Processo seletivo da Kenoby: uma jornada de aprendizado e desenvolvimento

Ciro Italiano Monteiro
Team Kenoby
Published in
8 min readJul 7, 2021

A Kenoby é uma HRTech que tem como propósito evidenciar o potencial das pessoas candidatas, e ajudar as empresas a identificar os melhores talentos. Para apoiar os profissionais da área de recrutamento e seleção lançamos também a nossa metodologia, o Método Saga, que posiciona o recrutamento como um processo científico e humano, capaz de fazer o match perfeito entre empresa, vaga e talento. Somos também uma empresa que cresce de maneira exponencial, e aí surge a pergunta: como é o processo seletivo para se tornar um Kenober? A empresa consegue aplicar na prática os conceitos apresentados na sua metodologia?

Não é por nada não, mas aqui na Kenoby sempre brincamos que em casa de ferreiro, o espeto é de…ferro! A implementação do Método Saga é um processo de aculturamento, e que, no nosso caso, está cada dia mais maduro! Vem comigo que eu vou contar pra você como são estruturados nossos processos de recrutamento e seleção.

Primeiro de tudo, acho que é super legal falar que utilizamos nossa plataforma para conduzir o processo de ponta a ponta. Ao identificarmos a necessidade de abrir uma nova posição, a liderança da vaga abre uma requisição no nosso App, que segue para o fluxo de aprovação. Ao ser aprovada, realizamos uma primeira reunião de alinhamento entre a área e o time de Gente&Performance, sempre representado pelas BPs e por mim, especialista em recrutamento e seleção.

No primeiro momento fazemos a definição do perfil ideal que vamos buscar. Quais são as competências comportamentais e técnicas obrigatórias, e as desejáveis para o bom desempenho da função. Fazemos uma avaliação interna do time para identificar a possibilidade de abrir um recrutamento interno, e caso não seja viável, começamos a estruturação para buscar novos talentos no mercado. A partir disso, definimos outros aspectos que fundamentam a estruturação da vaga:

  • Nome e descrição da vaga:

Buscando transparecer nossa cultura, com aspectos inclusivos, e deixando claro o que é esperado para aquela posição;

  • Arquitetura:

Métodos de recrutamento e seleção que serão aplicados, e o que cada um deles irá avaliar

  • E-mails:

De feedback positivo, negativo e de engajamento, quando necessário, personalizando etapa a etapa do processo.

Esse momento de arquitetura da vaga é realizado todo em conjunto, afinal de contas são as nossas diferenças que nos completam, e isso faz toda diferença no momento de estruturação do processo seletivo, principalmente para reduzirmos ao máximo o viés.

Requisição de vaga aprovada, partimos para a criação da vaga dentro da plataforma, já com a arquitetura e o plano de comunicação todos estruturados, partimos para a divulgação da nossa vaga.

Mas espera um pouco. Como é a arquitetura da vaga aqui na Kenoby? Quais são os testes e demais métodos que são aplicados no recrutamento?

Vamos lá, temos algumas etapas que são padrão em todos os processos, e se você conhece um pouco do nosso trabalho já deve imaginar quais são, né?

Sempre começamos os processos com nosso teste de fit cultural. Temos isso como pré-requisito: não adianta contratar a pessoa com as melhores competências técnicas da vaga, se ela não for aderente à nossa cultura. O teste de fit cultural nos auxilia a encontrar um match entre os valores das pessoas candidatas com os valores da empresa. Existem inúmeros benefícios de selecionar pessoas através de ferramentas de fit cultural, como a redução do turnover, aumento da inovação e colaboração entre os colaboradores, além de um aumento na produtividade e satisfação.

