TaqTalkies #26: Lucas Figueiredo Baraças

Greg Milani
TaqtileBR

--

Não lembro exatamente do meu primeiro contato com o Lucas, mas lembro de ter ficado surpreso quando soube que, depois de estagiar como desenvolvedor na Taqtile ele queria voltar para empresa só que agora na área comercial.

Nessa segunda fase na Taqtile, tive mais contato com o Baraças e na maioria das vezes eu ficava estressado quando ele queria conversar comigo… haha e explico o porquê.

Em pouco tempo nessa nova carreria na área comercial o Baraças ficou muito bom, ou seja, estava vendendo e prometendo muitas coisas 😂, principalmente Design Sprints. Na época eu era um dos responsáveis por controlar a alocação dos projetos de design, e ficava doido tentando encaixar as peças. Sempre rolava um embate haha.

No final tudo deu certo…Como tinhamos mais projetos vendidos do que pessoas livres. A equipe comercial teve que estudar e aprendar as magias do Design Sprint para ajudar os designers.

Tirando esses desentendimentos de alocações haha, só fui conhecer o Lucas mesmo esse ano em uma viagem que fizemos a trabalho. Há boatos que esse foi o maior 1x1 da história da Taqtile (desculpa Hashi), foram 5 dias falando sem parar. Foi muito legal passar esse tempo com o Baraças e ver que temos muitas coisas em comum.

Atualmente o Lucas mora em Barcelona e faz todo o trabalho de lá, então é bem normal que ao andar pela Taqtile você escute a voz e veja a cara dele dentro de algum computador. Algumas vezes até penso que o Baraças se transformou no Zordon dos Power Rangers.

Depois dessa introdução, deixo vocês com o Baraças!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Hoje em dia um pouco de tudo. Comercial, PO, analista de negócio (analytics)… Acho que só não trabalhei na área de design da Taqtile

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

  • Estagiei no HSBC com trading de derivativos para a mesa de NY. O trabalho exigia conhecimentos que eu adoro, matemática e conhecimentos gerais (economia, geopolítica, etc.) porém o propósito e ambiente eram ruins.
  • Estagiei em um Laboratório da Poli — muita teoria e pouca prática.
  • Algumas experiências que não posso chamar de trabalho, porém vale ressaltar for ter feitos alguns trabalhos voluntários como professor de computação básica para funcionários terceirizados da USP sem condições econômicas e no TETO.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Com a renovação de pessoas na empresa acho que já é uma minoria que sabe que comecei na Taqtile como desenvolvedor.

Acho que as pessoas que escutam que moro em Barcelona acham que vim tirar umas férias eternas aqui, viver a vida dos sonhos, etc. A verdade é que não é bem assim… Eu abandonei todos os confortos, amigos, família, as coisas que eu adorava (inclusive ir trabalhar aí na Taqtile) para passar momentos bem complicados por aqui…

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Acho que poderia dividir em quatro partes.

  1. Objetivo de vida: Maximizar novas experiências (não necessariamente felicidade). Experiências ruins também são “boas” e nos fazem crescer. Tentar ser intenso no que faz.
  2. “A vida é muito importante para ser levada a sério” (Andy Warhol).Acho que a ideia é tentar não ficar encanado com as coisas em geral. A grande maioria das nossas preocupações e aflições só nos atrapalham e em pouco nos ajudam. Tentar levar a vida de forma leve.
  3. Ser o mais Lean possível: Meu pai sempre dizia, a matemática financeira da vida é simples, só é rico aquele que gasta menos do que ganha. Não adianta ganhar milhões e gastar mais do que tem…
  4. Entender e aceitar que posso morrer a qualquer momento. Isso me ajuda a tomar as decisões mais difíceis da vida. Depois de um tempo vim a descobrir que o Steve Jobs tem uma frase que fala exatamente disso: link

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Melhor do que qualquer outra pessoa, difícil…. Mas uma coisa que me orgulho é de conseguir falar algumas línguas diferentes, agora estou tentando aprender minha 5ª (Catalão). Acho que o segredo é tentar sair da zona de conforto. Por exemplo: É claro que é mais fácil ver filme com legenda em português, mas você já experimentou colocar as legendas dos filmes em inglês? E tirar as legendas? E por aí vai…

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Companheirismo. Prefiro uma pessoa menos capaz para fazer um trabalho, mas que sei que estará junto contigo e vocês vão achar um de dar conta do que preciso, do que uma pessoa que saiba muito, mas está pouco engajada e pode te deixar na mão.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

  • Atividade física, principalmente corrida
  • Conversar com amigos
  • Viajar

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Minha mãe gostava de contar um questionamento que eu fazia quando era criança… Eu perguntava: Como uma pessoa pode querer ter uma tartaruga se ela vai viver mais que você? Quem irá cuidar dela depois?

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Eu acho que imaginava que com minha idade já saberia o que queria fazer da vida…

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Quando está focado com algo no trabalho.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

  • Sairia de viagem pelo mundo. (Momento que você vive mais experiências distintas). Não acho que ficar viajando a todo momento é algo sustentável, mas se você só tem mais um ano…
  • Eu gostaria de ser lembrado pelas pessoas próximas de que passámos bons momentos juntos.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Sou apaixonado pelos projetos que fazemos.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

  • Bose QC 35 II.

Quais são seus filmes favoritos?

