Usando o formato Hogwarts para guiar a evolução da sua carreira.

Julia Luz
Julia Luz
Jul 3, 2020 · 3 min read

Já pensou se a empresa que você trabalhasse fosse exatamente como uma escola com melhores professores em diferentes matérias dispostos a te guiar na sua formação? Pois é, é exatamente assim que me sinto no Grupo ZAP.

Assim como em Hogwarts onde alunos tinham aulas com melhores bruxos e bruxas em História da Magia, Poções, Defesa contra a Arte das Trevas, o Grupo ZAP tem em seu quadro de colaboradores excelentes profissionais que me ajudam a alavancar o meu desenvolvimento como profissional.

Entrei como Analista de dados na empresa há oito meses e sou formada em Administração de Empresas com especialização em Finanças. Comecei a ter contato com linguagem de programação há um ano e meio, quando decidi aperfeiçoar meus conhecimentos em novas tecnologias para análise de dados.

Anteriormente trabalhava em uma empresa de previdência privada e agora, em uma empresa de tecnologia, e na primeira semana ficou claro a grandeza de conhecimentos e desafios que viriam pela frente. No início foi uma avalanche de nomes de tecnologias, metodologias, sistemas, etc e confesso que me deu uns cinco minutos de pânico…

Mas tinha uma coisa que eu ainda não sabia: estava diante dos melhores professores no melhor formato de escola possível. Como assim, Julia?

As novas tecnologias e conhecimentos não foram simplesmente jogados no meu colo com algum link de vídeo institucional para ler ou manual com dicas.

Muito pelo contrário, é como se cada conhecimento tivesse um nome de referência dentro da empresa, alguém que estava totalmente disposto a me ajudar com as dúvidas, de iniciantes à avançadas. O trabalho de incentivo à mentoria e colaboração para aprendizado uns dos outros é muito forte.

De repente me vi em Hogwarts (para quem não conhece a história do bruxo mais famoso do mundo, Hogwarts é uma escola onde bruxos vão para aprender disciplinas relacionadas com magia e feitiçaria) e eu estava com muita sede de aprendizado e conforme ia falando com esses grandes bruxos e bruxas, ia notando a total paciência em ensinar e me motivou a não parar de aprender e não ter medo de perguntar.

Sempre que algum bruxo não sabia de alguma dúvida específica, o que ele fazia? Indicava outra referência dentro da empresa, e assim fui criando uma rede que tem me guiado no meu desenvolvimento.

E não só tinha melhores professores, como também excelentes ferramentas, e o mais importante: o incentivo à tentativa e erro. Ou seja, após você tirar suas dúvidas com professores, existe um incentivo à aplicação do conhecimento e, posteriormente, eles revisam e sugerem melhorias no seu trabalho.

É um ambiente impossível de não se motivar a continuar a adquirir novos conhecimentos.

Para fechar esse ciclo fenomenal em formato Hogwarts, o Grupo ZAP ainda incentiva os colaboradores a compartilhar todos aprendizados em talks para todo o grupo. Ou seja, temos a oportunidade de receber mentoria sobre o que estamos trabalhando, aplicamos o conhecimento com tentativa e erro e compartilhamos os nossos aprendizados.

Alguns conceitos que estavam enraizados em mim sobre precisar saber de tudo, foram reconstruídos no Grupo ZAP, pois aqui entendemos que a colaboração de todos no desenvolvimento profissional deve ser algo natural.

Existem alguns posts muito bons que contam pouco sobre nossa cultura (link).

Se achou bacana essa estrutura e tem interesse em se formar em Hogwarts da Tecnologia, quer dizer trabalhar na empresa, você pode acompanhar nossas vagas na página de carreira:

https://jobs.kenoby.com/designprodutoeengenharia

Agradecimentos a Manu e Madu!

Tech@Grupo ZAP

Como fazemos tecnologia nos maiores portais de imóveis do…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store