Política, futebol, propósito e cultura empresarial

Figaro
Tech@Grupo ZAP
Published in
3 min readSep 21, 2016

Recentemente me mudei. Encontrei no VivaReal um apartamento que ficasse à uma distância próxima o suficiente para que eu pudesse me deslocar de bicicleta até a empresa. Em um determinado dia da conturbada semana onde tivemos o impeachment de um presidente em exercício e diversas manifestações localizadas no caminho "ciclístico" que me desloco reparei em diversas frases de protesto pintadas na ciclovia.

Isso me fez pensar muito sobre como recentemente a política brasileira está sendo encarada como o novo "Campeonato Brasileiro", MEU time contra o SEU, olho gordo para os deputados de SEU time caírem na lava-jato, comemoração quando um novo escândalo de corrupção envolvendo alguém do SEU time surge. Ainda fazendo uma comparação com futebol, quando MEU time é desclassificado de um campeonato internacional faria mais sentido eu torcer pro SEU time porque, afinal de contas, melhor um vencedor brasileiro que de outro país, certo? Errado! O que acontece, na prática é que eu torço contra porque, se o MEU caiu, o SEU tem que cair também.

Comecei a tentar idealizar como seria um país perfeito. Pessoas apoiando propostas ao invés de partidos ou ideologias. Bons perdedores apoiando os vencedores porque, afinal, queremos um país melhor. Nada de campeonato brasileiro mas sim um desejo sincero de melhoria do país misturado com a compreensão de que nem sempre as decisões serão unânimes e tendo a certeza de que, mesmo assim, todos vão cooperar para que elas funcionem.

Num contexto menor, o mesmo acontece em empresas. Muitas vezes nos deparamos com política e decisões que nem sempre concordamos. E o bom e velho modo de agir estilo "campeonato brasileiro" aparece nesses ambientes também. Ficamos com o sentimento que é difícil lutar contra o sistema e nem lembramos que…são apenas PESSOAS. Sim, como eu e você. Todos querem o melhor para a empresa, ainda assim tenho certeza que todos já passaram por lugares onde era extremamente difícil convergirem as opiniões.

Eu acredito que dois fatores que ajudem a promover um ambiente melhor são propósito e cultura. É de extrema importância que a liderança deixe claro para todos o propósito da empresa (Que problema queremos resolver?) e a estratégia (Como resolveremos esse problema?), dessa forma os argumentos de quaisquer discussões serão apoiados nessas definições. Vamos fazer A ou B? Qual dos dois nos deixa mais próximo de nosso objetivo e dentro de nossa estratégia? Viu? Fácil assim :-)

Em relação à cultura o esforço é um pouco maior. Cultura é, parafraseando Edward B. Tylor, "…costumes e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Para garantir uma cultura que suporte a empresa em seu propósito, é necessário: Ter declarado publicamente os valores da empresa, contratar pessoas comprovadamente aderentes e incentivar comportamentos que promovam esses valores.

No VivaReal temos clara nossa missão ("Ajudar as pessoas a encontrar a casa de seus sonhos") e como vamos chegar lá. Temos públicos nossos valores, que nos guiam em decisões do dia a dia (particularmente, eu gosto muito do valor Estamos Juntos, que incentiva "Trabalharmos pelo bem coletivo acima dos nossos interesses pessoais"). Mas vamos além. Temos também nosso manifesto que nos inspira a ser a "melhor versão de nós mesmos".

Essa é nossa maneira de trabalhar juntos por um mundo melhor e deixar o "campeonato brasileiro" restrito apenas ao futebol mesmo :-)

--

--