Outro teste que está presente em todos os nossos processos seletivos é o nosso mapeamento de perfil comportamental. Ele não é um teste eliminatório, afinal de contas, não existe certo ou errado neste caso. Ele apenas realiza um mapeamento que nos permite conhecer melhor a pessoa candidata, e oferece também uma devolutiva para a pessoa candidata mostrando seus pontos fortes e os que podem ser desenvolvidos. Então, de maneira geral, esse teste fica na nossa última etapa de testes, sendo sempre analisado como diferencial no recrutamento. E por fim, outro teste que aparece com bastante frequência em nossos processos é o teste de habilidades cognitivas. Conforme apresentado em diversas pesquisas, as habilidades cognitivas de uma pessoa podem predizer até 80% do desempenho dela no trabalho. Isso acontece porque boa parte das nossas atividades envolvem decisões e resoluções de problemas que envolvem as capacidades cognitivas. Esse é o teste que possui maior correlação com performance, daí vem a importância da sua aplicação. Quanto mais estratégica for a vaga, maior a nota esperada.

Demais testes variam de acordo com a necessidade da posição, mas é muito comum aplicarmos questionários técnicos relacionados à área de atuação, como questionários de vendas e atendimento. Posso dar um spoiler? Estamos desenvolvendo nossos próprios testes situacionais, de vendas e atendimento. Estes serão grandes diferenciais na arquitetura das nossas vagas, principalmente para reduzir ainda mais o viés, e evidenciar o potencial de cada pessoa candidata.

Para as pessoas candidatas que forem aprovadas nas etapas de testes, possuímos ainda duas entrevistas:

  1. Entrevista fit cultural: sempre realizada pelo time de Gente&Performance junto com alguma pessoa da área de atuação da vaga (de preferência um futuro par). Em alguns processos, principalmente de vagas mais estratégicas, nosso próprio CEO é responsável por conduzir essa etapa;
  2. Entrevista técnica: com a liderança da vaga e um futuro par da pessoa candidata.

Voltando então ao nosso processo: seguimos com a divulgação da vaga. Você pode encontrar todas as nossas posições em aberto na nossa página de carreiras, e também nas nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram, e, agora também, no nosso Telegram!

Para algumas posições trabalhamos também com o processo de busca…mas o que isso quer dizer mesmo? Que invariavelmente você pode ser abordado por nosso time, seja porque te encontramos no nosso banco de talentos, ou em pesquisas no LinkedIn mesmo! Por isso é super importante quando participar de um processo com a gente, se dedicar nos testes que são aplicados nas vagas, e também manter o perfil atualizado, pois podemos fazer contato quando você menos esperar…eu mesmo fui contratado assim, mas aí é outra história ;)

De maneira geral, as pessoas que se candidatam às nossas vagas, passam por algumas etapas de testes, visto que eles são excelentes aliados quando se busca fazer uma investigação cuidadosa de habilidades. Além disso, inúmeras pesquisas ofereceram o embasamento científico para confirmar a capacidade dos testes para predizer desempenho, que pode chegar a mais de 90% de acurácia, daí a importância da aplicação nos processos seletivos. Após a realização dos testes, como contei um pouco antes, temos as nossas entrevistas.

A ideia do processo seletivo é que seja sempre uma troca, uma jornada de aprendizado e desenvolvimento da empresa e da pessoa candidata. As nossas entrevistas são sempre semiestruturadas, ou seja, temos um roteiro como guia, porém com a possibilidade de analisar uma resposta completa e livre por parte da pessoa candidata, o que nos permite comparar as pessoas diretamente a partir da qualidade ou complexidade das suas respostas. E no final sempre deixamos um tempo para a virada de mesa, como costumamos dizer. Ou seja, abrimos espaço para as pessoas candidatas nos entrevistar, e tirar qualquer dúvida ou curiosidade sobre a vaga, a empresa, e por que não sobre nós?

Em alguns processos nós buscamos aumentar o engajamento das pessoas candidatas, seja através de e-mail, telefonemas, e se a pessoa tiver abertura, até por WhatsApp. Mas caso a pessoa não receba nenhum contato nosso até a etapa de entrevistas, a entrevista de fit cultural, que costuma ser a primeira entrevista dos nossos processos, pode ser o primeiro contato da pessoa com alguém aqui do nosso time. Por isso, a participação de alguma pessoa da área de atuação da vaga é super importante nesse primeiro momento. Ajuda a trazer de maneira mais clara como é o dia a dia, e os desafios que a pessoa vai enfrentar caso seja aprovada no processo. Empatia no recrutamento é fundamental para garantir uma boa experiência para as pessoas candidatas! É nesse momento que analisamos se a pessoa candidata está alinhada com os nossos valores: #JustSayIt, #BetterTogether, #ThirstForKnowledge, #BeCustomerholic e #MakeItYours.

