Figaro
Figaro
Mar 12 · 3 min read

No Grupo ZAP nós gostamos de transparência.

Não só gostamos, na verdade. Somos fanáticos. Obsessivos. Quase viciados. Perseguimos a transparência como o Coiote persegue o Papa-léguas, só que com uma taxa maior de sucesso :-)

No dia a dia, isso se traduz em pequenas ações, como as relatadas abaixo:

Nossos canais no slack são públicos

Praticamente todos os times tem canais públicos no slack. E não existe regra alguma que proíba os times de criarem canais privados.

O que fazemos é provocar. Por que canais privados? O que ganhamos com isso? Quais assuntos são sensíveis o suficiente para justificarem um canal privado? Se não conseguimos responder nenhuma dessas perguntas satisfatoriamente, voilà…surge um novo canal público.

Nossa tribe leader Juliana Andrade dando uma aula sobre "como provocar transparência"

Quer saber mais como nos organizamos no slack? Confira aqui.

Nós temos um review de entregas divertido…e OPCIONAL!

É chamado "Beers&Cheers" e acontece uma vez por mês. Os times são convidados a mostrarem, num auditório, para quem quiser participar, o que entregaram. Tomamos cervejas (tem refrigerantes e sucos também, mas por algum motivo não está no nome do evento 🤔 ) e comemoramos cada entrega.

Fazemos um streaming do evento no workplace (facebook corporativo de toda a empresa) e o vídeo resultante fica, portanto, gravado e de fácil acesso para toda a empresa num grupo…público, claro!

Falamos abertamente sobre nossos erros e aprendemos com eles.

Errar é esperado. Aprender com os erros também. Trechos retirados da nossa cultura:

Entendemos que, no processo de criar o novo, há aprendizagem. E onde há aprendizados, há erros. Reagimos rápido: erramos rápido e corrigimos rápido;

Não ficamos caçando culpados para os erros. Caçamos soluções e solucionadores. Energia boa gastamos na solução, não nos problemas;

Parece lindo, não? Bom demais para acreditar que fazemos isso no dia a dia, certo? Errado!

Rodrigo Russo mostrando que erramos rápido, corrigimos rápido e não ficamos caçando culpados. Reparem nos reactions positivos da mensagem :-)

Quer conhecer mais sobre nossa cultura? Veja nossa cartilha de cultura

E a cerimônia mais f0D@ de todas cerimônias já vistas em todos esses anos nessa indústria vital…o TOWNHALL!

O townhall é um encontro quinzenal onde discutimos os temas mais polêmicos. Os participantes propõem assuntos num board do github (outro vício nosso, fazemos TUDO no github, mas esse assunto vale outro post 😉 ) e recebem votos. No dia do evento, discutimos a maior quantidade de assuntos possíveis, começando pelos mais votados. Como sempre, fazemos streaming para os que não puderam comparecer assistir quando quiserem. É um evento opcional, mas frequentemente lotado.

E porque isso é tão legal? Porque falamos de qualquer coisa. QUALQUER…COISA…

Para se ter uma ideia do tipo de assuntos que já surgiram num townhall, tivemos questionamentos sobre estratégia de produtos, quisemos saber sobre motivos de desligamentos, questionamos VPs e suas áreas, ferramentas de comunicação, planos de saúde, qualidade do que fazemos, regras de bônus, como adotamos agilidade, ferramentas de comunicação (sim, eu sei que já escrevi e não, não foi por acaso. Já reclamamos disso algumas vezes 😂)…deu pra entender, né?

Nossa BP Maria Alice Heder "prestando contas" sobre insatisfações de alguns com o plano de saúde.

É claro: o townhall não seria possível se não tivéssemos transparência como um dos pilares fundamentais da nossa cultura. Sabemos que podemos falar sobre qualquer assunto, questionar qualquer decisão ou expôr nossas opiniões publicamente sem nenhum tipo de represália.

E é isso que torna esse evento tão F0D@!!!

Não acredita? Vem conferir!

Apareçam pra um café! Adoramos receber visitas, bater papos, trocar experiências.

Também estamos contratando!

Quer saber mais?

Tech@Grupo ZAP

Como fazemos tecnologia nos maiores portais de imóveis do Brasil

Thanks to André Maldonado, Eduardo Santos, Bruno Schreiner dos Santos, and anita

Figaro

Written by

Figaro

Tech@Grupo ZAP

Como fazemos tecnologia nos maiores portais de imóveis do Brasil

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade