GitLab para todo o ciclo de vida do DevOps

Fernando Teixeira
Tdx Oficial
Published in
3 min readOct 29, 2020

Você que é do mundo da tecnologia, já deve ter pelo menos ouvido falar do Git, considerado o arroz com feijão de todo desenvolvedor, mas se ainda está no armário de Narnia, não tem problema. Vamos te resgatar! É importante entendermos toda a dinâmica que o Git fornece. Dessa forma, conseguimos extrair o melhor de todos os mundos.

O Git é uma ferramenta muito poderosa, como um sistema de controle de versão, serve para facilitar o rastreamento de alterações nos arquivos, te ajudando a organizar o seu trabalho. Imagina por exemplo, você precisa editar um arquivo, mas precisa manter um histórico dessas alterações, que com certeza ao decorrer do seu projeto serão muitas. O Git pode ajudá-lo a determinar exatamente o que mudou, quem o mudou e por quê.

E quando é um projeto grande? O Git é super útil para coordenar o trabalho entre várias pessoas em um projeto e para acompanhar o progresso ao longo do tempo. Você consegue colocar algumas tags como pontos de verificação, e como isso facilita a organização.

Com certeza o Git não é o único sistema de controle de versão existente...

Mas vamos lá, nosso foco hoje é GitLab!

O GitLab foi lançado em meados de 2011, distribuído sobre a licença MIT, sendo um gerenciador de repositório de software open source, permitindo que qualquer usuário da plataforma possa criar repositórios privados e públicos de forma gratuita e também que os desenvolvedores armazenem seus projetos em seus próprios servidores.

Com uma interface simples e intuitiva, possibilita que você desenvolva seus códigos online, utilizando um ambiente de desenvolvimento integrado, fornecendo ao usuário colorização de sintaxe básica para uma variedade de linguagens de programação como: TypeScript, JavaScript, CSS, LESS, SCSS, JSON e HTML.

Se tornando referência em integração com ferramentas de DevOps, o GitLab proporciona, nativamente, ferramentas de integração e entrega contínua, sendo um único aplicativo para todo o ciclo de vida DevOps, oferecendo as equipes de desenvolvimento todas as ferramentas necessárias para fornecer software seguro e de alta qualidade em velocidades nunca atingidas anteriormente.

Sabemos que a integração contínua e a entrega contínua , a infraestrutura em nuvem, a automação de testes e o gerenciamento de configurações compõem o básico dos DevOps e dependendo do tamanho do seu projeto, o CI/CD pode ser um grande trauma para configurar e difícil de implementar.

Em um ambiente ágil, os requisitos evoluem de forma acelerada ao longo do tempo e para o envio de recursos sem bugs, é extremamente importante ter um conjunto de testes automatizados e integrar código continuamente. Ter um ambiente de CI /CD adequado para fornecer a confiança para experimentar, implementar novos recursos e enviar atualizações rapidamente é fundamental.

O grande segredo que torna o Gitlab tão eficaz é a maneira como ele configura automaticamente as integrações e o pipeline necessário para deixar seu software mais rápido. Com o gitlab, seu código é automaticamente testado sobre qualidade, vulnerabilidades de segurança e problemas de licenciamento. Podendo ser empacotado e configurado para o monitoramento e implantação, dessa forma deixando aos Devs e Arquitetos tempo para dedicar-se à criação de um produto cada vez melhor.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

--

--

Fernando Teixeira
Tdx Oficial

Group Product Manager | Product Lead | Head of Product | Mentor Specialist in Digital Product Development and Growth - see more at hackblue.com.br