Qualidade e Segurança: como gerenciar processos de confiabilidade de códigos?

Felipe Louzas
Tdx Oficial
Published in
2 min readOct 21, 2020

--

Realizar a avaliação da qualidade é uma tarefa fundamental para o desenvolvimento de qualquer solução, visto que, ela está diretamente relacionada a alguns fatores: segurança, confiabilidade e, portanto, nas operações do próprio software.

É justamente por esses fatores que a máxima qualidade em qualquer codificação é tão importante para diversas equipes de desenvolvimento e operação, principalmente aquelas que trabalham em missões críticas de segurança, ou seja, processos que não podem falhar sob nenhuma circunstância.

Não deve existir nada pior do que passar dias criando linhas, algoritmos, iterações e bibliotecas, para no final descobrir que existem bugs, erros e diversas falhas de segurança. Além disso, na maior parte das vezes o problema não são as falhas, mas a compreensão do que foi codificado, ou seja, tudo fica tão confuso que é difícil entender a lógica do que foi programado.

Atualmente, existem diversas formas automatizadas para avaliar a segurança e a qualidade de um código dentro de diversos aspectos, desde encontrar bugs até deixar as linhas mais legíveis.

Quando o assunto é analisar a conformidade de códigos já existem opções que, graças a um sistemas de detecção de bugs, conseguem indicar qual parte do código pode dar algum problema. É possível ainda, gerenciar ações programadas, por exemplo, para evitar erros de inserção de códigos sem sentido.

Existem também ferramentas para avaliar o sentido estético, ou seja, se as linhas estão organizadas, confusas ou com informações não necessárias, podendo verificar inclusive o tamanho das linhas ou o espaço entre elas.

Ao avaliar um código, é possível ter diversos benefícios para a solução que está sendo programada.

Quando não há um planejamento, ações como criar variáveis extensas, nomes confusos e formatações sem sentido são extremamente prejudiciais para a qualidade do código fonte.

Curtiu esse conteúdo? Fique a vontade pra deixar o seu comentário e sugestões de melhoria!

Acesse agora TDX e conheça mais sobre como desafiamos e encorajamos a transformação dos negócios e pessoas.

Para mais conteúdos como esse, siga nossa publicação semanal aqui no Medium.

--

--

Felipe Louzas
Tdx Oficial

Product Marketing Manager @TIVIT. Responsible for Growth Marketing, Inbound Marketing and Customer Engagement of TDX.