Taqtalkies #29: Gregory Milani

Viviane Ducarme
TaqtileBR

--

Meu primeiro contato com o Greg foi na minha primeira entrevista para entrar na Taqtile, feita por Skype. Ele parecia muito designer, com os óculos modernos e bem confiante-gente-boa.

Depois que entrei, o Greg aparecia muito esporadicamente porque ele estava fazendo Design Sprints adoidado, mas quando aparecia, nunca deixava de passar na minha mesa para perguntar como eu estava indo e se precisava de alguma coisa.

Ao passar do tempo, ficamos mais próximos e fui o conhecendo melhor. Nas nossas conversar nunca faltava um meme, umas risadas, uns filmes e uns links do twitter. O Greg poderia fazer um mestrado em referência POP dos anos 90 e sair com louvor. Me ensinou o que era Key & Peele, me apresentou à minha alma gêmea dos podcasts e tropeçamos tentando aprender Procreate.

À parte do carisma e bom humor, ele foi uma grande referência como profissional, com uma capacidade de se comunicar e liderar enorme. Me surpreende se caracterizar como alguém tão inseguro (spoilers) quando nada disso transparece, longe disso.

Em agosto de 2019, o Greg decidiu tomar outros rumos e sair da Taqtile. Apesar disso, depois de 7 anos vividos aqui, não podíamos deixar de apresentar um pouco dessa pessoa incrível que deixou muitas saudades. E que com certeza vai conquistar muitas coisas foda por ai.

Olá! Me conta o que você fez aqui na Taqtile

Olár 👋 eu já fiz um pouco de tudo, vou tentar lembrar…

Comecei a trabalhar na Taqtile em 2012, nessa época fui contratado para ajudar na Fábrica de Ideias. De forma bem simplista a Fábrica era uma consultoria que tinha como objetivo ajudar as empresas entenderem o potencial do smartphone, mostrar as tendências e alinhar tudo isso com a estratégia dos clientes. Cada processo desse levava em média três meses e o entregável era um grande pdf com boas práticas e um mockup de um possível aplicativo/mobile site.

Em 2014 depois de vários projetos realizados nesse modelo, sentimos a necessidade de fazer algo mais dinâmico e colaborativo, e foi nessa época que ouvi falar sobre Design Sprint, um processo de uma semana para tirar ideias do papel criado pelo Jake Knapp.

Bem empolgado com essa ideia de uma semana, eu, a Nathalia Albar e o Rafael Nunes resolvemos colocar em prática o Design Sprint em um projeto. Acho que deu certo, pois já fizemos mais de 50 Sprints na Taqtile e continuamos fazendo.

Nesses dois últimos anos fiquei mais na parte de UI (User Interface), criando identidades visuais, arquitetura de informação e as telas dos aplicativos.

Outras atividades que já me envolvi dentro da Taqtile:

  • Cuidei das redes sociais e da comunicação interna, hoje o trabalho ficou muito mais profissional e menos sem noção, graças a Daniela Tiemi, Erica Urushibata, Paola, Tuanny Martins e o Eidi. Já viu nosso instagram?
  • Ajudei no QA de alguns aplicativos;
  • Vendi móvies, smartphones e Macbooks antigos no Mercado Livre;
  • Junto com o Lucas Lazaro e o Maurício Uehara fizemos alguns eventos de design fora da Taqtile, que foi uma experiência bacana.
  • Fiz parte do comitê de cultura da empresa junto com Guilherme Hashioka, Flávio Mello e Thiago Watanabe, na qual discutimos como melhorar o ambiente de trabalho, foi uma época muito legal.
  • Ajudei na criação e estruturação do processo de contratação de design da Taqtile.
  • Junto com o Ed e o pessoal do NEU idealizamos um curso gratuito para o Coursera de UX/UI que teve ajuda de vários Taqtilers ✌️
  • E não menos importante eu e a Viviane Du Carme criamos essa série o TaqTalkies que foi um projeto bem bacana e agora estou sendo entrevistado.

