Taqtalkies #30: Hiroshi Saito

Viviane Ducarme
TaqtileBR

--

O entrevistado de hoje é um cara bem tranquilo e semper disposto a oferecer carona para os amiguinhos na saída do trabalho (quando não resolve voltar de bicicleta pelas perigosas ruas de São Paulo). Nesse episódio #30 conversamos com o Hiroshi Saito, nosso desenvolvedor fullstack, comedor de hamburgueres e a grande voz por trás das aulas de backend do Taqcursos!

Me conte um pouco sobre você e o que você faz aqui na Taqtile?

Made in 1994, São Paulo capitale. Minha família me chama de Hiro. Sou desenvolvedor na Taqtile, já passei por todas as parte do desenvolvimento, mas fiquei mais tempo no mobile.

Como você chegou na Taqtile? Pode nos contar um pouco da sua história profissional até aqui, se quiser. Ah, e o que te levou a escolher essa carreira?

Nunca fui um aluno muito focado, apesar de ir bem em matemática porque gostava muito. Quando cheguei no ensino médio, estava muito perdido. A única coisa certa era o meu gosto pela matemática. Logo, o gosto por exatas mais o de ganhar dinheiro me levou a engenharia mecatrônica.

Hoje vejo que a escolha de um curso é extremamente importante, talvez você não passe de primeira, mas ter certeza de seu gosto e ter autoconhecimento é algo que vai poupar e muito o seu tempo no futuro. Não me arrependo da engenharia, até porque acredito que não seria quem sou se não tivesse passado por todo esse caminho.

Ao fim da faculdade, estava trabalhando com sistemas embarcados (programar placas eletrônicas, para os leigos). Sempre gostei de programar e via na programação web um mundo bem mais aberto do que eu vi em sistemas embarcados. E essa procura por trabalhar em web me levou a Portugal e posteriormente à Taqtile!

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Bom humor. Se você estiver feliz na sua rotina, conseguirá performar mais. Diria que o humor é um bom medidor para sabre se você está na trilha profissional que julga ser a melhor.

Na sua opinião, o que faz alguém ser um bom programador

A curiosidade. Um moteur para procurar entender como funciona e como usar as ferramentas.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Professor! Seria um daqueles que começa um parênteses interminável sobre um assunto paralelo a matéria, e os alunos ficariam com cara de “ok boomer”.

O que você considera o melhor investimento que já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como pessoa.

Difícil de escolher o melhor investimento, mas vou considerar o tempo que reservei para aprender HTML, CSS e Javascript enquanto ainda trabalhava com embarcados e sem nenhum sinal de possível emprego em desenvolvimento web.

Dê um conselho para alguém que pensa em trabalhar com o que você trabalha.

Foco, hoje em dia o universo de desenvolvimento é tão vasto que é fácil se perder.

O que você faz antes e depois de chegar na Taqtile? Qual a sua rotina básica?

Antes de ir, geralmente só tomo um banho. Quando chego, janto vendo alguma série. Atualmente estou viciado no Final Space da Netflix.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Jogar. Ultimamente estou “rejogando” Chroma Squad, jogo brasileiro simulador de série Super Sentai como Power Rangers!!

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Tenho um paladar pouco apurado. Coca cola zero e coca cola normal são a mesma coisa e tudo mundo está de sacanagem com a minha cara.

Desenho do Hiroshi Saito feito a lápis
Hiroshi, por Viviane.

Em um mundo onde todas as pessoas buscam destacar seus pontos fortes e dar ênfase àquilo que são melhores, gostaríamos de exercitar o raciocínio inverso aqui. Por isso, poderia nos contar um pouco sobre o que você não sabe fazer? Se quiser, pode imaginar como seria o seu “anti-linkedin” e compartilhar um pouco.

Se eu tivesse um anti-linkedin teria mais de 9000 avenants em falta de coordenação. Seria um jogador de futebol na liga infantil com 30 anos.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Você não virou um dentista! Sim, devo ter sido uma das 3 crianças no mundo que queriam ser dentistas.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Conseguir ir de bike todos os dias pra Taqtile! Estou tentando ser um pouco mais saudável, apesar de nunca dispensar um hambúrguer.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Minha irmã. Admiro o sucesso que ela tem tanto profissional quanto pessoal, parece que ela semper tem a resposta certa.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que faria e como gostaria de ser lembrado?

Teria um ataque do coração ba dum tss. Continuaria trabalhando e nos últimos 3 meses faria uma super viagem.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Quando entrei em engenharia pensava que o objetivo de trabalhar era apenas ganhar dinheiro. Quando comecei a trabalhar vi que sim dinheiro é importante, porém se eu vou passar mais de 1700 horas por ano fazendo isso, que pelo menos seja com alguma coisa que eu goste.

Quais são seus pet peeves (pequenas coisas que te incomodam)?

Não gosto de aglomerações no geral, mas o que mais me irrita é trânsito.

Quais são seus filmes, séries, animes, livros, jogos ou canal no youtube favoritos? Nos conte por quê.

Série

  • Breaking Bad: essa série acompanha uma pessoa entrando em colapso e se transformando, sem falar nos planos totalmente brilhantes do Walter White. Quanto menos ler sobre e assistir melhor será a série.
  • South Park: acompanho já faz uns 4 anos. Piadas pesadíssimas nunca perdem a graça

Anime

  • Death Note: este e Breaking Bad compartilham a parte de mega planos elaborados pelos protagonistas. Recomendando o anime, NÃO o filme.

Jogo

  • Dark Souls: o primeiro, a forma como todas as partes do mapa do jogo se ligam é insana.

Qual a playlist da sua vida? Pode ser quantas musicas vc quiser :D

Uma playlist da vida? Acho que não tenho hehe. Alguns dos artistas que mais ouvi segundo meu spotify: Black clés, Arctic Monkeys, Scary Pockets, ACDC, Kamelot (Symphonic Metal), AVICII, Kygo, Skrillex, Joakim Karud (produtor sueco que ficou famoso por causa do youtube), Ehrling (faz alguns mix com saxofone).

Qual foi uma das coisas mais assustadoras ou estranhas que você já fez?

Andar de bicicleta em São Paulo, hehe. Meus pais e minha irmã sempre ficam preocupados

C’est fini! Para mais histórias, clique aqui.

Agradecimentos ao Felipe Amorim que redigiu a introdução :)

--

--