com design digital. Além da paixão, ela falou tudo o que gostaríamos de escutar e ainda soltou uma cartada final, tirou um iPad da bolsa e esfregou nas nossas caras um dos TCC's mais legais que eu vi até hoje! Durante essa entrevista eu já tinha olhado para a cara do Maurício algumas vezes, muito empolgado, meio que querendo dizer "eitaaa vamos chamar ela pra trabalhar aqui agora!".

Nem preciso falar que a Tuanny passou na entrevista… Hoje a Tu perdeu grande parte da sua timidez, tem contato direto com o cliente, faz teste de usabilidade, toca Design Sprints e é referência para muitas dentro da empresa.

O mais legal é que ela continua me surpreendendo com suas cartas na manga. Recentemente em uma reunião com alguns clientes, antes de começar a apresentação a Tuanny fez um rap no meio da sala para todos (eu sou bem extrovertido e jamais seria capaz de fazer isso haha).

Fico muito feliz de poder acompanhar a evolução dela pessoal e profissional dentro da Taqtile. Tenho uma admiração muito grande por ela e sei que a Tu é capaz de muito mais, só falta ter mais confiança!

Depois dessa introdução, deixo vocês com a pianista, ilustradora, comediante e MC nas horas vagas Tuanny Martins!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Sou Designer de produtos na Taqtile. Atualmente cuido do app O Boticário (revendedor e supervisor) e eventualmente faço alguns Designs Sprints.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Já trabalhei numa empresa de Ofertas coletivas. Lá eu fazia os retoques e manipulação de imagens no Photoshop. O ajuste de mais bizarro que fiz foi pegar imagens de coxinhas no Google e recortá-las no Photoshop para fazer uma oferta saborosa… 😋

Estagiei também na Editora Abril durante 2 anos como Web Designer.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Eu era roqueira gospel na adolescência. Usava cinto com spikes, saia jeans e lápis preto. Ouvia Krystal Meyers, P.O.D, Switchfoot e Day of fire. 🤘
Frases da Tuanny do passado “Rock é rock, o resto é lixo.”
AHAM, senta lá, Claudia.

Tuanny por algum ilustrador anônimo da Taqtile.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Procuro sempre fazer o bem para as pessoas ao meu redor. Exceto estranhos que falam comigo na rua, esses eu costumo ignorar, pois tenho medo.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Eu sou uma pessoa bem musical. Consigo “ouvir isoladamente” os sons dos instrumentos nas músicas as quais ouço. Acho que grande parte dessa skill veio como consequência de eu ter tocado piano numa banda de igreja durante 4 anos.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento e dedicação.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Gosto de ver séries e pesquisar assuntos relativos à Design. Ultimamente tenho estudado bastante inglês no meu tempo livre.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Tive um namorado virtual e uma vez fiz uma poesia para ele. Minha irmã descobriu e vazou as informações. A poesia começava com “Fui à Brasília…“ Eles sempre me lembram disso. 🤦‍♀️

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Você não vai para o Raul Gil gravar seu CD gospel.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Quando estou muito concentrada em alguma tarefa.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Acho que iria visitar os lugares que sempre tive vontade de visitar! Além disso, falaria mais “eu amo vocês” para a minha família.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Com música e escrevendo. Descobri com o Guilherme Hashioka que tenho uma relação muito próxima com a escrita.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Eu tenho um amor pelo meu Kindle ❤️

Quais são seus filmes favoritos?

Não tenho um filme favorito. Mas, minha trilogia preferida é “De volta para o futuro”. Acho o roteiro muito bem construído e muito bem costurado.

Em termos de fotografia, curto os filmes do Wes Anderson.

Mas, os filmes que despertam o ‘UAU, CARACA, QUE ANIMAL” são os filmes do Tim Burton, pois todos tem uma pregnância visual incrível. O último que vi foi “Big eyes”, super recomendo.

E não poderia deixar de mencionar Star Wars, porque sim.

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Estou lendo “Moonwalking with Einstein”. Joshua Foer é jornalista e pensava que as pessoas que participavam de Campeonatos de memória tinham, por natureza, uma memória incrível. Foi então que ele descobriu que essas pessoas treinavam suas mentes através de exercícios e truques de memorização. Ele mesmo se desafiou e, durante um ano, treinou seu cérebro com o objetivo de participar de um Campeonato de memória.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

O livro que mais gostei na vida foi Crime e Castigo. Dostoiévski escreve de uma forma ímpar, na minha opinião. Todo o enredo e as metáforas que são feitas durante a história me chamaram muita atenção. Lembro-me que na época que li esse livro, passei a escrever melhor.

Outro livro, o qual me deixou embasbacada, foi “As intermitências da morte” de José Saramago. A forma como ele mistura o bizarro com a realidade é incrível! Ademais, é super desafiante ler esse autor, pois suas idiossincrasias textuais e ortográficas confundem um pouco.