O que me manteve na Taqtile por todo esse tempo foi a liberdade e confiança que me foi dado para fazer várias coisas mesmo que muitas delas não pareceram fazer sentido.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Eu tive algumas experiências de trabalho:

  • Automotive Fix: pra quem não sabe, meu pai tem uma oficina mecânica/funilaria e pintura de carros então desde pequeno “ajudava” ele aos sábados. Depois de mais velho e alguns estágios nas costas, trabalhei na parte administrativa, atendendo clientes e fazendo orçamento. Foi um grande aprendizado e tenho muita admiração pelo trabalho dele. Afinal quem bate carro não chega feliz para arrumar 😅.
  • Kung Fu: sempre me interessei por artes marciais e na época do colégio entrei de cabeça no Kung Fu no estilo Choy lay Fut. Passava tanto tempo lá, que comecei a ajudar os professores durante as aulas, até que me tornei instrutor.
  • Prefeitura de São Paulo FUMCAD: já na faculdade, tinha curiosidade de conhecer o poder público então fiz um estágio no FUMCAD (fundo municipal da criança e do adolescente), local que direcionava uma verba para ONG’s. Foi uma experiência interessante, em que exercitei bastante meus braços carimbando papéis… depois de três meses, cansei e me desiludi com o estado.
  • Editora de livros independente: depois de uma experiência em uma empresa familiar e outra em um local público, resolvi trabalhar em uma empresa pequena. Minha função era captar dinheiro e patrocínios para o lançamento de livros de artes e arquitetura. O meu destaque lá foi conseguir arrecadar R$ 15.000,00 em uma ligação.
  • Mullen Profero: passado alguns anos, fui morar em Madrid para fazer uma pós em marketing. Uma das exigências do curso era estagiar em alguma empresa, porém em 2011 foi o ápice da crise espanhola e encontrar emprego não era nada fácil. Um amigo comentou de ir para China encontrar trabalho, achei a ideia maluca, mas alguns meses depois estava trabalhando em Shanghai em uma agência de publicidade inglesa chamada Profero, hoje “MullenLowe Profero” na parte de SEO. Fiquei três meses lá, tive a oportunidade de continuar, mas decidi voltar para a Madrid e tentar encontrar alguma coisa por lá. Não encontrei, fim.
  • Octavarium / Linka: não consegui emprego em Madrid, voltei para o Brasil em 2012 e depois de uma semana em casa entediado fui trabalhar com um amigo em uma agência de marketing digital, trabalhando com SEO. Depois de três meses número mágico pedi pra sair e fui trabalhar na I.ndigo, também conhecida como Taqtile e aqui estou até hoje.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Acredito que pessoas que eu conheço a mais tempo na Taqtile já sabem de todas minhas histórias. Pra quem é novo aqui vão três curiosidades:

  • Eu já participei de um campeonato de N64 de International Super Star Soccer na finada Blockbuster e… eu perdi de uns 10 a 0 o cara fez até gol de goleiro, foi épico. Eu era o melhor dentro do meu ciclo de amigos, mas talvez eles que eram muito ruins.
  • Quando criança fui “modelo” para uma revista da editora Abril, anos mais tarde uma das fotos apareceu na revista Veja também. Achei essa a melhor profissão do mundo, pois você tirava fotos e ganhava 💸. Depois eu cresci e haviam pessoas mais bonitas e minha carreira meteórica de modelo acabou 😂.
  • E por último a mais humilhante e engraçada… Logo que entrei na Taqtile em 2012 teve um dia em que eu fui trabalhar na I.ndigo com a calça jeans da minha mãe achando que era a minha. Passei o dia inteiro achando que eu tinha engordado, só no final do dia que percebi que a calça não era minha. Depois desse dia o pessoal da Taqtile 🇺🇸 me apelidou de MP (mother pants).
Gregory no seu início de carreira como modelo.
“Depois do seu primeiro salário você disse que tinha encontrado a profissão certa”, disse a mãe do Gregory para ele.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

  • Fazer o bem e ajudar as pessoas.
  • Fazer, errar, aprender melhorar.
  • Fazer e depois pedir permissão.
  • Além de fazer haha, também acredito que é importante escutar as pessoas.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Sou super inseguro, então não sei dizer o que seria melhor que qualquer outra pessoa. Talvez sendo inseguro? haha

