Gratidão

Tatiana Couto
Tatiana Couto - Celebrante de Casamento
2 min readDec 30, 2019

Gratidão parece que virou uma palavra da moda, atuante, ela está por todos os lados do meu feed. Na minha vida, ela entrou faz pouco tempo. Há exatos cinco anos, pisei pela primeira vez em um Ashram, um templo Hare Krishna, aonde pude conhecer e absorver muitas coisas boas. Dentre elas, ser grato!

Você já parou para pensar o que é gratidão? O que é a gratidão com autenticidade, mesmo quando tudo conspira contra?

Você é grato quando está em um lugar bonito e se sente feliz ou você é grato quando um amigo compartilha contigo um momento ruim e você tem a oportunidade de ajudá-lo?
Você é grato quando a sua vida está indo bem e nada te falta ou você é grato quando as coisas vão mal e você acaba precisando de ajuda?
Alguém lhe faz um bem, lhe dá uma carona num dia de chuva, te convida para um almoço, te proporciona momentos felizes: você pensa que a pessoa fez isso porque quis ou você se sente grato e demonstra o seu afeto? Você diz apenas obrigada ou você diz pra ela o quanto aquela diminuta ajuda, naquele momento foi providencial? Você faz com que essa pessoa se sinta especial, tanto quanto ela te fez sentir na hora em que ela te estendeu a mão?
De que forma você retribui?

Existe gratidão quando você nada possui?

Muitas vezes o universo nos manda pequenos acontecimentos e, sejam eles bons ou ruins, a gente sempre tem que ser grato.
Tudo o que se passa em nossa existência serve para a construção de quem nós somos.

Alguém te importunou e você ficou com raivinha?
Por que?
Seria bem melhor se questionar: por que estou me sentindo assim?
Aquela pessoa tem razão no que disse? Se assim for, preciso me reedificar.

Ela não tem razão? E por que ela pensou daquela forma?
O que eu aprendo com este acontecimento?
Eu saio mais evoluída e experiente? Então por que a raiva?
Apenas agradeça! Você cresceu. Não é para isso que estamos aqui?

Gratidão ao universo, por tudo o que me aconteceu neste ano. Todas as coisas me mostraram onde acertei e onde errei. Saio de 2019 mais evoluída e, se tudo der certo ou errado, ainda aprenderei muito mais.
Que venham os novos desafios.

--

--