As entrevistas técnicas possuem o mesmo fundamento: são sempre semiestruturadas, com um roteiro nos guiando e permitindo a comparação das respostas entre as pessoas candidatas. Elas são sempre conduzidas pela liderança, direta ou indireta, ou seja, nossa equipe de coordenação, ou C-level, respectivamente, e acompanhadas por uma pessoa do time de Gente&Performance, ou por outra pessoa da área de atuação. Ter mais de uma pessoa nas etapas de entrevistas é fundamental para reduzir o viés, e garantir um processo mais eficaz!

Com a aprovação nas etapas de entrevista, que podem possuir ordens diferentes de acordo com a vaga, partimos para a etapa de negociação e proposta. Aqui é o momento de confirmação das expectativas, e validação de alguns pontos que confirmam o interesse em fazer parte do team Kenoby. Sempre alinhamos a expectativa em relação aos valores no decorrer do processo para não gerar nenhum tipo de frustração para ambas as partes.

Com o aceite da proposta em mãos, ainda temos trabalho a fazer! Duas coisas são fundamentais para que o processo seja encerrado com sucesso:

  • Feedback para 100% das pessoas candidatas;
  • Encerramento da divulgação da vaga (caso ainda não tenhamos finalizado a divulgação após o atingimento de um bom número de pessoas candidatas para trabalharmos a vaga).

O feedback é fundamental para garantir uma boa experiência para todas as pessoas participantes do processo! Em nossos processos o feedback é dado conforme o andamento do mesmo, não deixamos tudo para o final. Quanto mais avançada a pessoa estiver, mais personalizado será o retorno. E, além disso, analisamos todos os perfis que chegaram nas etapas mais avançadas, e caso identifiquemos um fit, criamos uma forma de identificar o perfil para retomarmos as conversas em futuras oportunidades.

E a pessoa que foi contratada? O processo já foi encerrado? Não! Após o aceite, consideramos que já é iniciada a integração no nosso time. Nosso time de Gente&Performance inicia o contato para acertar a parte burocrática da contratação, e a liderança mantém contato e fica à disposição para sanar qualquer dúvida e ajudar caso a pessoa precise. Enviamos um kit de boas-vindas, e o roteiro da integração, com todas as orientações, boas práticas, ferramentas de trabalho e informações que a pessoa vai precisar para começar o trabalho com a gente a todo vapor!

Hoje toda a equipe trabalha remotamente, e contratamos pessoas espalhadas por todo o Brasil, de Norte a Sul! Ainda faltam alguns estados para preenchermos todo nosso mapa, então sempre que encontrar uma vaga nossa sendo divulgada, por que não se inscreve e vem fazer parte desse time incrível que não para de crescer?!

Se você tem interesse em se desenvolver, sede por novos desafios, e vontade de trabalhar em uma empresa que vive seus valores no dia a dia, acompanhe sempre nossa página de carreiras, e não deixe a oportunidade passar quando encontrar uma vaga que se identifique. Venha fazer parte desse gigante coração azul, vem ser #team.kenoby.

Referências

Hunter, J. E. (1986). Cognitive ability, cognitive aptitudes, job knowledge, and job performance. Journal of vocational behavior, 29(3), 340–362.

Van Iddekinge, C. H., Aguinis, H., Mackey, J. D., & DeOrtentiis, P. S. (2018). A meta-analysis of the interactive, additive, and relative effects of cognitive ability and motivation on performance. Journal of Management, 44(1), 249–279.

--

--

Ciro Italiano Monteiro
Team Kenoby

Engenheiro curioso, que embarcou no universo de startup e agora se aventura no mar de R&S. Cerveja gelada, pessoas, resultados e uma boa risada.