Como descobrir seu fluxo de entregas com o CFD.

João Reis
Tech@Grupo ZAP
Published in
4 min readNov 9, 2016

Motivado pelas ultimas conversas com meus amigos e "parceiros de firma", Figaro e Thiago, resolvi escrever um pouco sobre o Cumulative Flow Diagram (CFD), que tem nos ajudado a descobrir a fluidez das entregas de alguns de nossos times no VivaReal.

O que é ?

O CFD é um gráfico baseado na observação de Fluxo de forma cumulativa. O que? calma! você já vai entender tudo isso!

Como todos nós sabemos, balas de prata não existem. Portanto, gerar falsas expectativas a respeito de uma ferramenta pode ser bastante perigoso e frustrante. Quero, então começar essa conversa limitando o que é e o que não é um CFD.

O que é: Uma ferramenta para…

  • Rastreamento e tendência em relação a fluidez do time;
  • Indicador visual para utilização no processo de melhoria contínua ;
  • Visualizar gargalos e WIP (Working in Progress).

O que não é: Uma ferramenta para…

  • Substituir o Gantt chart de uma forma cool;
  • Prever o futuro;
  • Amarrar contratos.

Como funciona.

Com expectativas devidamente alinhadas vamos então à matéria prima da construção do gráfico CFD: A vazão, ou taxa de entrega (TE).

Entende-se por vazão a quantidade de itens por unidade de tempo. John D.C. Little, elaborou uma lei (Lei de Little) que fala um pouco disso:

“Um ‘sistema de filas’ consiste em objetos discretos chamados ‘itens’ que ‘chegam’ a alguma taxa ao ‘sistema.’ Internamente ao sistema, os itens podem formar uma ou mais filas e em algum momento recebem o ‘serviço’ e saem.”
John D.C. Little e Stephen C. Graves

O que isso significa? Bem, trabalhamos em um sistema de filas (seja com Kanban, Scrum, ou qualquer outra metodologia) portanto, a todo momento os itens estão saindo de um estado, e entrando em outro até serem entregues. Esse “movimento” é o que chamamos de vazão.

Tendo esse conceito em mente, vamos explorar o CFD tentando visualizar o conceito acima, e as informações que ele pode nos proporcionar em relação a vazão do nosso time.

Lendo o CFD.

A leitura do CFD é muito simples : número de histórias acumuladas em uma fila (y) em um período de tempo (x) como mostra a figura abaixo:

Estabilidade de Sistema

Estabilidade é quando temos constância em nossa vazão. Graficamente podemos perceber a estabilidade quando uma taxa de Entrada segue o mesmo padrão de uma taxa de saída como na figura a seguir:

Nada nos garante que um evento extraordinário venha tirar a estabilidade do nosso fluxo, mas a busca por uma estabilidade das taxas de entrada e saída, nos permite responder com mais assertividade a famigerada pergunta: — "Quando fica pronto?". Se o CFD nos mostra que levamos por exemplo 10 dias para entregar 5 itens, quanto levaremos para entregar nosso backlog de 25? Uma "regra de 3" pode rapidamente nos responder que a tendência para entrega do backlog é de (25*10)/ 5 = 50 dias.

Leitura de WIP e Cycle Time

A lei de Little ainda nos diz mais algumas coisas interessantes:

O aumento da quantidade média de trabalho em andamento (WIP) tem o efeito de aumentar o tempo médio que cada item leva para ser concluído.

Confuso? Vamos pensar um pouco nessa afirmação olhando para a figura abaixo:

  • WIP: É a distância entre a linha Doing e a Done na vertical;
  • CT: Cycle Time, é distância na horizontal entre as duas linhas;
  • TE: É taxa de entrega é a quantidade de itens entregues dentro de um Cycle Time que pode ser expressa pela seguinte fórmula:
    WIP / CT = TE

O que todos esses números querem dizer? Vamos por partes!

  1. Se nosso WIP for, por exemplo 6 e nosso cycle time 3 teremos uma Taxa de entrega igual a 2 (6/3 = 2) ou seja, em média meu time leva 2 dias para entregar 1 item .
  2. E se meu WIP for 9 ao invés de 6?
    Teremos a seguinte relação: 9/3 = 3, portanto em média baseado nesse novo WIP, meu time leva 3 dias para entregar 1 item.

Perceberam todas as relações? Com a subida da linha Doing de 6 para 9, minha taxa de entrega passou a ser de 3 dias e não mais 2 , comprovando o que diz o trechinho da lei de Little supracitado.

Todos esses cálculos são apenas para dizer que a chave do sucesso na utilização do CFD está em observar o aumento do WIP e sua relação com a vazão (Taxa de Entrega) . Sabe aquela sensação de muito trabalho e pouco resultado, pode ser por conta de uma anomalia relacionada a falta de controle do WIP.

No próximo post abordarei com mais detalhes essas anomalias de fluxo. Por enquanto recomendo fortemente as seguintes leituras que inspiraram esse post:

--

--

João Reis
Tech@Grupo ZAP

Husband to Cristina, father to Malu and Clarinha, I’m an Agilist that loves Visual Thinking and to draw little monsters in my freetime.