  • Gladiador
  • Senhor dos Anéis
  • Die Welle,
  • Vixi tem muitos…

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Mil artigos boring por causa do mestrado… mas tá acabando.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

  • Angus (herói favorito quando juvenil e pelas virtudes)
  • How to win friends and influence people (é impressionante como é simples e ainda assim temos dificuldade de aplicar as boas práticas no cotidiano)
  • Born to run (eu corri uma maratona logo depois, deve ter inspirado em algo hehehe)
Baraças por Tuanny Martins

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Gosto de rock anos 90, músicas de outros países que não seja em inglês (Portugal, Espanha, França, etc.) mas hoje tenho escutado muita música em catalão. Quem quiser: spotify

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Correr e conversar com pessoas sobre whatever.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Meu pai fala, se tem uma palavra que não existe no meu vocabulário, esta palavra é preguiça.

Quais seus maiores medos?

Estar no leito de morte e ficar pensando mais nos arrependimentos na vida do que naquilo que deu certo!

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

  • Melhorar o condicionamento físico (se não conseguir ter um bom condicionamento nesta época da vida, vai ser mais difícil ainda quando for mais velho)
  • Se especializar mais em algo do trabalho. Poder falar, sou bom nisso!
  • Trabalhar para melhorar os relacionamentos com as outras pessoas. Ter conexões cada vez mais meaningful.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Médico.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Ver que hoje as pessoas tem muito pouco compromisso com tudo… com a família, com os amigos, nos relacionamentos com um parceiro… Se tiverem alguma coisa melhor para fazer, não pensam duas vezes antes de descartar o plano inicial.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Viver momentos intensos…

Pelo que você se sente mais grato?

A vida em geral.

O que você gosta menos sobre você?

Falo demais.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Muita coisa, e pouca ao mesmo tempo…

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Tenho uma característica de achar que tudo o que eu sei é fácil. Isso tem duas implicações ruins.

1 (pessoal) — Eu não valorizo aquilo que eu sei.

E pior 2 (social) — eu tendo a depreciar quando uma pessoa não sabe algo que eu sei, algo como “Nossa, mas você não sabe isso? Achei que era óbvio”… O que eu sei que é bem deselegante.

No final é mais uma questão de que eu desvalorizo aquele tipo de conhecimento e também as pessoas que o tem e as que não o tem. Mas quando tenho esta postura com alguém, juro que não faço por mal.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Ir para Aguas Calientes (Machu Picchu) com uma van que dirigia a 60km/h num lugar que passava só um carro e um penhasco do lado (a viagem demorou umas 8h) e eu achava que ali realmente tinha uma possibilidade real de morrer. Quando chegamos no final perguntamos ao motorista se ele não achava perigoso e respondeu: “Não, isso só é perigoso quando o motorista vai bêbado…”

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

A que está por vir.

Qual a melhor decisão que já fez?

Eu pedi para meus pais para sair do Arqui (colégio perto de casa que estudei todo o ensino fundamental) para o Colégio Etapa no ensino médio. Sair de um ambiente de filinhos de papai para um colégio em que as pessoas pensavam em passar na USP e buscar o melhor, ajudou a moldar quem sou hoje.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Ir no McDonalds na Faria Lima às 2AM de cueca ;-)

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Vir morar em Barcelona (sem data de volta).

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Não ter tomado umas atitudes quando era mais novo… Mas enfim, serviram de lição.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Levei meus avós maternos (+ minha mãe e irmã) numa viagem majoritariamente religiosa para Israel. Meu avô foi assassinado 1 mês depois dessa viagem. Apesar de tudo, tive a oportunidade de ter vivido um momento sem igual com ele e de certa forma fico feliz por ter proporcionado o melhor presente que poderia ter dado a ele.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Para chegar aqui na Espanha acho que bem simples. Aprender línguas e ser dedicado no trabalho, e conhecer uma espanholinha.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Sou uma mistura do meu pai e da minha mãe. Acho que são os exemplos de cada dia.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Ixi, muita coisa… Sou uma metamorfose ambulante. Eu posso parecer a pessoa mais cabeça-dura quando discuto. Mas absorvo muito os pontos de vista de quem eu converso/leio/escuto.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Possivelmente para Itália renascentista. Queria ver o que o Leonardo estava fazendo naquela época. (Muito antes disso seria besteira, pq não conseguiria falar a língua e correria sérios riscos de ser morto por ser um estranho/bárbaro).

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Viagens e estudos.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Não sei se é o maior, mas no 3º ano do ensino médio (por uma reviravolta) eu decidi prestar Direito ao invés de Engenharia. Mais especificamente São Francisco. Eu fui muuuito bem na primeira fase (praticamente tinha passado já) mas fui muito mal em Português na segunda fase (que tinha peso duplo para esta carreira) e acabei não passando. De certa forma foi um fracasso porque tive que fazer um ano de cursinho sem necessidade. Mas acho que pela maturidade extra antes de entrar na faculdade e pela retomada da Engenharia, valeu a pena o “fracasso”.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Todos nós somos pessoas muito capazes. É mais uma questão de conseguir investir o tempo nas coisas certas. E a melhor forma de começar a conseguir fazer isso é saber dizer não àquilo que nos é demandado/empurrado.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Existem muitos!

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

A vida é uma maratona não um sprint! Não tenha pressa para alcançar seus objetivos, mas trabalhe em melhorar pouco a pouco constantemente, sem desanimar!

Amb això vam acabar una Taqtalkies més! Li agradaria esbrinar més storles? Accés aquí

--

--