Painel de Educação Financeira & Empreendedorismo — Evento TechLeap

Alain Max Banfi
Tech leap
Published in
6 min readJul 23, 2016

Para quem não conhece a TechLeap e as metodologias de nossos workshops, sugerimos ler a breve introdução em nosso último post, aonde apresentamos também os palestrantes de nosso painel de “Descentralização & Economia de Compartilhamento”. Como mencionado, “a primeira metade de nossos eventos é “alimentada” por palestras e painéis de verdadeiros líderes em tecnologia e inovação, à frente de iniciativas de impacto que trazem em seu conjunto o aumento em conectividade, informação, acesso a serviços financeiro, capacitação e o consequente empoderamento do consumidor e liquidez da economia.

Apresentaremos aqui os palestrantes de nosso segundo painel, de “Educação Financeira e Empreendedorismo”.

Sobre a Educação Financeira e Empreendedorismo: Costumamos dizer que a Inclusão Financeira é como uma pirâmide que tem como fundação o acesso a infraestrutura de base (como a eletricidade, internet e educação básica), seguida pela capacitação (treinamento, especialização, familiarização com ferramentas digitais, etc.) depois o acesso à atividade econômica (empregos, plataformas de trabalho autônomo, empreendedorismo individual, etc.) e aí sim os meios de pagamento e acesso a serviços financeiros, que incluem cada vez mais transações, interfaces e até mesmo moedas digitais.

A educação financeira e o empreendedorismo são temas transversais a todos os níveis desta pirâmide; Seja com as classes mais baixas tentando gerenciar sua sobrevivência quando as mais ricas tentando gerenciar seus investimentos, seja o empreendedor individual autônomo quanto os unicórnios e IPOs, o empreendedorismo e a educação financeira são quesitos fundamentais de nosso tema de “inclusão financeira”, e do objetivo comum de trazer mais pessoas para dentro do mercado de trabalho e dos serviços financeiros.

Segue breve apresentação de nossos palestrantes:

Samy Dana (Keynote Speaker do evento)— Com sua altíssima capacidade empática, carisma e clareza de expressão, muitos poderiam dizer que Samy Dana nasceu para ser professor. Verdade, mas certamente não para por aí. Músico experiente e pianista deste os 5 anos, blogueiro, comentarista, co-autor dos livros “Como passar de devedor para Investidor”, “10x sem juros” e “Em Busca do Tesouro Digital”, Samy tem ainda grande paixão em decifrar o comportamento humano e, aparentemente, pouca preocupação em quebrar as barreiras que seguram a maioria das pessoas. Em 2013 criou um curso na FGV com um piano na sala de aula, aonde ensinava as bases da harmonia e do improviso, e motivava os estudantes a saírem de sua zona de conforto e escreverem textos que se encaixam em uma melodia, ou um roteiro de filme. Buscava assim ativar a inventividade de seus alunos, e adicionar ao currículo técnico tradicional o desenvolvimento do instinto criativo, tão importante para encontrar saídas diferentes à modelos já existentes de pensamento. A matéria optativa de criatividade, do Núcleo de Criatividade e Cultura (GV Cult) idealizado por Samy na FGV, se tornou a mais concorrida da escola. Bravo.

Samy hoje leva seus ensinamentos para muito além da sala de aula. Colunista do Portal G1.Globo.com (onde tem o Blog do Samy Dana) e Comentarista Econômico da Rede Globo, ele carrega uma verdadeira missão de informar e empoderar seu público quanto a assuntos de conhecimento e educação financeira. Busca mostrar os chamados “microabusos” que o consumidor brasileiro vive no dia a dia por não saber avaliar o valor real dos produtos ou serviços adquiridos, e mune seus leitores e seguidores de dicas e informações para melhorarem sua situação financeira.

Samy Dana possui Graduação e Mestrado em Economia, Doutorado em Administração e PhD em Negócios. É Professor de Carreira na Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Membro do Instituto de Finanças da FVG, Professor da FGV, ejá foi Colunista da Revista Você S/A e da Folha de São Paulo.

