Construindo times colaborativos

Felipe Louzas
Jul 21, 2020 · 3 min read

A colaboração pode ser um tema desafiador para organizações dos mais variados tipos. De uma startup com menos de 10 funcionários até um escritório de uma empresa global, o espírito de comunicação eficaz e trabalho em equipe são fundamentais para alcançar as metas estabelecidas e aumentar exponencialmente os negócios.

A forma das equipes está mudando, novas camadas de complexidade foram adicionadas e promover uma forte colaboração já não é mais um diferencial e sim uma necessidade neste mundo VUCA no qual estamos inseridos.

Equipes não ficam mais no mesmo local físico no escritório, com acesso fácil por meio de curtas caminhadas a todos os setores da empresa. O aumento da adoção de ferramentas de colaboração online e a disseminação da internet em Cloud ressignificaram as formas de trabalho, que agora pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.

Incentivar a colaboração e promover o trabalho em equipe tornou-se pauta fundamental em discussões nas mais variadas esferas funcionais das organizações. Embora reconhecer as realizações individuais do colaborador estão acima e além, organizações colaborativas sabem que para obter o sucesso elas devem reunir pessoas para realizar atividades em um ambiente de confiança afim de criar uma cultura enraizada de colaboração.

Aqui estão alguns exemplos que demonstram como é possível acelerar o processo de aculturamento colaborativo:

Compartilhe uma visão

Toda boa equipe tem um propósito mútuo ao realizar suas atividades. Fornecer um objetivo e pedir que a equipe colabore com visões para a estrutura ajuda cada membro do time a comprar a meta e pode inspirá-los a serem sucedidos em suas atividades.

Estabeleça métricas

É fundamental responsabilizar cada colaborador de maneira transparente, para que todos tenham a visão geral de que seu desempenho está sendo julgado de maneira justa e equivalente. Crie métricas mensuráveis, tenha uma estratégia baseada em dados e adote um sistema equilibrado baseado em performance.

Incentive ideias

Crie um ambiente onde os membros da equipe possam compartilhar de forma livre seus pensamentos e ideias. Todos têm experiências diferentes e são capazes de apresentar soluções para problemas através de intuições criativas. Certifique-se de que todos sintam-se confortáveis ao expressar opiniões e conceitos.

Crie grupos de trabalho multifuncionais

Para estabelecer confiança e senso de pertencimento, crie grupos menores com metas atingíveis. Esses times com habilidades diversas, juntos, terão uma noção das preferências e conjuntos de habilidades dos outros, o que permitirá aprender e trabalhar de forma assertiva em objetivos comuns.

Essa abordagem permite que equipes tenham a chance de colaborar e aprender novas habilidades para que possam ver como contribuem para o sucesso geral.

Portanto, colaboração depende da disposição de união em busca de um objetivo comum, o que só pode acontecer em um ambiente de confiança. As pessoas precisam sentir-se seguras para dar e receber feedback genuinamente construtivo, inspiradas por uma meta comum e de ferramentas e oportunidades de conexão.

As empresas mais colaborativas têm práticas e programas diferentes que promovem a colaboração, mas o que eles têm em comum é que acreditam no poder de união para alcançar grandes feitos em equipe.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

TDX Oficial

Juntos, rumo ao extraordinário!

TDX Oficial

A TDX vai além: acreditamos que quanto maior a vontade de evoluir, maior a transformação, por isso apoiamos e direcionamos pessoas e negócios, colaborando para colocar soluções inovadoras na prática.

Felipe Louzas

Written by

Product Marketing Manager @TIVIT. Responsible for Growth Marketing, Inbound Marketing and Customer Engagement of TDX.

TDX Oficial

A TDX vai além: acreditamos que quanto maior a vontade de evoluir, maior a transformação, por isso apoiamos e direcionamos pessoas e negócios, colaborando para colocar soluções inovadoras na prática.