TaqTalkies #25: Samuel Oliveira

Greg Milani
TaqtileBR

--

Antes do Samuel trabalhar aqui na Taqtile ele já era conhecido por todos da empresa, pois ocasionalmente jogava futebol com a galera… Na verdade só ele jogava futebol, a galera fica tentando pegar a bola, mas acaba pegando a canela dos outros jogadores mesmo.

Em todas as partidas que a Taqtile organizou de futebol, nunca vi alguém sair 100%, sempre tem alguém que sai lesionado. O Samuel por saber jogar é um dos únicos que não se machuca, mas mesmo assim o nosso mago, o nosso número 9 da empresa atualmente está afastado dos gramados. O joelho dele se cansou dos dibris, do jogo bonito, da ousadia e da alegria e deixou ele parecendo o Roberto Carlos, no caso o cantor.

Fora o futebol, o Samuca, ou Samu como também é chamado carinhosamente pelos Taqtilers é um dos maiores connoisseurs de cerveja da empresa. Inclusive ele foi um dos reponsáveis por comprar uma chopeira para a Taqtile. Estamos esperando ele montar a chopeira, então gostaria de aproveitar esse Taqtalkie para cobrar meu chopp… 😂

Com essa introdução/cobrança, deixo vocês com o nosso atacante, goleador, pesadelo dos goleiros Samuel Oliveira!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Olá! Eu faço um pouco de tudo, poderia dizer que hoje sou 60% dev, 30% PO e 10% equipes rotativas. Em dev, comecei com iOS, mudei pro server, já me arrisquei no Android e pretendo encarar o React. Atualmente, dedico a maior parte do tempo ao projeto RaiaDrogasil, junto com a Le, Danilo, Tiba e convidados especiais (rs).

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Minha primeira experiência de trabalho foi aos 17 anos, como vendedor de celular na TIM, por 1 mês. Um tio de um amigo precisava contratar gente pra trabalhar no natal, e lá foi eu e meus amigos ganhar uma graninha nas férias. Foi uma experiência interessante, a loja era na paulista, era cansativo, ficava em pé o dia todo, havia uma certa competição entre os vendedores e às vezes tinha que aturar alguns clientes mal educados, mas também tinham momentos divertidos, eu ouvia cada pérola (rs).

A segunda experiência foi trabalhar numa consultoria de engenharia brasileira que depois foi adquirida por uma multinacional australiana, onde entrei como estagiário e depois fui efetivado, no total foram 5 anos, trabalhava como engenheiro de planejamento e controle em obras de energia e óleo & gás. Eu era responsável pelo gerenciamento e controle do cronograma, custos, avanço físico, riscos, etc.., ou seja, todo mês havia uma porrada de relatórios que elaborávamos e reportávamos ao cliente e a diretoria. Neste período tive meu primeiro contato com programação, quando me metia a criar macros no VBA.

E a última experiência antes da Taqtile, foi trabalhar por 2 anos numa empresa multinacional de automação predial, também na área de planejamento, mas desta vez eu não ficava mais alocado em um projeto específico, eu havia sido contratado para compor a nova equipe de planejamento (que era eu e meu chefe, rs) que seria responsável por criar toda a metodologia, templates e implantar as boas práticas de gestão de projetos em todos os projetos.