Marcos Mazzieri — Os amigos de Marcos dizem que não adianta se zangar com ele. Você pode descontar todas suas frustrações, gritar, culpa-lo, xinga-lo, que ele retorna com um sorriso e uma voz suave que informa ter entendido suas colocações, que genuinamente se importa contigo, e traz sugestões de como melhorar a situação. Ao final o agressor esta basicamente pedindo desculpas pode ter perdido o controle e esta focado novamente em endereçar o desafio adiante. Dotado de uma inteligência emocional e munido com conhecimento profundo de comportamento humano, não é à toa que Marcos é co-fundador da edge Brasil, empresa de recursos humanos que busca ativar as habilidades ‘travadas’ de pessoas e teammates, entendendo não apenas suas competências, mas suas habilidades, seus interesses e o alinhamento de visão com a organização. A empresa traz ainda o chamado um mergulho profundo (o deep dive) na sua comunicação interna, traz métricas qualitativas e quantitativas para avaliação das pessoas, e ajuda na identificação de oportunidades reais de melhoria.

Marcos é empreendedor com mais de 20 anos de atuação na administração de empresas, com experiência em finanças, inovação e recursos humanos. É especialista em Economia Frugal (assunto de sua palestra no evento), Professor Universitário de Administração de Empresas e Pesquisador do CNPQ. Tem MBA em Marketing, MBA em Captação de Financiamentos, MBA em Finanças com ênfase em investimentos e é Candidato a PhD. em Administração de Empresas com ênfase em Inovação.

Bernardo Bonjean — Antes da Avante chegar já tinha este comércio… agente já vendia, mas não vendia o suficiente… Antes de eu pegar este micro-empréstimo, banco nenhum me dava oportunidade… eu tinha o nome limpo, mas não dava”. O depoimento de Sergio da Silva, empreendedor da favela de Paraisópolis em uma entrevista com a UOL TAB deixa poucas dúvidas sobre o impacto que a Avante esta fazendo para os pequenos empreendedores do Brasil. A Avante já ofereceu mais de R$ 38 milhões em linhas de créditos acessíveis, orientação e serviços financeiros e, como diz seu slogan, esta “humanizando seus os serviços financeiros para microempreendedores”. A empresa foi reconhecida em 2014 como uma das Empresas Mais Conscientes do Brasil pela Isto É, aonde foi vencedora do prêmio Melhor Modelo de Negócio, e premiada pela Sistema B em 2015 como “Melhor Empresa para o Mundo”.

Nada disso teria acontecido se Bernardo Bonjean, fundador da Avante, não tivesse largado uma carreira de sucesso de 15 anos no mercado financeiro para perseguir o sonho de levar um serviço financeiro humanizado para os moradores das favelas, a quem costuma chamar de “Classe G, de Gente”. Por sorte, existem pessoas como Bernardo no mundo, aventureiros com a força de vontade capaz de cruzar oceanos para ajudar com a inclusão financeira. No caso dele, talvez “cruzar desertos” seja um termo mais apropriado, pois entre suas aventuras já fez o Paris-Dakar de motocicleta. Bernardo é formado pela Harvard Business School, é empreendedor de mão cheia, e investidor em startups internacionais.

Marilia Monteiro — Carioca, esportista, praia e mergulho, amigos descrevem Marilia Monteiro como uma pessoa aventureira, mas também muito doce e educada. Mal da para saber que, por traz desta simplicidade, esta uma ávida pesquisadora e um experiente advogada que traz, contudo, um “toque tech”, com amplo conhecimento em economia colaborativa, microcrédito e startups. Atualmente, além de seu envolvimento com uma startup que fomenta o microcrédito internacional, ela trabalha como pesquisadora em direito e tecnologia do Privacidade Brasil em parceria com a InternetLab, um centro independente de pesquisa que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, sobretudo no campo da internet. A organização atua como ponto de articulação entre estudantes e pesquisadores, incentivando, como descrevem, “o desenvolvimento de projetos que abordem os desafios de elaboração e implementação de políticas públicas em novas tecnologias, como privacidade, liberdade de expressão e neutralidade de rede”.

Marilia é Bacharel em Direito pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e mestranda em políticas públicas na Hertie School of Governance. É membro do conselho consultivo colaborativo da Coding Rights. Foi Coordenadora de Consumo e Sociedade da Informação na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Faça sua inscrição e venha conhecer de perto estas feras do mercado! O evento é gratuito mas com vagas limitadas

Veja o site do evento com as organizações mentoras, palestrantes e jurados

Conheça a TechLeap: http://techleap.com.br/

--

--

Alain Max Banfi
Tech leap

Understanding transformations brought about by disruptive technologies and the changes these require in our skill sets, our mindset and our underlying worldview