Como criptografar e-mails com TLS

Saiba como o TLS funciona para ajudar a proteger as comunicações de e-mail e como implementar com segurança no Postfix

Ðiego ⅽ[ː̠̈ː̠̈ː̠̈] ͌
Taverna Linux
3 min readAug 4, 2021

--

Como criptografar e-mails com TLS

Não é segredo que o e-mail é o método preferido de comunicação para as empresas — uma tendência que só foi ampliada com o aumento dos trabalhadores remotos provocado pela pandemia. Dito isso, o e-mail é efetivamente uma comunicação em texto simples enviado a partir de clientes de e-mail para servidores de e-mail de recebimento ou de um servidor para outro, deixando o conteúdo das mensagens em trânsito vulnerável e sem proteção adicional.

Saiba como o TLS funciona para ajudar a proteger as comunicações de e-mail e como implementar com segurança no Agente de Transferência de e-mail (MTA) de código aberto da Postfix para ajudar a fortificar as mensagens contra falsificações e roubo de dados.

O que é Transport Layer Security (TLS)?

O Transport Layer Security (TLS) é um protocolo criptográfico que oferece tecnologia de criptografia de ponta a ponta para mensagens “em trânsito” de um servidor de e-mail seguro que tem o TLS ativado para outro, ajudando a proteger a privacidade do usuário e evitar espionagens ou alterações de conteúdo. TLS é o protocolo sucessor do SSL. Funciona da mesma forma que o SSL, usando criptografia para proteger a transferência de dados e informações, é um protocolo padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) que fornece autenticação, privacidade e integridade de dados entre dois aplicativos de comunicação. Para segurança e privacidade ideais do conteúdo de mensagem, o TLS se faz necessário entre todos os servidores que lidam com comunicações de e-mail (incluindo servidores internos e externos). Recomenda-se que todos os clientes e servidores insistam no uso obrigatório do TLS em suas comunicações de e-mail — de preferência a versão mais recente.

O TLS é usado pelos principais provedores de e-mail e ISPs, incluindo Google, Microsoft, Yahoo e Comcast, e também é usado para proteger as comunicações web via HTTPS.

Como o TLS ajuda a proteger as comunicações por e-mail?

Photo by Bermix Studio on Unsplash

O TLS protege as comunicações de e-mail criptografando mensagens de um servidor de e-mail para outro, dificultando que hackers interceptem e leiam as mensagens. Ele usa uma combinação de criptografia simétrica — onde os dados são criptografados e descriptografados com uma chave secreta conhecida tanto pelo remetente quanto pelo destinatário — e assimétrica — que usa um par de chaves públicas e privadas para criptografar e descriptografar os dados — para manter um equilíbrio entre desempenho e segurança. O TLS suporta também o uso de certificados digitais para autenticar servidores de recebimento (a autenticação de servidores de envio é opcional), ajudando a prevenir fraudes de e-mail e comprometimento de dados, verificando se os destinatários (ou remetentes) são de O mta (Postfix, agente de transferência de correio de código aberto) amplamente utilizado — que ganhou a reputação de ser altamente seguro — pode ser configurado para suportar o TLS, dando aos usuários do Postfix a capacidade de criptografar e-mails e autenticar clientes ou servidores SMTP remotos.

O MTA (agente de transferência de correio) Postfix, de código aberto e amplamente utilizado, ganhou a reputação de ser altamente seguro, e pode ser configurado para suportar o TLS, dando aos usuários do Postfix a capacidade de criptografar e-mails e autenticar clientes ou servidores SMTP remotos.

Veja instruções sobre como configurar o TLS para Postfix aqui.

🐼 Umbler · CC BY-SA · Participe do Canal no Telegram

--

--

Ðiego ⅽ[ː̠̈ː̠̈ː̠̈] ͌
Taverna Linux

Voluntário @Mozilla · Colaborador no fórum @imasters e Blog do Evidaldo · Fundador do projeto @tavernalinux https://tavernalinux.com