Como se preparar para testes de usabilidade?

Gabriel Sa e Farias
Team Kenoby
Published in
4 min readJan 10, 2020

Caiu aqui de paraquedas? Veja a página inicial do nosso guia:

Resumo

A preparação do teste é a etapa mais importante do processo. Nela você define como testar sua interface sem dar respostas aos participantes.

O principal entregável dessa etapa são as tarefas do teste de usabilidade. O ideal é que essas tarefas te ajudem a responder suas dúvidas sobre a interface, por exemplo:

  • Os recrutadores entendem a utilidade da funcionalidade de dinâmicas de grupo?
  • Os recrutadores conseguem agendar entrevistas individuais no painel?
  • Os recrutadores conseguem usar o filtro de educação na página de triagem?

Você pode ter muitas dúvidas, isso é normal, ainda mais quando você está testando uma interface nova. Mas quanto às tarefas, o ideal é manter entre 3–5, para não tornar o teste cansativo.

Depois de montar suas tarefas, você terá que pensar sobre recompensas para os participantes, recrutamento e agendamento.

Nesse artigo, vamos explicar mais detalhes cada um dos passos! 🤓

Inicie com as dúvidas sobre a interface

Quando você está criando algo novo, as dúvidas que aparecem são mais abrangentes, como:

A. Será que as pessoas vão entender a utilidade da funcionalidade XYZ?

B. Será que as conseguem chegar até o final do fluxo sem erros?

Já quando você está testando algo que está no ar, as dúvidas costumam ser mais específicas, como:

C. As pessoas conseguem usar o filtro XYZ da página ABC?

Para cada tipo de dúvida (A, B e C) existe um tipo de tarefa!

Monte as tarefas do teste de usabilidade

Como citado acima, o ideal é não exagerar no número de tarefas. Seu objetivo é criar um teste que responda suas dúvidas e não seja cansativo para o participante.

Então, tente não colocar mais do que 5 tarefas. Assim, você pode ficar a vontade para fazer perguntas, enquanto a pessoa executa as tarefas. Tudo dentro de um período de aproximadamente 1 hora.

Veja os tipos de tarefas e como elas podem responder suas dúvidas:

Tarefas de impressão

Esse tipo de tarefa é a melhor para responder a dúvida A. Nela, você deve pedir para os usuário olhar alguma página e explicar o que ele entendeu.

Como essas tarefas são são fáceis e não exigem conhecimento prévio, costumam servir como um bom quebram o gelo. Além de serem boas para fazer transições de contexto, se você precisar testar partes diferentes da interface.

Tarefas exploratórias

Esse tipo de tarefa é a melhor para responder a dúvida B. Nela, você deve criar um cenário genéricos, para incentivar o usuário a navegar pela interface.

Essas tarefas costumam ser as mais importantes, por te darem a oportunidade de observar o participante usar a interface de forma livre e fazer perguntas durante o processo.

Você provavelmente terá no mínimo 1 tarefa dessas no seu teste, mas não muitas. Elas são as mais demoradas!

Tarefas direcionadas

Esse tipo de tarefa é a melhor para responder a dúvida C. Nela, você deve criar cenários específicos, para guiar o usuário para um ponto da interface.

Essas tarefas te ajudam a validar se alguma interação específica está funcionando bem. Interações que talvez o participante não fizesse em tarefas mais exploratórias.

Pronto para começar? Veja nosso modelo de tarefas do teste de usabilidade:

Reflita sobre recompensas pela participação

A recompensa pela participação pode variar bastante conforme o perfil do seu cliente. Mas no geral, não é muito recomendado dar dinheiro.

Para evitar recompensas em dinheiro, você pode pensar em presentes que reforcem a sua marca, como camisetas, canecas, entre outros brindes.

Outra alternativa são presentes fáceis de serem enviados (principalmente para testes de usabilidade remotos), como cartões de presentes virtuais.

Recrute os participantes

O método de recrutamento também varia bastante conforme o perfil do cliente. Mas o número ideal de participantes para esse tipo de pesquisa está entre 3–5.

Na Kenoby, temos basicamente 2 grandes perfis de clientes, os profissionais de RH e os candidatos.

Para recrutar profissionais de RH, nós geralmente conversamos com pessoas do nosso time de Vendas e Customer Success. Depois disso, colocamos os clientes numa planilha, para acompanhar quais pesquisas eles já participaram.

Já para recrutar candidatos, podemos ir em balcões de emprego, estações de metrô, cafeterias, etc.

Pronto para começar? Veja nosso modelo de planilha de participantes:

Agende as entrevistas

Para agendar entrevistas, você pode alinhar as agendas 1 a 1, por email, mensagem, etc. Mas existem ferramentas que facilitam esse processo de agendamento como o Calendly ou o YouCanBookMe.

--

--

Gabriel Sa e Farias
Team Kenoby

Designer de Produto na Nova Escola e Fundador da 7bits (https://7bits.cc), uma consultoria especializada UX/UI design.