Cloud-Native e DevSecOps: como o Cloud Engineering segue evoluindo a tecnologia da Quero

Ney Pimenta
Tech at Quero
Published in
5 min readJan 28, 2020

Responsável por diversas ações globais, como padronização, performance e infra como código, a equipe se desenvolve em diferentes expertises

Ter um time focado para os desafios de Cloud Engineering é essencial para uma empresa adotar inteiramente sistemas cloud-native e processos DevSecOps. Dentro da tribo de Plataforma, os cloud engineers da Quero são responsáveis por todo o trabalho de padronização da infraestrutura e resolver problemas que impactam a empresa globalmente.

DevSecOps é o que move nosso time a fim de continuar evangelizando a equipe de tecnologia, já que acredito que tirar proveito da flexibilidade, escalabilidade e segurança não acontece da noite pro dia. Só assim conseguiremos continuar construindo juntos a maior edtech que tem se visto por aí.

Cotidiano: como vivem os cloud engineers na Quero

O time de Cloud foi criado com o crescimento rápido do time de desenvolvimento da Quero. A produção aumentou tanto que não existia a possibilidade de não termos um time exclusivo que pensasse na gestão de infraestrutura, na melhoria de deployments, estabilidade de grandes produtos como o Quero Bolsa, entre muitas outras necessidades da época. As próprias squads não davam mais conta e, se quiséssemos viver a experiência de uma empresa cloud-native, precisávamos pensar além e ter um time dedicado.

Desde a criação do time, a equipe de Cloud Engineering é responsável por diversas ações.

Uma delas é o suporte aos squads, já que muitos desenvolvedores não possuem expertise na área, nos tornando um time bastante colaborativo. Entre as outras ações comuns, somos responsáveis pela criação de ferramentas, documentação, padronização, monitoramento, estabilidade, performance, templates de infra como código — além de colaborações na melhoria de arquiteturas.

Para isso, precisamos ser experientes em alguns assuntos e até em certas ferramentas que são comumente usadas na Quero para dar suporte a produtos e a sites de alto tráfego, como o Quero Bolsa. Além disso, certas nomenclaturas são bastante familiares por aqui:

  • Orquestração de containers: estamos refinando nossos clusters de Kubernetes na AWS, contribuindo para automatizar a escala dos projetos.
  • CDN: Aqui temos bastante experiência com proteção de firewall, de cache e de otimização de assets e imagens. Agora, vamos usá-lo para tráfego dinâmico.
  • Monitoramento: Determinamos um template de monitoramento. Utilizamos atualmente o Datadog na maioria dos casos, com intenção de migrar para o Prometheus/Grafana.
  • CI/CD: Atualmente usamos o Gitlab com auto scaling, com a possibilidade de migrarmos para outras ferramentas.

Dos diferenciais da equipe

Somos detentores de diversas habilidades necessárias para o setor de Cloud Engineering na Quero. E isso é possível pela forma que nossos engenheiros trabalham: a rotina de trabalho faz com que todos conheçam todos os aspectos. O resultado disso é que não temos um profissional exercendo uma atividade específica e todo conhecimento acaba sendo compartilhado. No caso do suporte, há um responsável por semana, com outro como backup em momentos de gargalo.

O squad, apesar de ser dedicado a tarefas claras dentro do time de tecnologia da Quero, não fica isolado.

Estamos próximos dos times de desenvolvimento, o que faz com que nosso time tenha uma visão nítida dos produtos que a Quero está desenvolvendo. Como consequência, as outras squads de desenvolvimento têm o Cloud Engineering como balizador dos processos.

Quem entra para a nossa equipe também assume o desafio de continuar ajudando a definir a melhor forma de implementar nossos projetos. E, claro, tudo isso com autonomia, já que o time tem liberdade para novas propostas de ferramentas e processos.

Como e onde impactamos até agora

É nosso papel levar números de melhorias contínuas para o time de tecnologia. Estamos sempre buscando melhorar a performance de nossos produtos, como, por exemplo, o carregamento das páginas do Quero Bolsa. Neste caso, é um trabalho feito em conjunto com os desenvolvedores, os quais são responsáveis pelas otimizações do próprio código.

Com foco em Kubernetes, trabalhamos para impactar cada vez mais no deploy das aplicações para que ele seja contínuo, frequente e confiável. Além disso, sempre buscamos melhorias no CI ao otimizarmos cache, builds agendados e auto scaling.

Porém, a nossa maior conquista é relacionada ao número de acessos simultâneos do Quero Bolsa. Em 2019, com o resultado do Enem, tivemos 37 mil acessos ao mesmo tempo. Já no Enem deste ano, no dia 17 de janeiro de 2020 e com novas táticas de abordagem, estabelecemos um novo recorde: mais de 47 mil acessos foram registrados.

Trabalhar com um site de alto tráfego é um desafio para que não haja queda e, quando ela eventualmente ocorre, dar a volta por cima rapidamente para que não haja impactos para a empresa.

Cloud no futuro da Quero

Sem dúvidas, posso assegurar Cloud Engineering é o futuro da Quero e, para continuar evoluindo, já estamos dando os próximos passos para que o time de tecnologia trabalhe com cada vez mais eficiência.

Entre os planos futuros para a área, temos a consolidação do Kubernetes e mudança da infra para os EUA, onde teremos acesso a novas features da AWS. Essa mudança já está sendo preparada há algum tempo para que consigamos ter menos latência no tráfego do Quero Bolsa e no seu ecossistema.

Além disso, há o desafio de seguir implementando a infra como código a fim de proliferar boas práticas, facilitar debugging e dar uma melhor noção para quem chega nas equipes.

100% cloud mindset

Fazer parte deste time é ter a certeza que não vamos continuar impactando somente a infraestrutura da Quero, mas também o mindset de todo o time de tecnologia. É contribuir para que todos entendam o quanto o produto desenvolvido pode evoluir com o entendimento de outras camadas além da aplicação - dando mais noção de custo, performance e segurança por parte de todos.

Quer fazer parte do time de Cloud Engineering? Estamos com vagas abertas.

--

--