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Quem sou eu para julgar isso haha. Posso falar das qualidades que tento ver nas pessoas na hora de contratar alguém (por mais subjetivo ou difícil de avaliar isso:

  • Esforço
  • Comprometimento
  • Autenticidade
  • Bom humor
  • Curiosidade

Talento você adquire com o tempo, prefiro contratar alguém animado que quer aprender e não tem medo de tentar.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Vish, tem muitas coisas que eu gosto de fazer no meu tempo livre:

  • Comer & beber: tenho algumas listas de restaurantes/bares no Foursquare que gosto de desbravar com minha namorada ou amigos. Quem quiser da uma olhada aqui.
  • Filmes: tento ir ao cinema pelo menos 1x por mês, fora isso assisto alguns filmes diferentes por streaming haha.
  • Música: gosto de ficar fuçando por música nova na internet ,em blogs e alguns sites de streaming como Hype Machine, Soundcloud, Noon Pacific e Spotify ( aqui também faço listas haha).
  • Leitura: Voltei a ler com força no final de 2017 e criei o hábito de ler 2 livros por mês o que tem sido divertido.
  • Games: mesmo depois de levar 10 gols no campeonato da Blockbuster eu não parei de jogar videogame. Sou um gamer casual de Nintendo Switch.
  • MEMES: eu adoro ver coisas inúteis na internet, seja no Twitter, Reddit ou qualquer outro meio. As pessoas normalmente recorrem a mim pra figurinhas do WhatsApp e memes.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Sou filho único então tenho várias histórias haha. Uma história icônica minha foi que quando eu tinha uns 6 anos de idade em um intervalo de um jogo de basquete fui no banheiro fazer xixi e depoisafundei minha mão em um copo de cerveja de um estranho, achando que era sabão para lavar a mão. O cara viu ficou me xingando em inglês e sai correndo haha. O porém foi que meu pai estava no banheiro também e ele teve que acalmar o cara.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que eu não virei um ninja. Teve uma época na escola que eu ia fantasiado de Jiraya vários dias na semana.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Alzheimer… Desculpa :/ Não consigo esquecer de fazer cocô, ou comer. De fazer xixi às vezes eu esqueço quando estou fazendo alguma coisa e estou bem absorto.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Provavelmente passaria um tempo com meus amigos familiares depois ia viajar o mundo e conhecendo outras coisas. Gostaria de ser lembrado como alguém justo, do bem e que mandava bons memes.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Brincando com o Taki.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Mochila. Sempre adorei andar com mochilas, meus amigos muitas vezes falavam que eu parecia tatuador de henna (não sabia que escrevia com 2 “n”) andando com minha mochila pra cima e pra baixo.

Quais são seus filmes favoritos?

Tenho alguns…

  • Star Wars (trilogia original) — George Lucas. Durante minha infância assisti bastante ao VHS desses filmes e Indiana Jones (Harrison Ford)
  • Lock, Stock and Two Smoking Barrels — Guy Ritchie. Apesar do Guy Ritchie ter feito um filme horrível com a Madona, sua ex-mulher eu ainda gosto muito da forma que ele dirige os filmes.
  • The Royal Tenenbaums — Wes Anderson. Um filme sobre uma família disfuncional, com humor negro e uma bela fotografia.

Filmes de comédia brainless:

  • Anchorman; Eurotrip; Superbad; Forgetting Sarah Marshall; Nacho Libre; Loucademia de Polícia; Apertem os cintos o piloto sumiu, Step Brothers…

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Todo mês tento ler pelo menos dois livros, uma forma de conseguir fazer isso foi entrando no Goodreads, talvez umas das redes sociais menos nocivas.

Esse ano fiz uma meta de ler 28 livros, por enquanto está indo.

