Base de conhecimento: benefício ou perda de tempo?

Marina Alves
Tdx Oficial
Published in
2 min readDec 17, 2020

“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros” — Benjamim Franklin

Quantas vezes você se deparou com alguma dúvida ou problema no dia a dia do seu trabalho e depois de resolver, você ouve: “nossa, era só ter feito isso” . Nesse momento você pensa: “Poxa, se isso estivesse documentado em algum lugar, eu teria resolvido mais rápido.” Aposto que foram inúmeras vezes, não é mesmo?

Isso é muito comum de acontecer mesmo com tantos recursos que temos hoje em dia para compartilhar informações. Por isso a importância de uma base de conhecimento.

É extremamente importante para a construção de uma boa base, termos bem definidos os conceitos de dado, informação e conhecimento.

Dado: é uma informação não tratada, ou seja, ela sozinha não possui relevância.

Informação: é o dado organizado e estruturado de forma que transmita uma mensagem. Com base em informações já é possível tomar decisões.

Conhecimento: é a informação tratada e transformada em experiência do usuário, trazendo algo totalmente relevante com comprovações.

A maior desculpa para não ter uma base de conhecimento é o tempo que é gasto para mantê-la atualizada. Uma base obsoleta, causa muitos problemas e não tem muito valor.

Mas afinal, o que é realmente uma base de conhecimento?

É um local onde o conhecimento está devidamente documentado, podendo ser em forma de artigos, imagens, tutoriais, cursos, vídeos. A intenção é que o material esteja disponível para as pessoas acessarem facilmente para sanar dúvidas e resolver problemas recorrentes de forma rápida e assertiva. Tem como finalidade criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento.

É extremamente importante que esteja armazenado o conhecimento e não dados ou informações soltas.

Os principais benefícios são:

· Facilitar o treinamento de novos colaboradores;

· Disseminar o conhecimento no time, evitando ficar refém de pontos-chaves;

· Agilidade na resolução de problemas;

· Engajamento da equipe;

Do ponto de vista da própria organização interna, a base de conhecimento traz as vantagens de favorecer os processos coletivos, na determinação de estratégias e na relação com o cliente.

Visto os benefícios, não podemos deixar de ter uma base de conhecimento levando em consideração apenas tempo gasto para estruturá-la e atualizá-la.

Lembre-se que conhecimento é uma moeda valiosa e pode te ajudar a alcançar resultados inimagináveis em um curto espaço de tempo.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

--

--