Jogue fora a velha “Visão e Missão” e crie um Propósito brilhante para a sua Organização

Lá estão elas, a visão e a missão da sua organização. Onde? Na gaveta do gestor de Recursos Humanos.

Algum dia ele disse: “precisamos definir essas coisas para colocar no nosso website”. Foi um esforço e tanto, mas que logo se esvaeceu na correria do dia a dia. As frases foram escritas e se tornaram obsoletas assim que saíram da impressora.

Estes artefatos deveriam servir de fonte de inspiração para os colaboradores e clientes. Deveriam direcionar. Porém “ser a maior e a melhor X do mundo” só motiva os donos da empresa.

Ser um grande atacadista de peças e equipamentos … com bom atendimento, excelente qualidade, preço competitivo e entrega eficiente. Aferindo bons dividendos, chance de desenvolvimento e boa qualidade de vida.

Um exemplo terrível. Nunca escreva algo assim.

O que há de errado com isso?

A visão e a missão foram concebidas com uma ideia genuína em mente. Só que elas foram muito mal utilizadas pelas organizações e tratadas como mero formalismo. Agora, toda vez que alguém cita essas coisas, o tédio e a descrença se instalam. PorE agora?

A boa notícia é que existe uma palavrinha nova. Se chama “propósito”.

O propósito descreve o impacto que a organização está criando na vida das pessoas que ela serve. Não para onde a organização está indo (visão), nem o que ela faz (missão).

De acordo com Brian Robertson, o propósito é:

O potencial criativo mais profundo que a organização pode expressar de forma sustentável no mundo.

A Buurtzorg, uma organização holandesa de atendimento domiciliar, tem como propósito “ajudar doentes e idosos a viver uma vida mais autônoma e significativa”. É mais do que uma ambição pessoal dos donos. É relevante para o mundo.

Se você já tiver boas descrições de visão e missão, talvez o propósito não seja tão diferente assim.

Acontece que muitas organizações utilizam esses artefatos apenas como obrigações formais. A coisa é vazia. Nesse sentido, a palavrinha nova (“um jargão”) pode ajudar na criação de um novo sentido.

Mas o que eu quero provocar aqui é que você tire o propósito da gaveta e torne-o algo relevante na sua organização.

Organizações centradas no propósito

Como descrevemos em “os 3 grandes avanços das organizações do futuro”, existe um movimento novo chamado de “organizações evolutivas” (ou responsivas) que coloca o propósito no centro da organização.

Ele não fica escondido na gaveta. Ele direciona a tomada de decisão. Está presente na estratégia, não só no discurso.

O propósito é um sonho compartilhado. Você precisa construir uma cultura organizacional em torno dele para que ele ganhe a relevância que você quer. Um bom começo pode ser modificar o seu processo de recrutamento e seleção para buscar pessoas alinhadas com ele.

Se você ainda não tem uma frase de propósito impactante, não se desespere. Use a atividade abaixo para encontrá-la!

Descoberta do propósito em grupo (60 min)

  1. Reúna um grupo de fundadores, membros mais antigos, sócios, diretores ou quaisquer pessoas que você achar relevante na descoberta do propósito (5–8 pessoas);
  2. Em uma rodada, peça que cada pessoa responda: “qual seria a coisa mais incrível que poderíamos juntos conquistar, levar ao mundo e que consideraríamos que valeu toda a nossa dedicação?”
  3. Peça que cada um, individualmente e em silêncio, descreva uma frase em um papel que capture de forma sucinta o que foi dito por todos;
  4. Assim que todos terminarem, um voluntário pega uma folha grande e copia a sua frase de propósito;
  5. A partir desse momento, todos devem ficar em silêncio;
  6. Crie um timebox de 20–40 minutos para o restante da atividade;
  7. Aleatoriamente, qualquer participante pode pegar o papel com a frase descrita e alterá-la. Esse participante pode riscar completamente a frase e reescrevê-la ou alterar algumas partes ou palavras, desde que torne-a mais: Inclusiva: de modo a incluir tudo que foi verbalizado na etapa anterior; Memorável: fácil de lembrar; Sucinta: curta, poucas palavras; Inspiradora;
  8. Assim que o timebox acabar, nenhuma outra alteração poderá ser feita;

Atividade inspirada no “Círculo dos Sonhos” do Dragon Dreaming.


Gostou? Hora de jogar fora a “visão e missão” e construir uma organização em torno de um grande sonho.

Ah, só não deixe o propósito na gaveta como aconteceu com os seus antecessores!


Já tem um propósito ou encontrou ele com a atividade acima? Dê um “like” e compartilhe com a gente.

Quer aprender como criar uma organização evolutiva? Junte-se a nós no workshop GD².

Acesse o blog da Target Teal em um dos canais abaixo:

http://targetteal.com/blog/

https://medium.com/target-teal/

https://facebook.com/targetteal/

https://www.linkedin.com/company/target-teal/