De fato, no primeiro ano nesta última empresa foi isso o que aconteceu, mas no segundo, acabei visitando uma obra, onde a idéia era eu dar um help por uma semana, mas essa uma semana acabou virando um ano e provavelmente foi este foi um dos anos que mais cresci profissionalmente, foi um ano bastante estressante, acredite, trabalhar dentro do canteiro de obra é muuuito diferente de trabalhar das 8:00 as 17:00 no ar condicionado do escritório, mas ao mesmo tempo foi muito bom, pois aprendi na raça a lidar principalmente com gestão de pessoas, pois lá tive que aprender a lidar com o coordenador da obra, com a equipe técnica e com cliente no calor da obra.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que já fui treinador de futebol de crianças numa associação que ajuda famílias carentes.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Acho que a minha filosofia é mais pé no chão, um passo de cada vez, sabendo aproveitar a jornada e às vezes deixar-se permitir. Isso tudo com honestidade, respeito ao próximo, trabalho e humildade, sem passar por cima de ninguém pra chegar lá.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Na vida? Não me julgo melhor do que ninguém, mas meus amigos sempre me pediam pra criar as playlists das viagens, pois diziam que eu era bom nisso, obrigado Spotify por me aposentar!

Ah, na minha época de video-game (PS2, entregando a idade) ninguém ganhava de mim no Winning Eleven (atual PES, entregando a idade 2)

Na Taqtile? Talvez jogar futebol, o segredo é jogar com frequência desde os 5 anos idade.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Persistência, resiliência e growth mindset.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

  • Gosto de jogar futebol, sinto muito falta se fico um tempo sem jogar.
  • Já fui muito fã de filmes, mas hoje tenho assistido mais séries.
  • Gosto de sair pra tomar uma (ou mais, rs) cerveja de vez em quando (ás vezes essa cerveja pode acabar no show do DJ Denis, rs)
  • Atualmente tenho dedicado um tempo a entender melhor e organizar minhas finanças e investimentos.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Quando era pequeno uma vez falei que queria ser lixeiro, sei lá, acho que eu achava legal eles ficarem trabalhando correndo atrás do caminhão de lixo (WTF?!)

Ah e minha família fala que eu amo hipopótamo, porque uma vez fui no zoológico e segundo eles, eu falei que gostava dele, quando na verdade o que eu falei foi que eu gostava do rinoceronte, mas eles gravaram errado na memória e não adianta eu tentar corrigi-los, já tentei, em vão…

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Não como mais Arbys, porque não existe mais Arbys no Brasil.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Game Of Thrones.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Acho que passaria mais tempo com a minha família, com as pessoas que gosto e tentaria de alguma forma preparar a minha partida para que não fosse sofrida para os outros.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Calmo e organizado (até certo ponto).

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Atualmente, fone de ouvido com noise cancelling.

Quais são seus filmes favoritos?

Entre outros…

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Steve Jobs por Walter Issacson.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Varia muito de tempos em tempos, ultimamente tenho escutado algumas playlists de hip-hop americano, Kendrick Lamar, Drake, Khalid, Mike Shinoda…

Há um tempo atrás estava ouvindo a playlist das mais tocadas na Colômbia pra ouvir reggaeton. (rs)

Sou bastante eclético, escuto quase tudo, já tive muitas fases musicais desde Raimundos, Charlie Brown Jr, Guns N’ Roses, Dream Theater, Linkin Park, Korn, Porcupine Tree, A Perfect Circle, Audioslave, Tiesto, Armin Van Buuren, Jack Johnson, Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, Los Hermanos, Gabriel o Pensador, Nando Reis, Sertanejo, Funk até Chiclete com Banana. (rs)

No geral, o que nunca falta na minha playlist de músicas é Dave Matthews Band, Beatles, Queen, Minus The Bear, Arctic Monkeys, Foo Fighters e Incubus.

Em casa estou numa jornada interminável de fazer um limpa nas minhas músicas baixadas (cerca de 40 gb) estou ouvindo uma a uma no aleatório e apagando as que não quero mais.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Sair com amigos, futebol, cerveja, viajar.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Se questione sobre o que você realmente ama, o que te faz feliz e sobre o que faz sentido pra você em cada momento da sua vida.

PS: não tem problema mudar de idéia e mudar o rumo, o importante é ser um ser consciente e não passivo em relação à vida.

Quais seus maiores medos?

