Gestão de Projetos, hoje!

Fernando Teixeira
Tdx Oficial
Published in
4 min readOct 8, 2020

Para entender quais são as melhores práticas de gestão de projetos e como lidar com a variedade de metodologias que a permeiam, é necessário entender um pouco sobre sua definição.

Como nenhuma verdade é única, trago três das definições mais utilizadas no mercado.

  • O Phd da Universidade de Illinois Harold Kerzner, Define que um projeto pode ser considerado como uma série de atividades e tarefas que tem um objetivo específico, com foco na criação de valor de negócio, a ser completado dentro de certas especificações, define datas de início e término, tem limites de financiamento (se aplicável), consumem recursos humanos e não humanos (ou seja, dinheiro, pessoas, equipamentos) e são multifuncionais (isto é, atravessam várias linhas funcionais).
  • Segundo o Turner, refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, tático).
  • O Instituto de Gerenciamento de Projetos PMI (Project Management Institute), define gerenciamento de projetos como sendo um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Destaca também que Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir os seus requisitos. E que o gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos processos de gerenciamento de projetos identificados para o projeto.

Para nós, Gestão de projetos também é um conjunto de práticas, mas nossas práticas não são estáticas, acreditamos na melhoria contínua e para que ela possa ser verdadeira é necessário sempre serem testadas, e se em algum momento não faça mais sentido utilizar uma prática ou outra, seja possível troca-la, então definimos: gestão de projetos é um conjunto de práticas que serve de guia a um grupo para trabalhar de maneira produtiva.

Em um mundo cada vez menos singular e mais plural, as big companies começaram a perceber que a chave para o sucesso dos seus produtos não estão focadas em suas soluções e sim nas necessidades do seu cliente, deixamos de ter um mindset Product Centric, e olhar mais por um lado Customer Centric, porém sabemos que a forma mais inteligente é balancear esses dois mundos.

E por isso assumimos um papel de evangelizadores, em uma metodologia que trabalha em cima de entregas de valor, entendendo que a melhor forma de entregar um produto de sucesso, é a descentralização do mesmo, focando não na entrega final e sim em sua melhoria contínua, visando o desenvolvimento de novas soluções, sistemas ou produtos de software. E posso afirmar com toda certeza, que essa metodologia requer habilidades que combinam arte e ciência.

Mas qual é essa metodologia afinal?

Muitos de vocês já ouviram falar dela, ou até menos já exercem essa metodologia, a Metodologia Ágil.

Todas as empresas tem passado, nos últimos anos, por várias mudanças disruptivas decorrentes da instabilidade natural sofrida na economia mundial. E com isso, nasce novos segmentos de mercado, modelos de negócio e a predominância da tecnologia em todos ambientes. Não podemos negar como é incrível a capacidade das Startups crescerem exponencialmente em poucos meses.

Esses são alguns fatores que fomentam novas habilidades nesse cenário, como a capacidade de se adaptar, agilidade, planejamento voltado para tendências e estratégias de gestão de projetos.

Diante dessa nova realidade, a importância de uma melhor gestão de custos, alocação recursos e a procura das melhores ferramentas, se torna de suma importância na eficácia dos projetos, pois cada vez mais não só o mercado está mais exigente, como os clientes estão mais antenados em suas necessidades.

E acreditamos que promovendo a disseminação de conhecimentos que envolvem o gerenciamento de projetos é um bem muito valioso para nossa companhia.

Mas qual a diferença entre projetos Ágeis e projetos Tradicionais?

Podemos dizer que nos métodos tradicionais de gestão, é seguido um modelo sequencial, ou seja, uma etapa deve ser executada após a outra, sendo assim, uma demanda não pode ser iniciada enquanto a anterior não for concluída., com uma visão que apenas seja executado o que foi planejado, sempre focando no resultado final, entendendo que o produto só fará sentido quando for entregue concluído, que apenas com 100% do projeto cumprido é que o cliente perceberá algum valor.

Acredito que a principal diferença dentro da metodologia tradicional é que ela não permite a flexibilização em relação as mudanças. E qualquer mudança que aparece no meio desse processo é vista com uma grande preocupação e não no aspecto de melhorias da solução.

Já na metodologia ágil, a preocupação com custo, qualidade e prazos são as mesmas do método tradicional, mas com o diferencial da flexibilização das mudanças e a forma de encarar as mesmas, de uma ângulo que você possa controla-las e gerencia-las como pontos de melhorias e não “falhas”, pensando sempre na entrega de valor para o cliente.

Temos que ter em mente, que a escolha da metodologia é importante não somente para se ter sucesso no processo, mas principalmente, no máximo de valor gerado para o cliente. Ambas metodologias têm vantagens, e se o perfil do cliente peça por um método mais tradicional, temos a opção utiliza-las de forma em conjunta e em total harmonia, precisamos entender que muito mais do que uma metodologia, o foco é sempre a aceleração dos projetos.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

--

--

Fernando Teixeira
Tdx Oficial

Group Product Manager | Product Lead | Head of Product | Mentor Specialist in Digital Product Development and Growth - see more at hackblue.com.br