O terceiro livro que gostaria de mencionar é “Memórias póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis possui uma genialidade peculiar com as palavras, acho o máximo dedicatória que ele faz ao verme no começo do livro!

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Tenho várias fases musicais que vão do R&B a música clássica. Ultimamente tenho escutado bastante Ariana Grande.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Alguma atividade que envolva meu notebook e uma boa música. Como nesse exato momento. Vocês conhecem Pentatonix?

Qual o melhor conselho que já recebeu?

“O NÃO você já tem. Então vai atrás do SIM.” — Greg Milani (dois mil e bolinha)

Quais seus maiores medos?

Ter Alzheimer.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

  • Ser expert em cafés (para isso estou criando listas no foursquare. Alguma sugestão?);
  • Ler 1000 livros;
  • Levar meus pais para fora do BR;

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Eu seria psicóloga, investigadora criminal ou neurocirurgiã.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Fico triste quando ouço Chopin.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Quando percebo que fiz algo pra ajudar alguém. Às vezes bate um chorinho de felicidade e conquista nesses momentos.

Pelo que você se sente mais grato?

Pela minha vida e minha família.

O que você gosta menos sobre você?

Do meu nariz e da minha timidez em algumas áreas da vida.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que eu sou uma pessoa muito fechada. Sério, gente?

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

  • Não quero ter filhos;
  • Eu canto bem no chuveiro;
  • Adoro piadas com trocadilhos ruins! Já viram esse post do Buzzfeed? G-E-N-I-A-L
  • BTW, há alguns anos fiz um post cujo o título era 30 fatos sobre mim (alguns continuam sendo fatos haha)

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Não diria assustadora, mas peculiar. Já fiz beatbox numa reunião com o cliente… Mas pensando bem, talvez tenha assustado o Danilo Toledo , além de ter feito o Yugo Miyahara morrer de rir. 🤔

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

De ter abraçado um novo desafio na Taqtile o qual sempre quis fazer: UX Research.

Qual a melhor decisão que já fez?

Voltar para São Paulo depois de 2 longos anos em Solânea.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Eu já fiz questão de ver um bode que subiu no telhado da minha casa quando eu era pequena na Paraíba. Acho que eu tinha uns 5 anos hahaha.

Já na fase adulta, numa aula de desenho nu, fiquei com vergonha de desenhar o modelo masculino da forma como veio ao mundo. A professora, ao final, questionou se eu havia desenhado um boneco ou um homem de verdade (já que o desenho estava sem a genitália masculina).

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Mudar de Estado duas vezes na vida. Acredito que impactou bastante a forma como enxergo a vida, o mundo e as pessoas.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Pensar que poderia assistir Castelo Rá-tim-bum às 2h da manhã na década de 90! Vocês lembram da banheira do Gugu em plena tarde de Domingo?

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

A viagem que me trouxe um sentimento de “caraca, não tô acreditando, que dia mais feliz” foi a viagem de volta para São Paulo, em dezembro de 2017. Já deu pra perceber que eu não gostava muito de morar em Solânea, né?

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

O Mackenzie! Eu adoro aquele lugar! As aulas, os professores, o College café e a biblioteca do Direito (super Harry Potter por sinal!). Pensei que não fosse conseguir porque enxergava os desafios maiores do que eu, mas com muito esforço, alcancei um resultado satisfatório o qual me orgulho bastante.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meus pais. A história do meu pai, em particular, foi bem difícil. Precisou trabalhar cedo para ajudar com os gastos das família e ele sempre teve muita vontade de aprender. Trabalhou na roça, foi jardineiro em casa de família e aprendeu eletrônica na raça. Desde de criança, me ensinou a importância e o valor do respeito e honestidade.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Eu mudei a minha maneira de enxergar Deus. Eu achava que Deus se preocupava com minha aparência física e com meu exterior, forma de vestir, etc. Hoje acho que Deus não se ocupa com esse tipo de coisa…

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Para o futuro! Gostaria de saber se o mundo seria parecido com o filme Inteligência artificial ou ao episódio Be right back de Black mirror, onde robôs, semelhantes aos humanos, se misturam de forma muito natural à multidão.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Meu macbook, com certeza!

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

De não ter aproveitado a faculdade para fazer o Intercâmbio.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Que o óbvio não existe. Isso tem me feito refletir bastante nos últimos tempos… Algo que é óbvio para mim pode não ser óbvio para as outras pessoas e o meu papel é fazer com que as pessoas entendam muito bem a minha mensagem para que não sobre pontas na comunicação. Entenderam? Se não, me chama para um café.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Sim! Conhecer a Rússia, o país de Dostoievski! Tenho vontade de conhecer Sidney também e dar uma passadinha na Hillsong Church! haha

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

“Vai lá e faz.”

1…2…3… Mic check, Mic check! Esse foi mais um TaqTalkie, se liga não vacila e vem na minha! Aserehe ra de re De hebe tu de hebere seibiunouba mahabi
An de bugui an de buididipi, clique aqui e veja mais contos.

--

--