Tento balancear minha leitura com livros mais técnicos (design, negócios), livros de ficção/romances e graphic novels. Esse ano os livros que eu mais gostei até agora foram:

  • No interface is the best interface — Golden Krishna
  • Apesar de entrar na categoria de livro técnico, ele é bem fácil e divertido de ler. A principal mensagem que levei do livro foi, faça a tecnologia trabalhar para o usuário e não o contrário.
  • 1984 — George Orwell
  • Apesar de antigo, ele consegue ser bem atual e traz questões bem pertinentes. Foi a primeira vez que li :)
  • A noite — Elie Wiesel / Man’s searching for meaning — Viktor Frankl
  • Dois baita livros sobre histórias de perseverança e a luta pela vida nos campos de concentração. Uma leitura pertinente para lembrar o que fomos capazes de fazer uns com os outros.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

  • Ensaio sobre a cegueira — José Saramago
  • Lembro de ter lido esse livro muito rápido, fiquei bem entretido com a história e também me identifiquei com a escrita do Saramago que assim como eu não gosta de usar vírgulas haha
  • Virando a própria Mesa / Você está louco — Ricardo Semler
  • Descobri o Ricardo Semler vendo um TED e fiquei surpreso de saber que um cara com ideias tão inovadores na gestão de empresa que inspirou muito do que é hoje o Basecamp era Brasileiro. Depois de ver o TED comprei os dois livros e fiquei bem inspirado com as ideias do Ricardo.
  • One man Tango — Anthony Quinn
  • Li esse livro em 2011 e até aí pouco conhecia sobre o Anthony Quinn, mas achei a história da vida dele fascinante. Coloquei ele aqui pq o livro foi minha companhia por muito tempo durante algumas viagens que fiz.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez radio? Ou você prefere silêncio?

Durante o trabalho eu costumo escutar Spotify, a playlist vai depender do dia.

Se for segunda-feira eu escuto o discover weekly e de tarde entro no Noon Pacific, pois toda tarde eles criam uma playlist diferente. De quinta-feira costumo escutar o release radar do Spotify e o resto da semana é escuto minhas playlists conforme meu humor.

Quem quiser sair do óbvio e conhecer outras bandas recomendo:

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Para recarregar as energias uma coisa boa é mudar o cenário, sair para dar uma caminhada, viajar, ver um filme uma exposição. Acho difícil esquecer do trabalho, mas quando não estou trabalhando tento estar mais presente em todas as minhas atividades. Se estou com outras pessoas não fico com nenhum outro gadget competindo pela atenção dela.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Já recebi vários conselhos bons, mas não consigo lembrar de nenhum agora haha. Uma vez escutei que conselho tem data de validade, e acho que é verdade além disso depende muito do contexto em que você está.

Na minha opinião, quem dava os melhores conselhos era o He-Man no final de cada episódio:

Quais seus maiores medos?

O meu maior medo seria estar de frente com alguma aranhas gigante, ou seja, viajar para Austrália. Alguém já viu aquela matéria que um Australiano jogou o carro dentro de um lago pq uma aranha gigante pulou no braço dele? TENSO.

Também tenho medo de ter feito alguma escolha ruim na minha vida haha too late.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Isso são pequenos objetivos na vida ou objetivos pequenos na vida?

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Ninja! Eu vi que no japão eles estavam em busca de ninjas em um vilarejo. Não sei se me aceitariam afinal de contas uso óculos e não sou japonês.

Na verdade sou uma pessoa que gosta de fazer um pouco de tudo então seria incrível poder tentar qualquer coisa nova todo dia. Trabalhar em um restaurante, ser DJ por um dia, trabalhar em algum filme como extra.

Quais coisas te deixam bastante triste?

  • Injustiça de maneira geral;
  • Também me deixa bastante triste a TV Senado…

Quais coisas te fazem realmente feliz?

  • Memes e vídeos de cachorros na internet;
  • Viajar e estar em contato com outras culturas e experiências;
  • Comer & beber;
  • Estar com pessoas do bem e dar risada;

Pelo que você se sente mais grato?

Grato pelas experiências que passei, pelas pessoas que encontrei e me encontraram e grato pela criação, dedicação da minha família comigo. Sou grato pela minha vida.

O que você gosta menos sobre você?

