TaqTalkies #23: Adalberto

Viviane Ducarme
TaqtileBR

--

Meu primeiro contato com o Adalberto foi quando ele e o Felipe Koji Waku me stalkearam no trem e fomos conversando até a estação Pinheiros. Meu segundo foi quando eu pedi para ele participar do TaqTalkies. Na hora de iniciar essa introdução, não sabia muito bem o que escrever então o convidei para almoçar. Diria que Adalberto é uma pessoa tranquila, sorridente e alegre. Aquele tipo de pessoa que você julga ser da paz. Infelizmente, um almoço foi muito pouco para conhecê-lo, espero que tenhamos mais contato no futuro :)

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Olá! :) Sou desenvolvedor aqui na Taqtile e trabalho atualmente no projeto Meu Desconto — GPA.

Quais foram as suas outras experiências de trabalho?

Fiz um projeto para uma empresa de Curitiba de um app nativo para um vereador da cidade. O app nunca foi ao ar (e não recebemos parte do pagamento kk) mas aprendi bastante com esse projeto. Depois, fui estagiário no laboratório de informática (quem nunca) da Unaerp e, em paralelo, trabalhei em uma empresa de desenvolvimento de software.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Eu tenho quatro irmãos e não gosto de gatos.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

É difícil definir uma regra básica, mas acho que as coisas mais importantes são família, amigos e ajudar os outros, se colocar no lugar deles, sem esperar nada em troca.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Acho que sou bem humorado — depois das 7 da manhã é claro. Como diria um amigo meu, não se deve confiar em quem acorda de bom humor.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Honestidade. Mesmo quando algo der errado, assumir os erros e tentar corrigi-los é melhor do que inventar desculpas ou algo do tipo.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Gosto de sair com os amigos, tocar violão e jogar video-game com outra(s) pessoa(s). Jogar sozinho é muito chato.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Vixi tem algumas kkk. Mas meus pais contam que quando meu primeiro irmão nasceu, eu fiquei muito bravo. Então, eles compraram um boneco do Woody, colocaram no berço e disseram que o meu irmão tinha comprado o boneco pra mim. Ai, segundo meus pais, eu fiquei feliz e parei de reclamar do irmão novo. Woody sempre resolvendo os problemas.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Hoje eu tenho dinheiro (mais do que quando tinha 8 anos) e ainda não comprei um video-game novo :(

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Nunca pensei nisso kkk. Mas quando estou tentando resolver um problema eu meio que esqueço da vida kkk.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Acho que eu gostaria de ser lembrado como alguém que fez diferença, tanto na área profissional quanto na vida das pessoas.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Foco.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Procuro não depender tanto de gadgets assim, mas além do pc e do celular, fones de ouvidos (se podem ser considerados gadgets) fazem muita falta.

Quais são seus filmes favoritos?

Gosto muito de filmes, mas a trilogia do Cavaleiro das Trevas e Perdido em Marte com certeza estão entre os favoritos.

Adalberto por Tuanny Martins.

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Atualmente eu estou lendo Cristianismo Puro e Simples, do C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia). Muito bom, mais do que recomendado.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

Esse livro que estou lendo tem me inspirado bastante. O livro veio de uma série de programas de rádio em que C. S. Lewis foi entrevistado. Nos programas, (spoiler alert) o autor falou sobre diversas questões morais e éticas para o povo da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. É difícil imaginar como os ingleses reagiram ao ouvir falar sobre esses temas, mas é incrível ver uma pessoa, em um cenário de guerra, discutindo sobre fé, ética e amor ao próximo.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Quando estou trabalhando, geralmente eu coloco o fone mas não estou ouvindo nenhuma música (?).

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Tento fazer algo com minha família ou amigos como ir no cinema, tocar violão ou jogar video-game.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Graças a Deus recebi muitos bons conselhos durante minha vida. Mas acho que essa frase com certeza está entre os melhores:

“If you can’t fly then run, if you can’t run then walk, if you can’t walk then crawl, but whatever you do you have to keep moving forward.”

Martin Luther King Jr

Quais seus maiores medos?

Acho que perder alguém muito próximo.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

  • Comprar um Xbox One X;
  • Voltar a treinar Aikido;
  • Dormir 8 horas por dia.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Seria músico, produtor musical ou algo relacionado à música.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Passar o fim de semana sem fazer absolutamente nada.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Sair com amigos e viajar ✈️

Pelo que você se sente mais grato?

Minha família *-*

O que você gosta menos sobre você?

Eu gostaria de ser mais disciplinado em relação a algumas coisas… Estou trabalhando nisso, mas acho que ainda não cheguei lá.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Acho que as pessoas pensam que sou muito nerd (nem é verdade, eu acho).

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Apesar de ter morado muito tempo em Curitiba, e depois em Ribeirão Preto, eu nasci aqui em São Paulo mesmo.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Apresentar a versão final do TCC.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Até o momento, ter entrado na Taqtile 👍

Qual a melhor decisão que já fez?

No começo da faculdade eu estava entre Direito e Eng. de Computação. Hoje vejo que tomei a decisão certa de cursar engenharia :)

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Quando eu era pequeno eu só comia pastel sem recheio e, quando meus pais pediam pizza, eu só comia as bordas 🤦‍

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Acho que me mudar para São Paulo pra trabalhar foi uma mudança bem grande, que me fez crescer bastante em diversos aspectos.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Não sei se foi a mais estúpida, mas quando eu era pequeno eu estava brincando de pega-pega em volta da tenda na praia. Ai eu tropecei em um dos ganchos que prendiam a tenda na areia e quebrei o pé, um dia antes do ano novo.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Como minha família morava em Curitiba, no final de 2012 nós fomos para Foz do Iguaçu e pro Paraguai. Compramos muitas coisas (o dólar estava 2 reais 😭), visitamos a usina de Itaipu e fomos ver as cataratas do Iguaçu. Quem puder ir, vale muito a pena 😉

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Acredito que a graduação e saber um outro idioma (inglês) foram muito importantes para o meu crescimento profissional.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Algumas pessoas me influenciam bastante, mas acredito que o meu pai me influenciou (e me influencia) bastante, tanto na minha escolha profissional (ele é de exatas também kk) quanto nas outras áreas da minha vida.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Por muito tempo eu achava que fazer as coisas sozinho sempre dava melhores resultados. Hoje vejo que, além do trabalho ser mais leve, fazer as coisas em equipe traz melhores resultados.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Acho que eu iria para o futuro (será que ainda tem Netflix lá?)

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Eu comprei muita caçulinha do Pokemon (aquela Guaraná que vinha com uma pokebola em volta da tampa) e não me arrependo de nada.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Uma vez eu fiz um processo seletivo para uma empresa bem grande lá em Florianópolis-SC. Fiquei a noite inteira fazendo o projeto que eles propuseram, mas no fim não passei na etapa de entrevistas do processo. Fiquei bem mal na época, mas continuei procurando e, alguns meses depois, consegui entrar aqui na Taqtile 🎉🎉🎉

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

As pessoas geralmente discordam quando eu digo que morar em lugares que faz frio é muito pior do que morar onde faz calor. ¯\_(ツ)_/¯

Falta realizar algum sonho? Qual?

Sim. Eu pretendo fazer mestrado (ou doutorado) em uma universidade americana. Ainda chego lá kkk.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Não esqueça de levar seu guarda-chuva.

Quer conhecer o resto da nossa equipe? Acesse aqui os outros episódios!

--

--