Migrando do iOS para o Android

Dicas de quem usava o iPhone desde o 3G.

barba uonderias 
Tech Life
Published in
4 min readJun 28, 2013

--

Em 2013 eu migrei. Não senti tanto receio de entrar para o mundo Android, já que o sistema está bastante maduro, era realmente a hora de experimentar.

Android File Transfer

Eu queria começar falando sobre transferência de arquivos. Quando migrei para o Android, uma das minhas grandes preocupaões era saber como enviar arquivos para o smartphone usando um Macbook. No começo eu utilizava um aplicativo bem simples e bastante eficaz, chamado Android File Transfer (óbvio).

Com ele você pode transferir facilmente fotos, documentos, aplicativos, músicas, etc.

Airdroid

Agora se você odeia ter que conectar o celular no cabo e ficar transferindo arquivos assim, eu tenho uma solução que atualmente é a que mais uso, o Airdroid.

Screenshot do Airdroid aberto direto pelo navegador.

Eu sou usuário do Rdio e escuto muitos podcasts, não uso muito o celular pra ouvir música, já que tenho um iPod. Por isso, praticamente todos os poucos arquivos que preciso enviar para o celular, eu envio pelo Airdroid. Basta abrir o aplicativo, acessar o IP que ele mostrar na tela em qualquer navegador e emparelhar. Simples assim.

App cache cleaner

Faz o óbvio, limpa o cache de todos os apps que você utilizou recentemente. No final de uma semana, eu consegui liberar até 1,5GB de puro lixo.

Pra quem costuma tirar muitas fotos e precisa sempre de espaço livre, o app ajuda bastante nesse quesito.

BeyondPod

Gerenciador de arquivos de PodCast. Ele tem um buscador interno de feeds onde você pode assinar os podcasts sem perder tempo abrindo nenhum outro app no desktop.

BeFunky

Não sei vocês, mas eu não aguento mais os filtros do instagram. Esse app é bastante completo e te ajuda a deixar suas fotos com um estilo bem bacana.

Eye in Sky

Migrando para o Android, criei um novo vício: customizar a tela inicial. Não consigo ficar nem 1 semana com o mesmo wallpaper.

Em uma dessas modificações, encontrei esse app excelente de clima. Você você modificar tudo nele: a cor da fonte, a cor do background, os ícones do clima, etc.

Tela customizada.
Background semi-transparente.

JAYS Headset Control

A única experiência que tenho é com o Galaxy S3. Não sei qual o problema com a Samsung, mas ela decidiu que você não pode avançar , voltar ou acelerar uma música usando apenas o controle dos fones de ouvido. Ponto positivo pra Apple nesse quesito.

Mas graças a esse aplicativo JAYS, eu posso pelo menos avançar e voltar uma música.

NFC Task Launcher

Uma das boas diversões dos novos aparelhos com Android é “brincar” com tags NFC. Eu possuo algumas pra agilizar funções básicas como desligar wifi, diminuir o brilho da tela, ativar o modo silencioso, etc.

Não aconselho criar novos alarmes com o NFC, pelo menos utilizando aparelhos Samsung, já que ele cria um novo a cada vez que você ativa, ou seja, no final da semana você terá pelo menos 7 alarmes criados e inativos, tendo que deletá-los em seguida.

O único tema para customizar interface que vou indicar aqui. Se você usa um celular com Android puro, deve gostar bastante da interface padrão. Para usuários da Samsung, fadados a usar o TouchWiz, temos algumas opções como o Holo Launcher, o Apex Launcher, mas nenhum é tão flúido e leve quanto o sistema original do google.

No caso do Yandex, eu indico exatamente pela fluidez e leveza. Além dos widgets próprios que vem com o tema, que são bonitos e funcionais.

No exemplo ao lado eu optei por deixar meu celular todo com tons grafite. O wallpaper é escolha minha.

Esse post será atualizado de acordo com a minha experiência utilizando o sistema do google, não penso em voltar para o iOS tão cedo, mas talvez dependa do sucesso que o iOS7 pode vir a ser ou não.

--

--