Putz, Virei Gerente

Leonardo Lorieri
Tech@Grupo ZAP
Published in
10 min readOct 7, 2016

“Um pelo poder dois pela grana, tem muito cara que entrou pela fama”
Soldado do Morro — MV Bill

Sou da carreira de Operações, Administrador de Sistemas, ou SysAdmin como adoro ser chamado.

Aí chegou o momento de decidir: continuar se especializando ou virar gestor.

Se especializar depende muito mais de você do que dos outros, mais fácil de deixar rolar.

A carreira técnica é um porto seguro, sendo bom e comprometido é difícil ficar sem emprego.

A carreira de gestão é mais subjetiva. É difícil deixar claro em uma entrevista o seu valor, no que você é bom e em qual situação mostrou o seu melhor.

Alguns amigos que migraram tiveram dificuldade em encontrar oportunidades e outros até se arrependeram porque existem mais oportunidades de engenheiros de sistemas do que de gestores.

Em contra-partida, são poucas as empresas onde o técnico é valorizado e consegue progredir no mesmo nível de gerentes e diretores. Na maioria das vezes, são empresas grandes, burocráticas e que arriscam pouco.

Então, como ter poder, grana e fama e continuar fazendo o que gosta?

O problema é que eu ainda não me via no papel de gerente, me sentia diferente dessas pessoas gestoras.

Fiquei um tempo como coordenador de uma equipe de elite de operações e foi quando conheci gestores que eram mais o meu estilo, que fizeram eu me enxergar nessa posição e querer ser isso um dia.

Então achei que era a hora e comecei a tentar uma oportunidade.

E ela veio no VivaReal.

Esse texto está longe de ser profundo. Tenho muito pouco tempo de experiência para isso, mas são as primeiras impressões dessa nova jornada.

O VivaReal

Aqui um gerente não é o cara que manda e as pessoas obedecem incondicionalmente. É principalmente um mentor e parte importante das decisões do time.

O gerente tem o direito de cobrar, desde que tenha cumprido o dever de ter guiado o time para estratégias boas e feito o máximo possível para dar condições para que as coisas se realizem.

O principal papel do gerente no VivaReal é o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas do time, e nosso RH apoia os gerentes a realizarem um ótimo trabalho.

Desenvolver pessoas

Parece coisa de hippie, né?

Lendo qualquer artigo sobre carreira na internet, é unânime a insatisfação com os gestores, então começa a fazer sentido.

Quando você contrata alguém, é porque confia em seu trabalho e sabe que ela quer trabalhar em um lugar onde pode dar o melhor de si. Dar essas condições é o nosso papel como gerente.

Primeiro desafio: Mostrar o meu valor

Bom, me enganaram: ser chefe não é mandar em ninguém.

Sempre fui acostumado a chegar em uma empresa, resolver algum problema grande de maneira simples e conquistar a confiança do meu chefe. Mas como fazer isso sem mandar?

Conversei com o meu chefe e ele disse:

O seu sucesso não é mais seu. Você será reconhecido pelo sucesso das suas equipes, convencendo, motivando, apoiando e orientando.

Mas tirar de alguém de operações a possibilidade de resolver problemas imediatamente é como cortar uma parte de nós.

O que resta é tentar ter autoconfiança, confiar nas pessoas e esperar.
Segurar a ansiedade.

Ansiedade

Tudo vai dar certo. Talvez não da maneira que você achou que ia, mas vai dar. Tenha fé em você e no seu time.

http://dilbert.com/strip/2010-12-23

Amplificador

Logo que cheguei fiquei aterrorizado com a proporção que tomava qualquer coisa que eu fazia.

Coisas que antes relevavam, ninguém ligava, ou até achavam graça se tornaram coisa séria!

Depois do susto acho que entendi o por quê: pessoas estão depositando sua carreira profissional em você e querem ter certeza que você é merecedor. Pense num gerente de banco: você investiria todas suas economias em alguém que não te deixasse 100% confiante disso?

Confiança

Confiança se conquista, ouço isso desde sempre.
Quando era coordenador perguntei a um gestor e ele me disse:

- Mostre que você está jogando do lado do seu time sempre.

Pensamentos assim me fizeram ter vontade de virar gerente :)

Aqui no VivaReal uma ex-gestora falou:

- Ser gestor é se importar.

Também percebi ao longo da carreira enquanto observava outros gestores que estar presente faz toda diferença.

A receita era simples, mas não deu certo no começo.

Confiei muito rápido nas pessoas dos times e achei que estava tudo bem, reconhecia que eles faziam um ótimo trabalho e tomavam as melhores decisões.

Mas errei ao não deixar isso muito claro para eles. Só sorrir não basta.