Envelhecer e depender de outras pessoas para viver.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Atualmente, morar fora por um tempo e participar de uma Oktoberfest em Munich.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Outro!? Acho que já gastei a minha cota, rs. Mas posso responder o que nunca seria, com certeza médico, admiro muito a profissão, mas fico branco e mole só de tirar sangue, imagina tendo que usar um bisturi…

Quais coisas te deixam bastante triste?

Injustiça e violência.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

  • Filme/Série + Cerveja + Lays Verde
  • Futebol
  • Carnaval

Pelo que você se sente mais grato?

À Deus. Pelas oportunidades e condições que meus pais me proporcionaram. Pela oportunidade de começar novamente na Taqtile. Pelas pessoas que passaram na minha vida e que contribuíram em me tornar a pessoa que sou hoje.

Samuel feito por alguém da Taqtile…

O que você gosta menos sobre você?

Quando gasto muito tempo com coisas que não tem tanto valor e só percebo isso depois.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Que eu não gosto de brócolis.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que eu não gosto de brócolis, mas também não gosto de quase todos os outros legumes, não é nada pessoal contra o brócolis.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Uma vez fui pegar um água na cozinha sozinho depois de assistir o Exorcista. E também já pulei de asa delta.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Ter me formado em engenharia na FEI. Ter conseguido mudar de área de atuação profissional.

Qual a melhor decisão que já fez?

Quando era bem pequeno eu fazia aula de judô e futebol no clube, e chegou um dia que não daria mais pra fazer os dois por conta dos horários e meus pais pediram pra escolher qual que eu queria continuar. Nunca mais vesti um kimono.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Um vez fui numa festa a fantasia fantasiado de padre baloiero com direito a balões de gás hélio. (e ainda vendi 3 balões por 10 reais, rs)

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Ter mudado de emprego e em breve sair de casa pra morar mais perto do trabalho.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Andar de skate deitado quando era criança, resultado ganhei alguns pontos no queixo e nunca mais me meti com esporte de prancha.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Uma Eurotrip em 2013, onde conheci 18 cidades em 30 dias. Nunca me planejei tanto na vida, rs.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Acho que ter participado do encontro de jovens da igreja, pois me ajudou a dar sentido para muitas coisas da minha vida.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meu pai, pela sua honestidade e integridade.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Que amar fosse somente um sentimento, quando na verdade se trata de muito mais de fazer do que de sentir.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Hum… compraria um almanaque de esportes finanças e entregaria para o meu eu do passado aos 21 anos. (se entregasse antes provavelmente não saberia lidar).

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Transmissão automática, em São Paulo ajuda muito em dias de trânsito.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Uma vez, na quinta série, num campeonato de futebol na escola, perdi um pênalti numa final e sai chorando. Depois, num campeonato interno do clube, aconteceu a mesma coisa. Mas anos depois viria redenção, na final do campeonato mais importante (interclubes), fui lá eu de novo bater o pênalti e…… wait for it… gol!

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

O Palmeiras não tem mundial.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Sim, muitos, morar sozinho, criar uma família, conhecer muitos outros países, aprender outras línguas, viver de rendimentos…

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Use Filtro Solar… Acho que poderia pegar qualquer frase do papel de parede do meu computador, mas vou misturar com algumas coisas que acredito, vamos lá:

  • 1º: seja grato pela vida, pelas pessoas que se importam com você e com as oportunidades que você tem.
  • 2º: tente não guardar o que você sente só pra você.
  • 3º: tente não prometer quando está feliz, não responder quando está puto e não decidir quando está triste.
  • 4º: acredite em você, na maioria das vezes, com planejamento, esforço, disciplina, paciência, coragem, amor e fé é possível atingir qualquer objetivo.

E por fim, faça o que te faz feliz e tente não ser c!*@&$ com as pessoas.

Acabooou, acabooou… É tetra, É tetra! Quer ler mais entrevistas com nossos Taqtilers? Faça como o Neymar e se jogue nas histórias!

--

--