Como fazemos Engenharia na Quero

Quero Educação
Tech at Quero
Published in
5 min readJul 2, 2019

A maneira como organizamos nossos times e seu gerenciamento é algo crucial para o nosso sucesso enquanto empresa

Hoje somos mais de 80 pessoas no time de Engenharia, atendendo a todas as áreas da empresa. Construímos e evoluímos todos os sistemas que compõem nossa estrutura tecnológica, seja softwares para grandes portais como Quero Bolsa, seja para ferramentas de uso de nossos parceiros, como o Quero Alunos. Ter todas essas pessoas engajadas e produzindo resultado é algo que nos orgulha e nos mantém sendo líder no mercado.

À medida que o tempo passa e a empresa cresce, alguns velhos hábitos precisam estar sempre sendo revistos. Muitas vezes é necessário mudar e, para que isso aconteça sem muita divergência, é preciso alinhamento. Assim, descrevemos como é a estrutura de nosso trabalho e os próximos passos para nosso time, acompanhando a evolução da Quero Educação como um todo.

Trabalho em times multidisciplinares

Nossos engenheiros, designers, data scientists, analysts, e gerentes de produto trabalham juntos em times (ou squads) que variam até 12 pessoas. Cada um desses times foca em uma área de atuação do negócio, estando alinhados com o objetivo da empresa, transformando-o em realidade.

O squad sabe como produzir o que foi solicitado pelo negócio e medir o resultado quando em produção. À medida que um squad cresce para um número maior do que o citado anteriormente, ele é dividido em dois. Cada squad trabalha de forma independente de outros squads da empresa, tendo velocidades próprias e características singulares, o que os possibilita ter uma apropriação única do seus problemas e objetivos.

Carreira em Y

Os engenheiros na Quero têm possibilidades de crescimento, seja como uma pessoa especialista no que faz, seja como um gerente de outros engenheiros. Definimos isso como uma carreira em Y. Um engenheiro inicia sua carreira como júnior, tendo como passos os cargos plenos e, em seguida, o sênior. Ao chegar à posição sênior, ou caso tenha uma distinção técnica, o colaborador poderá ser convidado a ser um líder técnico (tech lead), onde irá começar a experimentar um pouco de gestão, não esquecendo de ainda escrever código e produzir produtos de software.

A posição do líder técnico é responsável por garantir que os seus liderados trabalhem de acordo com as principais diretrizes da Engenharia estabelecidas pelo engenheiro principal (principal engineer). Outra atribuição do Líder Técnico é garantir que seu time esteja evoluindo tecnicamente, bem como produzindo códigos de qualidade e entregando valor.

Cada engenheiro é assistido por um gerente

O engenheiro tem uma pessoa dedicada a cuidar da carreira dele e dos processos dos quais a Engenharia é parte principal. O principal papel do gerente de engenharia (engineering manager) é guiar o engenheiro no processo de evolução da sua carreira, bem como cuidar dos entraves que acontecem ocasionalmente ou de sua motivação e de seu bem estar. Mais do que pensar no lado profissional, o Gerente de Engenharia indica os caminhos para serem bem sucedidos em suas atribuições, expandindo seus horizontes para o entendimento do negócio.

Um outro papel do Gerente de Engenharia é o alinhamento com o gerente de produto e o líder técnico. Essa comunicação é vital para ter feedbacks mais robustos de como os engenheiros estão desempenhando seu papel, como está a motivação destes e o que pode ser feito para evolução.

Uma grande área de Engenharia é liderada por um head

O head de engenharia é responsável por manter todo time de Engenharia alinhado com os propósitos e objetivos da empresa. Ele lidera os gerentes de engenharia diretamente passando para estes os valores e práticas relacionadas às pessoas e processos.

É atribuição do head a atração, retenção e evolução das pessoas dentro da Engenharia. O head também irá combinar com os Gerentes de Engenharia as práticas utilizadas em seu cotidiano. Na Quero, somos guiados pelo manifesto ágil, ajustando sempre nosso processo de trabalho para reagir o mais rápido possível às mudanças.

Cada time tem um (ou mais) líder(es) técnico(s)

Coordenando os esforços da Engenharia, está o líder técnico, o qual está sempre alinhado sempre com o engenheiro principal. Outra atribuição importante que o líder técnico faz é ajustar a régua de qualidade e conhecimento técnico do time, bem como informar ao Gerente de Engenharia eventuais problemas que este tenha com as pessoas.

Pensamos que um squad possa ter um ou mais líderes técnicos, dependendo do tamanho deste e da complexidade dos problemas que enfrentam. Quando houver mais de um líder técnico, devem balizar sobre os problemas técnicos recorrentes e em caso de dúvida consultar sempre o engenheiro principal e/ou o gerente de engenharia para auxiliá-los no que for necessário.

O engenheiro principal mantém os padrões da Engenharia

Assim como temos uma pessoa para alinhar os processos e as pessoas, temos alguém dedicado ao alinhamento da Engenharia em si. O foco dele é a arquitetura e as complexidades técnicas. Essas são funções do engenheiro principal, o líder direto do time técnico, o qual atualmente alinha com todos os líderes técnicos e arquitetos para que o melhor software seja construído.

Ele define os padrões de código, desenha arquiteturas, define as tecnologias e nos coloca numa posição de excelência técnica, alinhando com os líderes técnicos os principais padrões de códigos e arquitetura a se seguir.

Líder técnico não é gerente

Não devemos confundir líder técnico com o gerente. O primeiro é responsável por toda parte técnica do squad, qualidades dos códigos produzidos e o desimpedimento técnico dos outros engenheiros do seu squads. Em contrapartida, o gerente de engenharia cuidará das pessoas e processos, alinhará com o gerente de produto se a Engenharia está produzindo o que foi planejado e cuidará das carreiras e motivação dos engenheiros aos quais lidera.

Reação rápida e eficiente

Nosso foco como empresa sempre mudará de acordo com os novos desafios, novas oportunidades, priorizações e mudanças que o mercado irá apresentar. Para termos uma reação rápida precisamos ter o sentimento ágil vívido dentro de nós. Se precisamos mudar as pessoas de squads, criar novas squads, extinguir squads, vamos fazê-lo. Nosso foco é entregar o que o nosso negócio precisa e quando ele precisa. Estamos crescendo e precisamos sempre nos reorganizar para atender às nossas necessidades.

Conhecendo nosso time de Engenharia e confiando neles, acreditamos que nossa organização dentro dessa possibilita fazermos coisas incríveis no prazo que o negócio precisa e espera.

Zarathon Maia @ Head de Engenharia

--

--

Quero Educação
Tech at Quero

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?