Como o trabalho remoto me tornou mais produtivo e mais feliz!

Fabricio Vieira
Team Kenoby
Published in
4 min readOct 14, 2021

Em um contexto não muito distante, eu me via vivendo experiências de trabalho bem desgastantes demais para o começo da minha carreira profissional, com a obrigação de acordar cedo todos os dias, perder de trinta minutos a uma hora no deslocamento de casa para o trabalho e vice versa, e até mesmo chegar no trabalho e não ter certo o que fazer na agenda do dia, o que me fazia sentir uma angústia de não ser produtivo aos olhos dos meus chefes.

Naquele cenário, eu também tinha certa autonomia, e hoje ao optar por fazer uma transição de carreira para algo extremamente novo para mim e iniciar um trabalho de maneira remota em uma empresa que me proporciona recursos, um ambiente e um caminho para evoluir de forma estruturada, acompanhada e humana, é algo que eu ainda não havia vivenciado em experiências anteriores. Confesso que não tem sido fácil, porém tem sido fantástico aprender algo do zero e já observar evolução em três meses de trabalho.

Atualmente o trabalho remoto me permitiu que, do conforto da minha casa, eu executasse minha função de maneira produtiva e com bastante autonomia. Claro que isso tem muito crédito da empresa ter me proporcionado um bom processo de onboarding, um ambiente super inclusivo, mesmo que todos estivéssemos trabalhando de maneira remota, e suporte da liderança e de todo time para que em um curto intervalo de tempo eu já conseguisse desempenhar um bom trabalho e ter evolução no desempenho das minhas atividades. Além disso, levando em conta que ainda não superamos o momento de pandemia, um ponto super relevante para me manter focado e com a mente saudável é o nível de segurança que eu sinto ao não precisar me expor ao risco neste momento. Com isso, descobri que o trabalho remoto realmente funciona e que eu consigo ser produtivo mesmo que à distância.

Outro diferencial que encontrei foi a mobilidade que adquiri desde que passei a precisar apenas de um notebook, um lugar com internet e um certo conforto para executar bem minha função, pois na medida do tempo que o cenário da pandemia vai melhorando com a imunização da população, passo a me permitir fazer coisas que ré energiza, como por exemplo, viajar, algo que sempre foi uma das minhas principais motivações, onde consigo conhecer uma nova cultura e ter a experiência de moradia sem deixar de lado as responsabilidades do trabalho, simplesmente porque consigo exercer minha função de qualquer lugar do mundo. E isso é o que mais se conecta com minha motivação para trabalhar, poder escolher fazer isso do conforto da minha casa ou de qualquer outro lugar que me faça bem.

E claro que eu não poderia deixar de falar sobre um dos principais comportamentos da geração Z, da qual faço parte, onde a identificação que tive com a cultura da empresa foi um dos motivos cruciais para uma boa adaptação e para me sentir parte do todo. Isso está alinhado também ao propósito que percebi na empresa, e certamente isso é algo que me faz todos os dias me manter engajado com relação ao papel que desempenho. Outros comportamentos que podem ser frutos da geração é o sentir-se bem por estar mais com a família, não perder mais tempo com deslocamentos para o trabalho e a progressão de carreira, aferindo assim maior qualidade de vida, e é justamente isso que me torna mais feliz com o que faço hoje.

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável e não um ser humano pleno. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.” Albert Einstein

Em meio a tudo que falei posso elencar os três principais pontos que me tornaram mais produtivo e feliz no trabalho remoto, sendo eles:

  1. Agenda:
    Foi por meio do recurso do google calendar que eu consegui algo que sempre quis no trabalho, planejar minha agenda semanal com blocos de atividades e compromissos a serem desenvolvidas e até mesmo quanto tempo dedico para cada compromisso, priorizando assim as tarefas que realmente importam.
  2. Espaço de trabalho dedicado:
    Seja em casa ou em qualquer outro lugar que eu viaje, sempre opto por um espaço de trabalho quase que exclusivo, na maioria das vezes o ambiente mais calmo do recinto, onde eu não seja interrompido durante o horário de trabalho. E claro, levando em conta que sou uma pessoa mais reservada e que trabalho me comunicando com clientes durante todo dia, prefiro estar sozinho no ambiente de trabalho sem outras pessoas fazendo barulho.
  3. Mobilidade:
    Como falei acima, esse tópico tem total influência sobre não só minha produtividade, como também sobre minha felicidade. Quando estou em movimento, viajando e conhecendo outras culturas tendo a experiência de moradia isso automaticamente reflete de maneira super positiva no meu nível de satisfação no trabalho e na vida pessoal.

O que vale ressaltar, é a importância de estarmos felizes com relação ao que fazemos no trabalho e o como isso impacta positivamente na vida pessoal, levando em conta que passamos a maior parte do nosso dia no trabalho isso acaba se tornando um fator crucial. E no meu caso, isso me motiva a seguir, porém esses gatilhos emocionais podem variar de pessoa para pessoa.

--

--