Tattoo & Vitiligo: Quem tem pode fazer tatuagem?

Larissa Grace
Tattoo2me Blog
Published in
4 min readDec 26, 2017

Imagine ter no corpo cores diferentes do seu tom de pele que não passam despercebidas pelos olhares das outras pessoas. Muitos podem pensar em tatuagens, mas o assunto da vez é o Vitiligo: uma doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas ao longo do corpo. E com o aparecimento dessas manchas surgem muitas dúvidas: Afinal, pessoas que tem Vitiligo podem fazer tatuagem? Continue lendo para saber mais.

Darius Vernon evitou se relacionar com outras pessoas devido ao preconceito por causa do Vitiligo. Hoje é modelo e tem orgulho de quem é. Imagem: Fonte

O QUE É VITILIGO?

O QUE ÉVitiligo é uma doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas claras bem delimitadas na pele. Elas podem ser isoladas ou espalhadas pelo corpo, e atingem áreas como: rosto, cotovelos, joelhos, mãos, pés e genitais. A doença, que NÃO é contagiosa, e segundo especialistas acomete cerca de 1% a 4% da população da população mundial, podendo afetar pessoas de variados biótipos e tons de pele.

CAUSAS — A doença pode ser causada por uma falha do sistema imunológico do paciente, bem como em função de uma predisposição genética. Sabe-se que é uma doença autoimune, mas que também pode estar associada a fatores externos, como uso de produtos químicos, exposição ao sol em excesso e sem proteção e outras doenças do sistema imunológico”. Além destas causas, problemas emocionais também podem estar entre os fatores que provocam o surgimento ou o agravamento da doença.

Não há como prever a surgimento ou a evolução da doença podendo ocorrer, em um mesmo paciente, regressão de determinadas lesões enquanto surgem outras. Apesar de não trazer prejuízos à saúde física, o vitiligo costuma trazer problemas, principalmente sob o aspecto emocional, relacionado com a autoestima e identidade pessoal. É importante levar em conta que o estado psicológico do paciente, já que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das manchas.

Darius Vernon modelo, tatuado, portador de Vitiligo. Imagem: Fonte

QUEM TEM VITILIGO PODE FAZER TATUAGEM?

https://globoplay.globo.com/v/5211258/

Segundo médicos, não é indicado que pessoas com Vitiligo façam tatuagem para cobrir as manchas. Isso porque a pele da pessoa que tem a doença mais é sensível e pode reagir de diferentes formas.
A “escoriação” que a tatuagem causa na pele pode ocasionar o fenômeno de Koebner. Esse fenômeno é uma reação que a pele faz quando é traumatizada, escoriada ou mesmo quando é bronzeada excessivamente. E ao provocar esse fenômeno a área despigmentada pode aumentar, agravando quadro da doença.

TENHO VITILIGO E QUERO ME TATUAR, O QUE FAZER?

Markos Chileno, maquiador e cabeleireiro, descobriu que tem vitiligo há quatro anos (Fotos: Daniela Paoliello/Elástica). Fonte

Antes de procurar o seu tatuador, procure o seu dermatologista. Ele saberá lhe dizer como está a saúde da sua pele e poderá indicar se fazer uma tattoo será uma boa escolha ou não. É importante evitar fazer a tatuagem na área que perdeu pigmento e não tentar fazer uma tatuagem para combinar com o tom da pele. A cor da pele muda durante as estações, então, no inverno, sua tatuagem pode aparecer como sua pele, por exemplo, mas no verão, você começará a perceber as diferenças de cores da pele mais uma vez. Aqui vão algumas dicas importantes:

· Evite tatuar a área que perdeu pigmento

· Não faça tattoos para tentar imitar o tom da pele e cobrir as manchas

· Sempre usar protetor solar para proteger a pele

· Evite usar objetos que podem danificar a pele e aumentar as manchas (EX.:colares, pulseiras, etc)

· Tenha consciência de que fazer uma tattoo ou piercing em uma área com Vitiligo pode não gerar um bom resultado

A escolha do que fazer com o próprio corpo é uma decisão pessoal baseada nos desejos e na conscientização das informações sobre possíveis consequências. Há risco do desenvolvimento de novas manchas no local da tatuagem devido ao atrito. Ou seja, o trauma relacionado a agulhas da tatuagem pode ativar o Vitiligo. Converse com seu dermatologista!

Tattoo feita pela jovem norte-americana Tiffany Posteraro que nasceu com vitiligo. Cansada do preconceito, ela decidiu tatuar o braço com a frase “Isso se chama vitiligo”, com o intuito de evitar olhares. Imagem: Fonte

Me acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | Site :)

Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Você pode encontrar estúdios próximos de você em nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

--

--

Larissa Grace
Tattoo2me Blog

➟ Criadora de Conteúdo | Design • Ilustração • Tattoo • Fotografia • MKT | Apaixonada pelas diferentes formas de se dar vida a uma ideia. Redatora @tattoo2me