Como o processo de recrutamento interno pode ser uma grande oportunidade de crescimento

Heloisa Dantas
Team Kenoby
Published in
4 min readSep 10, 2021

A oportunidade de crescimento e o incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores sempre aparecem encabeçando a lista de coisas que os profissionais buscam em um emprego e que os faz permanecer no lugar que estão. Segundo uma pesquisa realizada pela Great Place to Work (2020), 46% dos colaboradores das 150 melhores empresas para trabalhar do Brasil responderam que o seu principal fator de motivação para permanecer nas empresas que estavam eram as oportunidades de desenvolvimento para que cresçam.

Comigo não foi diferente e passei logo a buscar empresas que não apenas se encaixassem com o que eu acreditava (aquele famoso fit cultural), mas que também me fornecesse desafios e oportunidade de desenvolvimento e crescimento. Foi aí que encontrei a Kenoby e foi um match perfeito❤️

Mas como saber se a empresa realmente promove o crescimento dos seus colaboradores?

Aqui na Kenoby levamos a sério o desenvolvimento de cada um dos membros e isso é notável desde a primeira conversa no processo de recrutamento e seleção, como também em todos os momentos que temos dentro da empresa. E uma das muitas formas que temos de incentivar o crescimento dos nossos membros é através do processo de recrutamento interno.

Estou aqui para contar um pouco sobre como foi participar do recrutamento interno da Kenoby.

Eu já sabia dessa preocupação da Kenoby com as pessoas, mas ainda assim foi uma surpresa quando em uma das primeiras reuniões de 1:1 que tive com meu líder, ele me perguntou sobre quais áreas eu gostaria de conhecer e talvez mudar no futuro porque ele iria me dar todo o apoio para que eu me desenvolvesse e crescesse dentro da empresa.

Imagina a minha surpresa quando, alguns meses depois, meu líder me chamou para me informar que tinha aberto uma vaga de recrutamento interno para a área que eu tinha interesse e que ele achava que eu deveria me inscrever. Como adoro um desafio me inscrevi, mesmo achando que talvez não estivesse preparada, mas eu estava disposta a aprender tudo o que tivesse que aprender e se não desse certo, pelo menos já ia conhecer um pouco mais do processo.

Terminada a inscrição, o frio na barriga já começou a aparecer. Eu tinha tomado a decisão certa? Eu estava pronta para passar por esse processo no momento? Para falar a verdade até agora não sei a resposta para a primeira pergunta, mas com certeza eu tinha tomado a decisão certa. O processo de recrutamento interno não somente foi construído de uma forma que me permitiu aprender muito sobre a área e me desafiar, como também me mostrou na prática os valores da empresa.

O #bettertogether do time me ajudou muito, pois todas as pessoas a quem procurei para pedir orientação de materiais de estudo e dicas de preparação foram extremamente solícitas e em poucas horas já estava com uma pilha de artigos, livros e sites. Então, estava na hora de pegar uma boa xícara de café e tentar aprender o máximo possível.

Os desafios começaram a surgir, cada uma das etapas trazia uma nova tarefa, sempre relacionadas com situações que representavam o dia-a-dia da área. Na primeira etapa tínhamos que construir um e-mail como se estivéssemos respondendo às demandas reais que a área recebe dos clientes. Já a segunda etapa representava um desafio maior para mim, tínhamos que apresentar um case montando uma reunião para o cliente.

A preparação para o case foi a etapa que mais me tirou da zona de conforto, até então a síndrome de impostora batia e eu não me achava a pessoa mais comunicativa do mundo, mas justamente por isso eu fui atrás de todos os materiais que me indicaram e busquei novas informações que me preparasse não somente para fazer uma boa apresentação, mas também para calar a voz de dúvida interior e mostrar que eu queria muito estar ali e que estava disposta a aprender.

A apresentação do case me mostrou que os piores cenários estão sempre na nossa mente e que quando nos preparamos conseguimos superar os nossos limites.

Enfim, o processo acabou. Parece ser clichê dizer que somente o fato de ter participado desse processo de recrutamento já tinha sido um grande processo de aprendizado e desenvolvimento. Ao fim do processo eu não só conhecia mais da área, como também aprendi um pouco mais sobre as minhas capacidades. Além disso, agora eu sabia que a possibilidade de crescimento não era apenas uma ideia, mas que poderia tornar-se real em algum momento. Nesse momento vi como o tanto que o processo tinha me desenvolvido e sabia que tinha chegado até ali graças ao apoio das lideranças e de todas as pessoas do time! Depois disso uma série de novos desafios começou, mas essa é uma história para outro dia rs

O processo de recrutamento interno pode trazer uma série de benefícios para a empresa e pode ajudar a fortalecer a cultura. Mas, principalmente, tem a capacidade de ajudar a encontrar e desenvolver os talentos que já existem dentro da empresa e a mostrar para os colaboradores que eles têm espaço para buscar novos desafios.

--

--