Usando o formato Hogwarts para guiar a evolução da sua carreira.

Julia Luz
Tech@Grupo ZAP
Published in
3 min readJul 3, 2020

Já pensou se a empresa que você trabalhasse fosse exatamente como uma escola com melhores professores em diferentes matérias dispostos a te guiar na sua formação? Pois é, é exatamente assim que me sinto no Grupo ZAP.

Assim como em Hogwarts onde alunos tinham aulas com melhores bruxos e bruxas em História da Magia, Poções, Defesa contra a Arte das Trevas, o Grupo ZAP tem em seu quadro de colaboradores excelentes profissionais que me ajudam a alavancar o meu desenvolvimento como profissional.

Entrei como Analista de dados na empresa há oito meses e sou formada em Administração de Empresas com especialização em Finanças. Comecei a ter contato com linguagem de programação há um ano e meio, quando decidi aperfeiçoar meus conhecimentos em novas tecnologias para análise de dados.

Anteriormente trabalhava em uma empresa de previdência privada e agora, em uma empresa de tecnologia, e na primeira semana ficou claro a grandeza de conhecimentos e desafios que viriam pela frente. No início foi uma avalanche de nomes de tecnologias, metodologias, sistemas, etc e confesso que me deu uns cinco minutos de pânico…

Mas tinha uma coisa que eu ainda não sabia: estava diante dos melhores professores no melhor formato de escola possível. Como assim, Julia?

As novas tecnologias e conhecimentos não foram simplesmente jogados no meu colo com algum link de vídeo institucional para ler ou manual com dicas.

Muito pelo contrário, é como se cada conhecimento tivesse um nome de referência dentro da empresa, alguém que estava totalmente disposto a me ajudar com as dúvidas, de iniciantes à avançadas. O trabalho de incentivo à mentoria e colaboração para aprendizado uns dos outros é muito forte.

De repente me vi em Hogwarts (para quem não conhece a história do bruxo mais famoso do mundo, Hogwarts é uma escola onde bruxos vão para aprender disciplinas relacionadas com magia e feitiçaria) e eu estava com muita sede de aprendizado e conforme ia falando com esses grandes bruxos e bruxas, ia notando a total paciência em ensinar e me motivou a não parar de aprender e não ter medo de perguntar.

Sempre que algum bruxo não sabia de alguma dúvida específica, o que ele fazia? Indicava outra referência dentro da empresa, e assim fui criando uma rede que tem me guiado no meu desenvolvimento.

E não só tinha melhores professores, como também excelentes ferramentas, e o mais importante: o incentivo à tentativa e erro. Ou seja, após você tirar suas dúvidas com professores, existe um incentivo à aplicação do conhecimento e, posteriormente, eles revisam e sugerem melhorias no seu trabalho.

É um ambiente impossível de não se motivar a continuar a adquirir novos conhecimentos.

Para fechar esse ciclo fenomenal em formato Hogwarts, o Grupo ZAP ainda incentiva os colaboradores a compartilhar todos aprendizados em talks para todo o grupo. Ou seja, temos a oportunidade de receber mentoria sobre o que estamos trabalhando, aplicamos o conhecimento com tentativa e erro e compartilhamos os nossos aprendizados.

Alguns conceitos que estavam enraizados em mim sobre precisar saber de tudo, foram reconstruídos no Grupo ZAP, pois aqui entendemos que a colaboração de todos no desenvolvimento profissional deve ser algo natural.

Existem alguns posts muito bons que contam pouco sobre nossa cultura (link).

Se achou bacana essa estrutura e tem interesse em se formar em Hogwarts da Tecnologia, quer dizer trabalhar na empresa, você pode acompanhar nossas vagas na página de carreira:

https://jobs.kenoby.com/designprodutoeengenharia

Agradecimentos a Manu e Madu!

--

--

Julia Luz
Tech@Grupo ZAP

Data Analyst. Pylady in Pyladies Sao Paulo . Harry Potter Fan.