Quero e ITA: conheça o programa de Engenharia que uniu esses nomes

A mentoria para alunos do ITA resultou em um projeto de novo aplicativo de gerenciamento para o alojamento da instituição

Quero Educação
Tech at Quero
4 min readApr 22, 2020

--

Os iteanos Reuben Katz e Matheus Martins deram início ao projeto do aplicativo do H8

Tudo começou em junho de 2019, fizemos uma ação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Nosso time de Employee Experience (EX) bateu literalmente nas portas dos alunos do alojamento para convidá-los para uma pizza, cerveja e bate-papo na quadra esportiva. Quem estava lá eram os fundadores da Quero, Bernardo de Pádua e Renata Rebocho, para fazer um convite:

desenvolver uma segunda versão do gerenciamento do H8, o alojamento do ITA. Os donos das melhores propostas receberiam mentoria dos nossos colaboradores.

Reuben Katz foi o primeiro a aparecer na quadra, mesmo com o frio de inverno brasileiro. E logo seu colega de quarto, Matheus Martins, o acompanhou junto de dezenas de outros iteanos para ouvir o que tínhamos para dizer. “A abordagem foi divertida e foi o que nos chamou mais atenção para saber o que estava acontecendo”, comenta Reuben.

E, após um processo seletivo, esses foram os nomes escolhidos com Thayná Baldão, que esteve junto no início do projeto. Foram seis meses de trabalho em parceria com a Quero. O maior objetivo era estreitar laços e estabelecer trocas entre a comunidade e nossos colaboradores, além de contribuir no compartilhamento de conhecimento entre ambos.

O aplicativo

O objetivo do aplicativo nada mais é que facilitar a vida dos alunos no Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), principalmente daqueles que vivem no alojamento do ITA. Ele já existe no estabelecimento e os alunos já estão acostumados a utilizá-lo. O projeto da Quero Educação visava focar em melhorias no gerenciamento e também em trazer novas ideias de funcionalidades para o aplicativo.

Entre as funcionalidades do aplicativo, foram oferecidos os seguintes serviços:

  • Boletos: gerenciamento das mensalidades referente à moradia no H8. Aqui, o aluno pode conferir quais boletos já foram pagos e visualizar os valores dos próximos meses.
  • Ordens de serviços: organização e pedidos de reparos para os quartos para o centro acadêmico.
  • Postulação: processo de mudança de quartos dentro do alojamento com os alunos fazendo o pedido por meio de um formulário.
  • Reserva de sala: pedido de reservas de salas nas áreas comuns do alojamento.

Na parceria com nossa equipe, os três primeiros itens foram completados em parceria com Daniel Ribeiro, Engineering Coach do projeto na Quero Educação. Com o fim da parceria, a finalização do aplicativo ficará por conta do ITA e deve ser lançado em breve.

O time, em conjunto, escolheu React e React Native para front-end e Flask, PostgresSQL para back-end. Segundo eles, optaram pelas tecnologias por dois motivos: por algumas já serem utilizadas pela primeira versão do aplicativo e outras, para poderem aprender do mentor do estágio. Porém, é válido reforçar que ambos tinham liberdade para escolher qual seriam as melhores ferramentas e linguagens para o app.

Pontos positivos da parceria

Ação da Quero no H8, em junho de 2019

Ao perguntarmos a Reuben e Matheus quais foram os maiores aprendizados durante o projeto, temos

“a consciência de como é trabalhar em equipe em uma grande startup, além de podermos extrair o conhecimento e experiência de um mentor que esteve próximo durante todo o programa”, responde Reuben.

Matheus Martins também aponta a proximidade com outros colaboradores da Quero que também andaram pelos corredores do H8 há alguns anos.

“Era interessante conversar com antigos alunos do ITA que já tiveram sua trajetória profissional definida para lembrar de como era estudar na instituição antigamente”, relembra.

Vale lembrar que a Quero Educação foi fundada por iteanos, tendo alguns valores do instituto estampados na paredes e na cultura da empresa.

Segundo os participantes do projeto, parcerias como esta são importantes para ajudar estudantes a escolherem caminhos em sua trajetória, sendo essencial para o crescimento desses futuros profissionais.

E confessam: “entramos para o projeto para deixarmos nossa marca pessoal em um aplicativo que seria utilizado por muitos anos em um lugar que viveremos por cinco anos, pelo menos”.

O projeto também estimulou os alunos a pensarem nos próximos passos para o CASD assim que o aplicativo estiver finalizado. Segundo eles, o app poderia ser responsável por outras ações, centralizadas em um só lugar, visando segurança, privacidade e elaboração de estatísticas para o centro acadêmico e para os moradores do H8.

O projeto começou como um desafio para desenvolver os melhores talentos. Hoje, além de resgatar laços da história da Quero Educação, também reforça a nossa cultura e o que mais acreditamos. Afinal, encurtar distâncias na educação também é, para nós, compartilhar conhecimento.

--

--

Quero Educação
Tech at Quero

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?