Com certeza minha indecisão, muitas vezes fico remoendo se tomei a decisão certa. No final não existe certo ou errado, somente caminhos, mas mesmo assim isso me aflige haha. Preciso ficar em paz e estar mais presente.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

As pessoas devem pensar que eu sou uma pessoa tranquila, calma e engraçada e que gosta de colocar emojis em tudo 🤫

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que eu nunca esqueci a minha derrota no International Superstar Soccer na Blockbuster. Na verdade quero que as pessoas saibam que podem contar comigo.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Eu e um amigo depois de tomar alguns drinks resolvemos nadar até uma pequena pedra em alto mar, aparentemente ela estava perto… Resumindo a pedra não estava perto, ficamos desesperados deu ataque de riso, mas sobrevivemos. A volta foi pior, pois fomos queimados por àguas-vivas.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Tenho orgulho de algumas:

  • Fiquei orgulhoso de conseguir terminar a Pós graduação em outro idioma;
  • Pela faixa preta de Kung Fu;
  • De poder contribuir junto com o NEU e a Taqtile em um curso gratuito no Coursera de fundamentos básicos de UX/UI;

Qual a melhor decisão que já fez?

Uma decisão que me marcou muito foi quando decidi morar em Shanghai por três meses para fazer estágio. Nessa época estava morando em Madrid então foi um inception de intercâmbio e lá realizei um sonho de conhecer a Ásia.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Estranho é relativo, mas uma vez eu acompanhei alguns amigos em um evento de Anime achei que estava em um mundo paralelo, inclusive encontrei o irmão de uma amiga fantasiado e ele fingiu que não me conhecia 👹

Gregory, por Daniela Tiemi, designer na Taqtile.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

First world problems, cortei o refrigerante da minha vida há mais de 15 anos.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Foram várias… Uma delas foi em 2014 quando eu e mais dois amigos pegamos um carro e dirigimos da Guatemala até o México, sem GPS ou mapa em estradas precárias sem iluminação e com alto índice de assalto. Foi uma viagem de três dias bem inTENSA, mas que hoje é uma boa história.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Eu fiz viagens incríveis sozinho, com amigos, com minha família e com minha namorada. Injusto falar que uma foi melhor que outra. Mas a próxima viagem vai ser a melhor viagem ✈️

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

O melhor investimento que fiz (na verdade tive ajuda dos meus pais), foi a minha pós graduação em Madrid. Lá cresci muito, foram quase 10cm brincadeira. Fui pra Espanha sem conhecer ninguém, sem falar muito bem espanhol então foi uma experiência interessante. Fiz muitas amizades que mantenho contato até hoje, passei por perrengues, conheci diferentes culturas e aprendi que não importa o idioma, quando você fala uma besteira todo mundo entende.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Difícil falar, pois todo mundo que passa pela sua vida te influencia de certa forma. Meus pais tiveram muito influência, porque tive e tenho mais contato com eles, mas meus amigos na Taqtile no Kung Fu e na vida também me ins

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Pensava que as pessoas não podiam mudar de opinião, e deveriam defender uma ideia até o fim haha. Hoje vejo o quão imaturo e ditador esse pensamento era. Faz muito bem estar com pessoas que pensam de maneira diferente, aprender coisas e quem sabe mudar sua opinião ou abrir sua cabeça para questões que você nem fazia ideia. Isso a gente não vê no Facebook 😅

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Eu iria para o futuro, pois é bem provável que teriam inventado a máquina do tempo então eu também poderia voltar no tempo. Eu comentei que era ruim de decidir as coisas?

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Gastei bastante com viagens e experiências nesses últimos anos, pra mim agregam mais que bens materiais.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Acumulei alguns, mas hoje ao invés de ver com fracasso enxergo como um aprendizado, usando a mentalidade do Design Sprint haha. Uma que marcou muito foi na época da faculdade. Tentei por duas vezes trabalhar na Redecard, e não consegui. Na época fiquei bem chateado, pois queria ter uma experiência de trabalhar em uma empresa grande, no final optei por outros caminhos e superei.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

É óbvio que primeiro você põe o arroz no prato e depois você coloca o feijão sobre o arroz!

Falta realizar algum sonho? Qual?

Vários, tenho 31 anos acredito que tenho muitos km’s para queimar ainda. Gostaria de poder ajudar mais as pessoas, conhecer mais lugares do mundo, em algum momento empreender… E por aí vai.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

O pau que nasce torto nunca se endireita!

Tivemos uma pausa criativa (cof cof deixamos o TaqTalkies de lado cof cof). Que tal aproveitar e fazer aquele remember? Comece pelo começo!

--

--