🔴 Opera Browser para Linux · Instalação e Review

Taverna Linux 🐼
Taverna Linux
Published in
3 min readJul 5, 2016

--

O Opera é um navegador multiplataforma desenvolvido pela Opera Software disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS X e Linux, tablets e até mesmo em Smart TVs e caixas descodificadoras. No ano passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.

Após errar a mão em versões passadas, o time de desenvolvimento por trás do Opera finalmente acertou: o navegador disputa de igual para igual com o Chrome e Firefox, tanto em questão de usabilidade quanto de desempenho.

O maior diferencial do navegador é o sistema de marcação, que expande a usabilidade da ferramenta. Ele ainda conta com ótimas melhorias como integração ampla entre plataformas através do “My Opera Account” — assim como no Firefox ou Chrome. O navegador é, sem dúvida alguma, um dos mais rápidos navegadores disponíveis. Uma vez que você acesse o site e ele fique armazenado em cache, o acesso a ele é praticamente instantâneo.

Recursos do Opera

Modo Economia de Bateria

O modo de economia de energia já estava disponível em fase de testes, na versão para desenvolvedores. Mas, agora, foi considerado estável o suficiente para ser levado à versão final do navegador. A economia de energia também ajuda a reduzir o calor produzido pelo notebook durante o verão, que alcançaram um valor até 3ºC menor com o aparelho ligado.

Bloqueador de anúncios

Adicione suas próprias listas. Você poderá adicionar suas listas de sites que deseja bloquear. Para adicionar, basta ir até Configurações e clique em “Lista de anúncios bloqueados” na seção de bloqueio de anúncios [Lembre-se que para ver essa seção o quadro “Mostrar configurações avançadas” deverá estar ativado].

Melhoras no Speed Dial

A partir de agora, você não precisa mais se preocupar se deletou sem querer algum site importante do Speed Dial. Você verá três pontinhos no espaço onde estava a opção deletar, e nele você verá uma opção que antes só eram encontradas no Menu Contextual, como abrir uma aba privada ou eliminar um site do Speed Dial.

Adicione suas fotos como tema. Um tempo atrás disponibilizamos a opção para criar seu próprio tema. Agora esta opção está mais visível e para usá-la, basta ir até Configurações, clicar no botão “+” e pronto! Já poderá começar a usar suas próprias fotos como tema.

Instalar Opera no Ubuntu e derivados

Para instalar o Opera no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

# Abra um terminal [ no Unity use as teclas CTRL + ALT + T ]# Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits
$_ uname -m
# Para sistemas 32 bits
$_ wget http://deb.opera.com/opera/pool/non-free/o/opera-stable/opera-stable_38.0.2220.31_i386.deb -O opera.deb
# Para sistemas 64 bits
$_ wget http://deb.opera.com/opera/pool/non-free/o/opera-stable/opera-stable_38.0.2220.31_amd64.deb -O opera.deb
# Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome opera.deb# Instale o Opera
$_ sudo dpkg -i opera.deb
$_ sudo apt-get install -f
# Caso queira DESINSTALAR o Opera
$_ sudo apt-get remove opera-stable [ENTER]

Inscreva-se • Subscrible
youtube.com/c/TavernaLinuxBR
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

Medium TwitterFacebook InstagramGoogle+QuitterTumblr

Originally published at www.linkedin.com.

--

--

Taverna Linux 🐼
Taverna Linux

No blog Taverna Linux, são abordados diversos assuntos relacionados a distribuições Linux, software livre, redes e programação.