Como foi fazer uma transição de carreira de uma empresa tradicional para uma startup

Debora Peres
Team Kenoby
Published in
3 min readSep 29, 2021

Ano passado no meio da pandemia passei por um processo de autoconhecimento que mudou os rumos da minha carreira e da minha trajetória pessoal.

Desde pequena sempre quis mudar o mundo, quando escolhi um curso na faculdade, decidi fazer o que estivesse mais próximo do meu sonho de transformar: Relações Internacionais, me formei e já no período de faculdade fiz estágio em um órgão público, tinha uma rotina e processos bem definidos, mas sentia que estava faltando algo no meu dia a dia.

Passei por empresas consolidadas do setor de logística e automotivo, mas somente o diploma de internacionalista ainda não me dava a sensação de que realmente estava fazendo a diferença. No meio da pandemia, resolvi fazer uma transição de carreira e trabalhar mais próxima de um dos setores que dão suporte para as transformações dentro do mundo corporativo: Recursos Humanos.

Mas onde eu poderia trabalhar sem experiência prévia na área? Sabemos que o mercado muitas vezes exige até de profissionais júnior um CV mais robusto do que é possível na realidade. Foi quando conheci o Kenoby e descobri a peça que faltava: propósito. Trabalhar em uma empresa com um propósito bem definido, que faz contratações sem viés e direciona seus clientes no mesmo caminho, era o trabalho ideal para conseguir alcançar os meus objetivos.

Passei a fazer parte do time, por algumas semanas fiquei tentando encontrar uma ‘’pegadinha’’. Um lugar onde todos trabalham em equipe e eu realmente posso ser transparente quanto aos meus sentimentos e ideias? Não era possível, eu sempre aprendi que eu precisava me adaptar e me encaixar na caixinha que o mercado exigia, que a única possibilidade de ser eu mesma seria antes das 9h ou depois das 18h, não era possível ser real.

Trabalhar num local onde todos têm a mesma oportunidade de crescer e nunca terminar o dia sem aprender uma coisa nova, acrescenta mais conteúdo à minha trajetória de vida.

Estabelecer conexões reais, apesar de estarmos em trabalho remoto, é o grande desafio desses tempos de pandemia, mas o desenvolvimento pessoal e profissional que a experiência possibilita não tem preço.

Quando me perguntam que dicas eu daria para quem também sonha em mudar, acredito que três pontos são essenciais, não só para uma transição de carreira, mas também para encontrar o local de trabalho que faça sentido com seus objetivos pessoais, afinal passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando:

1 — Faça uma lista de coisas que você goste de fazer, é essencial o autoconhecimento antes de começar a se candidatar ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, pense não só no que você gostaria de fazer, mas também no que você é bom (aqui vale pensar não só nos trabalhos profissionais, mas também o que faz no tempo livre)

2 — Defina quais são seus valores que fazem parte de quem você é, ou seja, valores que são essenciais que fazem você ser a pessoa única que é;

3 — Procure um ambiente de trabalho que faça sentido com seus valores e uma posição em que você consiga trabalhar com o que faz de melhor, quando conseguimos conciliar as duas coisas, o sentimento de pertencimento torna-se um motivador diário.

Não existe fórmula mágica e o processo de autoconhecimento deve ser contínuo pois nenhum processo de mudança é fácil. Com isso, a determinação se torna um dos pilares principais para conseguirmos passar por esse processo. Não se esqueça que todo caminho novo precisa de um primeiro passo :)

--

--