Nossa “Minas de Causos” vai conquistar você

Tatiana Santos
tatianasantosmg
Published in
3 min readDec 17, 2018

Um pão de queijo quentinho, um cafezinho que lá de fora a gente sente o cheiro e, claro, uma boa prosa. Mineiro não dispensa isso de jeito nenhum! Cada encontro com amigos e parentes é uma grande oportunidade para contar uma aventura e a Patrícia Santiago sabe muito bem disso. Acompanhando o marido e humorista Taquinho Santiago, a Professora Universitária foi colhendo esses relatos e eternizou os mais divertidos por meio do livro Minas de Causos.

O livro é de leitura fácil e viciante. Em cada uma das páginas (que a princípio estranhei por causa da maior gramatura do papel), a autora conta aqueles causos que só os mais mineiros dos mineiros contam. As histórias são divididas por cidades, com três causos para cada. Em ordem: Divinópolis, Perdigão, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Passa Tempo, Oliveira, Mariana, Araújos e Ouro Preto. E não são causos avulsos. Todos possuem uma contextualização deixando a obra ainda mais cativante.

E detalhe: não é simplesmente registrar o que os entrevistados contam como se fosse uma reportagem de jornal. Patrícia surpreende ao escrever o livro de forma proseada, igual o jeito mineirim de falar, sem deixar de lado a linguagem formal. Ao ler Minas e Causos, a gente sente como se a autora estivesse do nosso lado narrando cada momento.

Tem todo tipo de causos. Tem causos de velório, de político, de família, de bebida (ou efeito dela), de papagaio, de mentiroso, de moça bonita, de futebol e até de assombração e extraterrestre. Ficou curioso? O livro pode ser adquirido pelo site da Boutique do Livro.

Então agora corre lá na cozinha pra pegar um cafezim e uns pão de queijo que eu vou dar uma palinha de uns causos para vocês.

Vale causo vivenciado pela autora? Vale!

Não tem como deixar de falar de um dos causos do livro colhido na cidade de Perdigão. Em todo o livro, a autora não dá nome aos santos — ao menos não os verdadeiros, já que ela usa nomes genéricos. Mas nesse foi diferente.

Durante sua passagem por Perdigão, Patrícia recebeu uma ligação anunciando o sequestro da filha. Difícil acreditar, mas juro que o desfecho dessa situação é muito engraçado. Eu sei que dá pra duvidar. Eu mesma questionei:

- Patrícia, estava me segurando para perguntar isso, mas não aguentei. Teve isso mesmo do causo de Perdigão? Você recebeu essa ligação e agiu nessa tranquilidade que parece que foi?
- Teve! Por isso escrevi. Não é que estava exatamente tranquila, mas enquanto conversava com os possíveis ladrões escrevi para quem estava ao meu lado o que estava acontecendo. Coloquei o celular do Taquinho no papel e pedi que certificasse que estava tudo bem com as meninas. Assim, depois todos acabaram rindo muito. Para dar tempo de me certificar, fui rendendo conversa com eles e, no final, que já tinha certeza do trote, deixei mesmo os do outro lado da linha furiosos com as minhas respostas sonsas, mas até proposital. Fica a dica. Não se desesperem, vá mantendo a pessoa na linha e pedindo orientações por escrito.

Spoiler de antigamente é legenda

Pensa que esse negócio de spoiler começou só agora, com as modernidades? Nada disso! Se hoje a gente tem que correr de informações antecipadas sobre filmes e séries na internet, o povo de Oliveira agia de forma completamente diferente: eles adoravam. Dá pra acreditar?

Tinha um Sr. João lá na cidade que via o mesmo filme duas vezes no mesmo dia. Na segunda sessão, ele ficava, claro, dando spoiler pros companheiros. Mas acontece que teve um dia que não deu pra ele pegar a primeira sessão e só foi na segunda. É muito legal o que aconteceu!

É, acho até que eu ia gostar de um Sr. João no cinema, viu?

Por mais Minas de Causos por aí

Minas de Causos é pra aumentar nosso repertório de histórias legais para compartilhar com amigos e familiares. Conversas que fazem a gente largar do celular e prestar atenção. Momentos que fazem a gente dá risada sem ser por causa de meme. Acontecimentos que só quem ia conversar com as pessoas do interior é que sabia e agora o Brasil inteiro pode conhecer e contar também.

E não estranhe se no final da leitura você incorporar o jeitinho mineiro de contar prosas.

SANTIAGO, Patrícia F. Minas de Causos. Belo Horizonte: Malta Editores, 2016. 86 p.

--

--