Em qualquer treinamento de liderança a primeira lição é reconhecer os diferentes tipos de pessoas e como se comunicar com elas. Até acontecer, eu achava que era frescura.

Mudar

Bom, se comunicar é importante, mas mudar o jeito de falar é estranho. Não sou traidor do movimento, tenho minha personalidade!

Mas se comunicar bem não é ser falso nem mentir, é o contrário: é realmente se importar com as pessoas.

Não são as pessoas do time que tem que entender o gerente, ele que tem que se esforçar para ser o mais claro possível.

Para quem nunca treinou, é muito difícil.

Ninguém precisa ir contra seus valores, só entender que tem pessoas que precisam conhecer mais detalhes e outras menos, ou ter um plano a longo prazo, ou ter mais dados do que as outras.

Agradar a todos

Tentar agradar a todos é um dever, conseguir é um erro.

Saber dizer “não” é difícil. Sinceramente ainda não sei fazer isso bem, mas entender a frase acima é muito importante.

E o seu “não” é importante para o time, é por isso que você é gestor: para mostrar o caminho, ajudar a entender o que é certo ou errado, entender a medida das coisas, fazer concessões sem exageros que prejudicam o time como um todo.

Sua experiência é a contribuição que o time espera de você.

Dizer não quando estamos presente é mais fácil, mas dizer não sem nem saber o contexto das coisas já é bem complicado.

Saber ouvir

Esse é de longe meu maior defeito.

Não importa quanto eu me esforce, quanto eu tente, é o mais difícil para mim.

O meu parceiro do RH já conseguiu me ajudar a perceber as consequências de não ouvir, mas ainda falta muito.

Não ouvir é não crescer.
Não ouvir é não se importar de verdade.
Não ouvir é ser superficial com os problemas ao seu redor.

Se você pretende ser gerente, comece a treinar desde já.

Espero voltar em algum post e mostrar como consegui, torçam por mim.

Desenvolver pessoas, parte 2

Parece uma coisa muito simples.
Ainda mais quando você é uma pessoa experiente.

Na prática não.

Tem uma coordenadora no nosso time que está na terceira graduação, a outra sabe muito mais do que eu sobre gerenciamento de pessoas. E aí?

Então comecei pensando em mim mesmo. O que mais me frustrou foi ver oportunidades chegarem e meus gestores por dúvida contratarem pessoas com experiência comprovada. Minha primeira meta é não deixar isso acontecer com nosso time, e sim tornar todos uma opção real para o próximo passo na carreira.

Claro que isso demora, depende de existir oportunidades e as pessoas terem total noção do momento delas na carreira.

Oportunidades

Não adianta desenvolver pessoas se não existem oportunidades.

Se você concordou com a frase acima eu acho que você não entendeu o que é realmente se importar com as pessoas :)

Realmente se importar é prepará-las independente das oportunidades, e por experiência própria é isso que vai fazer oportunidades surgirem.

Desenvolver pessoas melhora tudo ao redor. Não é garantia que você estará para todo sempre com elas, mas as mudanças conquistadas por elas ficarão e os próximos chegarão em outro patamar. Passamos de fase :)

Nota: Somos incentivados pelo RH do VivaReal a se importar de verdade com as pessoas desde antes de sabermos se elas irão ou não trabalhar aqui. Serious Business :)

Feedbacks constantes

Para desenvolver pessoas - e a si mesmo - temos que nos conhecer.

No VivaReal os gestores têm um dever sagrado: fazer reuniões “mano-a-mano” muito frequentes.

Comecei muito errado as minhas. Achava que eu era muito ogro e tinha que ter tato, empatia e ser mais legal nessas horas.

Tirando o tato e a empatia, não é a hora de ser legal. É a hora de ser claro, muito claro.

O desenvolvimento de todos depende de transparência e razão.

Na minha carreira foi comum ver gestores sendo "legalzão" na tentativa de manter as pessoas motivadas, aí quando elas pediam aumento tinham uma lista extensa de argumentos para não tê-lo. Muito frustrante né?

Não acumule esses argumentos, trate-os o mais rápido possível, mostre como está o andamento do desenvolvimento.

Profissionais de verdade adoram a sensação verdadeira de crescimento constante, não veem com bons olhos ascensões que não fazem sentido mesmo quando são os próprios beneficiados, querem merecer, serem reconhecidos.

Reuniões de feedback são uma via de mão dupla.

Se você esperar muito, algo importante para o seu próprio desenvolvimento pode se tornar uma surpresa desagradável depois :)

O óbvio

As pessoas não necessariamente sabem o óbvio, deixe-o claro.

O que é muito óbvio para todo mundo não é necessariamente óbvio para a pessoa que você está dando feedback.

