Eu e Allini, uma das profissionais que tenho orgulho em ter ao meu lado em todos desafios.

3 Fatores de sucesso para minha jornada de liderança.

Luanahor
Team Kenoby

--

Quando eu entrei no mercado de trabalho nunca imaginei que eu assumiria uma posição de liderança, falar a verdade conseguir um emprego já foi algo tão competitivo que crescer em qualquer local parecia uma utopia.

Eu lembro como se fosse ontem de um processo seletivo que eu fiz para uma empresa que era meu sonho na época. Eu tinha 19 anos, já tinha trabalhado como recepcionista, área administrativa e estava como estagiária, a vaga também era de estágio, mas não era qualquer estágio, era meu sonho… eu li, reli tudo que eu poderia achar sobre a empresa, na época não era tão fácil saber sobre a cultura, como era o backstage, não se ouvi falar de marca empregadora. Mas fui lá! Com a cara e a coragem.

Tinham quatro pessoas do outro lado da mesa, apesar do clima leve eu estava me tremendo toda… Começou as perguntas e até então eu fui sobrevivendo. Até a pergunta que mudou minha vida: “Você se imagina no meu lugar?” foi a Gerente de RH da Unidade que me fez. Na minha cabeça passou mil coisas: “Se eu falar sim, ela não vai me contratar. Vai pensar que eu quero puxar o tapete dela, que quero a vaga dela”, “Se eu responder não, ela vai me achar sem ambição, que não vou me esforçar e nem buscar dar o meu melhor”. Juro, parecia uma eternidade e meus neurônios fritando. Resolvi optar em responder “SIM! Eu quero trabalhar e me desenvolver para que você seja promovida e eu possa assumir seu lugar um dia.”, ela sorriu e eu fui contratada!

Ela pode não saber, mas foi aí que a utopia de ser líder ficou de lado e passou a ser um objetivo. Eu comecei a entender que meu desejo era impactar de maneira positiva as pessoas ao meu redor, fazer com que as empresas que possam realizar sonhos. E foi nesse dia que a jornada iniciou.

Aprendi a liderar observando e fazendo várias perguntas aos líderes que passaram por mim direta e indiretamente. Sempre tentei entender o motivo de determinadas decisões e quando possível tomava as decisões com as orientações deles, aquele famoso “me traga soluções e não problemas”, então, eu sempre tentava fazer isso e questionava se estava ou não no caminho certo.

Claro que muitas, mais muitas vezes mesmo fiz várias coisas erradas e a maioria dos erros aconteceram porque eu tinha medo de falar “não sei”, “me ajuda”. Eu acreditava que a liderança sempre tinha que saber o que fazer, que não poderia mostrar que era uma pessoa com sentimentos, fraquezas e dúvidas também. Sabe aquela tal de hierarquia? Nunca gostei dela, mas sofri tentando me adaptar até que vi que não existe modelo ideal de liderança, uma receita de bolo e que sim você líder não é uma super heroína/super herói, você é uma pessoa assim como seu time e está tudo bem mostrar sua vulnerabilidade. Isso te faz ser humano e sair do pedestal que a hierarquia te coloca para sim ser líder, lado a lado.

E pode ter certeza, mesmo que você não esteja em uma função de liderança não significa que não tenham pessoas que te enxergam como líder, seja no trabalho, casa, sala de aula, comunidade...

Quando alguém me pergunta como cheguei onde eu estou, existe três pilares para minha resposta:

  1. Meus líderes que acreditaram em mim e aqueles que também não acreditaram (mas tiveram que engolir, rsrs)
  2. Meus erros e meus “não sei, mas vou aprender” que construíram a minha liderança e que me fazem evoluir todos os dias.
  3. Meu time, desde do primeiro quando eu tinha 23 anos, o de hoje e aquele que ainda será construído. Porque são as pessoas ao meu redor que me estimulam a compartilhar, aprender e reinventar, sempre.

Ninguém nasce líder e a liderança também não é uma cadeira, uma posição. Liderança para mim é uma eterna construção e jornada. É ser exemplo, saber do seu impacto na vida das pessoas, ter empatia, orientar, colocar a mão na massa e desenvolver as pessoas para que elas sejam melhores que você. É ser inspiradora, mesmo que cheia de defeitos, mas buscar a evolução com as pessoas que estão ao seu lado.

E você?! Me conta, o que fez diferença na sua carreira?

--

--

Luanahor
Team Kenoby

Curitibana de coração mineiro, vivendo em SP. Mamãe de 5 dogs, eterna aprendiz, apaixonada por desenvolver gente e potencializar resultados.