Como automatizar seu pipeline de desenvolvimento?

Marcelo Maia
Tdx Oficial
Published in
2 min readFeb 4, 2021

Se você já fez builds manuais, testes manuais e deploy manuais sabe que a chance de algo dar errado é considerável, afinal o ser humano está sujeito a distrações, fatores emocionais e cansaço, o que pode provocar a falha sistêmica. Pior ainda quando a falha acontece num processo manual, onde descobrir o erro pode ser bem custoso e estressante.

Para diminuir as chances de falha (que vão acontecer), ou de tê-las sobre controle, faz-se aplicável a automação de todos aqueles processos repetitivos que podem dar errado. Para isto, existe uma abordagem de trabalho chamada DevOps, que já abordamos em textos aqui no Medium, na qual as equipes de desenvolvimento e operação colaboram para desenvolver, testar, implantar e monitorar as aplicações com velocidade e qualidade.

DevOps está muito alinhado com práticas ágeis como ciclos curtos de entrega e excelência técnica. Através dela é possível juntar, testar e entregar continuamente as partes do software conforme forem sendo criadas e em caso de falha é possível saber em que etapa aconteceu no pipeline.

O Pipeline traz a ideia de um cano no qual dentro dele tem um fluxo de água e suas ramificações em tubulações. No contexto de DevOps, é necessário colocar seu software à prova (fluxo), passando por quantas etapas (tubulações) forem necessárias. Encontrar um erro em ambiente de testes é motivo de alegria, pois, significa que após corrigido é um problema a menos na mão do usuário final. Na figura abaixo temos um exemplo simples de pipeline que consiste em testes, algumas verificações e o deploy.

Caso você ainda não tenha implementado um pipeline no seu projeto, saiba que a qualidade e velocidade deste pode ser drasticamente melhorada com a aplicação. Existem várias plataformas de mercado para implementar, dentre elas as mais conhecidas são: travis-ci, circle-ci e gitlab-ci, onde todas funcionam de forma semelhante baseadas em arquivo de extensão *.yml para configuração.

Neste ponto, você já deve ter percebido o valor de se implementar um pipeline no seu projeto. Para isto, caso o pipeline seja complexo é interessante desenhar um fluxograma e então passar para o arquivo de configuração da sua plataforma escolhida. Provavelmente este esforço envolverá pessoal de desenvolvimento e operações para abranger o ciclo completo da aplicação.

Feito isso, imagine o ganho de não ter que fazer o processo de forma manual toda vez. Isso garante velocidade na entrega e melhoria de qualidade, além das consequências diretas, como redução de custos e cliente mais satisfeitos.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

--

--

Marcelo Maia
Tdx Oficial

Full Stack Development @TIVIT. Responsible for Product construction of WooBase. Learn more at https://www.woobase.com.br/