Tem que falar o óbvio, conversar sobre ele, entendê-lo com quem você está conversando.

As pessoas que a gente menos espera se surpreendem ao falar do óbvio e às vezes o que estão tentando é passar uma impressão muito diferente e não estão conseguindo.

Planejamento

Fato: se alguém não está trabalhando como deveria o principal culpado pode ser o seu planejamento.

Essa palavra “trabalhando” deve ser trocada por “sendo produtivo”.

Ninguém é vagabundo. As pessoas gostam do que fazem e geralmente estão trabalhando bastante, mesmo não sendo produtivas.

Planejar é uma arte que ainda estou longe de dominá-la, mas as consequências de não planejar direito já bateram na minha porta, por exemplo tendo a impressão que algo não estava sendo feito.

Se você quer ser gestor, comece a aprender isso também :)

Na minha primeira tentativa de planejar achei que meu plano era simples e claro. Pelo jeito era só para mim :)

Um outro gerente mais experiente me salvou quando disse em frente ao nosso gestor: você não vai conseguir fazer nem metade do que você está se propondo a fazer.

Claro que ele tinha razão, mas é difícil não receber isso como ofensa sem ter humildade.

Humildade

Reconheça onde você precisa de ajuda e esteja aberto para recebê-la.

Você ganhou a posição por uma série de motivos que talvez você nem saiba, e o seu gestor muito provavelmente conhece todos os seus defeitos. Ignorá-los ou escondê-los é infantil.

Além de quê, você acabou de chegar, certeza que é o pior no que está fazendo :)

Achar que todo mundo está errado é mais complicado ainda, porque na prática você nunca passou pelos problemas deles.

Como diz um grande amigo: Jogo é jogo, treino é treino.

Não se preocupe em ficar inseguro.

Insegurança

Se você está fazendo algo diferente e não está inseguro pode ser que se preparou muito e essa mudança está tranquila, ou nasceu para isso, se descobriu.

Esse texto não é para você, é para pessoas como eu que tiveram dificuldade nessa mudança.

Para mim a insegurança veio em momentos quando eu estava tranquilão, segurão e de repente algo muito complicado aconteceu.

Mudanças são assim, estar inseguro é o esperado, seu gestor sabe disso.

Não demore para demonstrar isso, seu gestor está lá pra te apoiar, conte com ele, na maioria das vezes é coisa da sua cabeça.

Seu gestor é experiente, deve ter dicas maravilhosas para você.

E nunca se esqueça: você não é gestor a toa, seu gestor confia em você e nas suas decisões.

Saber o seu lugar

Agora você é responsável por algumas decisões. Tem autonomia.

Se você confia na sua decisão e sabe que é a melhor, simplesmente decida.

Você está lá para isso, para decidir.

O mais natural é você decidir e reportar depois, quem sabe pedir desculpas :)

Se você não tem segurança sobre a decisão, também não tem problema consultar a opinião do seu gestor.

Em ambos os casos ele te ajudará. Tenha humildade para errar e aprender.

Saber a medida das coisas

Então beleza, leu milhares de artigos, chegou nesse texto até o fim, e agora?

Ainda tenho dificuldade de saber se estou fazendo muito disso ou daquilo, o quanto tenho que me dedicar a cada coisa, o que preciso fazer mais ou menos.

Ainda tenho a sensação que está acontecendo milhões de coisas ao mesmo tempo que eu não sei resolver. Se passar eu conto depois.

O importante é ter foco nas coisas que a gente sabe fazer.

Tá dando certo?

Longcat is loooooooong

Difícil dizer em pouco tempo, mas acho que sim e muito.

Se você ainda está em dúvida se quer ou não mudar, posso te dizer que estou me divertindo! E que na prática já conseguimos conquistas importantes.

União dos times, mudanças de pensamento que achava que demorariam para acontecer, e projetos saindo melhores do que eu sequer imaginava, ou melhor, do que se eu tivesse simplesmente mandado fazer.

E estou aproveitando ao máximo o apoio que estão me dando.

É difícil confiar em alguém que não torne esse apoio em algo como o “Some Kind of Monster” do Metallica, mas temos o Rafael Oliveira que até hoje desconfio de tanta dedicação por mim, deve haver algum bônus atrelado, ou devo ser tese do doutorado dele!

Espero que, como eu, você risque a frase do seu caderninho:
̶C̶h̶e̶f̶e̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶t̶r̶a̶b̶a̶l̶h̶a̶!̶

O caminho ainda é longo :)

too long ; didn’t read

--

--

Leonardo Lorieri
Tech@Grupo ZAP

I’m a man of the past and I’m living in the present and I’m walking in the future