Quero no Product Game: capacitando novos profissionais de produto

Quero Educação
Tech at Quero
Published in
4 min readOct 22, 2020

Em uma jornada imersiva no universo de produto digitais, os inscritos entendem nosso dia a dia e têm contato com nossos principais stakeholders

Em uma jornada imersiva de duas semanas, os participantes do evento estão vivendo a experiência real de descoberta de produto. Com 60 participantes em 20 equipes formadas, os inscritos no evento viveram um problema da Quero Educação e a dinâmica real de um product manager para finalizar o jogo.

O que é o Product Game

O Product Game é um evento externo, criado por Carolina Costa (product manager, fundadora do Güd Studio), Maria Lemos (product manager na Cubos Tecnologia) e Gabriela Ribeiro (UX designer na Conveste) com a intenção de ser uma jornada imersiva para quem quiser viver o universo de produto de verdade. Apesar do nome, nosso evento é mais que um jogo — é a oportunidade dos inscritos vivenciarem o dia a dia de um product manager durante a fase da descoberta do produto.

Essa oportunidade é focada naqueles que acabaram de entrar na área de product management e UX ou estão em processo de migração, já que a proposta é aprender tudo na prática (e não apenas na teoria). Em duas semanas, a proposta é de viver um desafio real de uma empresa com produtos consolidados, aplicando técnicas e recebendo mentoria de grandes nomes do mundo de produto.

O que é a jornada

Os participantes receberam um problema desenvolvido por nós, a empresa parceira do evento. Durante todo o processo de product discovery, está havendo a interação com stakeholders reais para alinhamento estratégico, levantamento de oportunidades até a definição da solução final.

Entre os stakeholders da Quero, estão participando Thomás Dias (CPTO), Éder Costa (head de tech do B2C/B2B), Lucas Gomes (Diretor de B2C e cofundador da Quero), Luã Vaz (líder de Design), André Simões (head de tech do Quero Inbound), Kelvyn Rosinski (líder de Data Science), Jan Klever (design system ops), Luiz Piazentini (PM), Lucas Aquino (tech lead), João Vitor Alves (tech lead), Gustavo Guimarães (engineering manager) e Ney Pimenta (group engineering manager).

E não é só isso! Os participantes têm a oportunidade de receber mentoria de especialistas em produto de fora da Quero, além de assistir palestras com grandes nomes de produto.

A parceria

O desafio foi desenhado a partir de um problema proposto pelo nosso time de produto, baseado em vivências do passado e em soluções que já desenvolvemos a partir deste problema.

Baseando-se em dados da Quero Educação, semanalmente os participantes estão consultando os nossos stakeholders para entender o contexto da Quero e do problema em si para, assim, poderem entregar o melhor planejamento. A ideia é viver a experiência do product discovery em sua totalidade.

O contato com os stakeholders também tem sido importante para que o resultado dos participantes esteja alinhado com a visão de produto e a estratégia da Quero, assim como nossa visão, missão e valores.

No final da jornada, a banca avaliadora da Quero será responsável por escolher o melhor time do Product Game se baseando nos critérios acima e se a solução é viável tecnicamente.

Além do mais, o projeto inteiro têm acontecido com suporte de Éder Costa (head de tech), Nathalia Lopes (BP de tecnologia) e Gisela Bobato (coordenadora de comunicação).

O que é Product Discovery

De forma bem resumida, essa descoberta de produto é um conjunto de atividades que realizamos para entender como evoluir um produto. Utilizamos técnicas, frameworks e ferramentas para descobrir evidências que nos ajudem a reduzir riscos, tomar decisões e testar novas hipóteses.

Nesse processo, entendemos melhor o valor, a usabilidade, a execução e a viabilidade do produto e entendemos se ela pode ou não dar certo no momento de lançamento. Assim, com suporte dos times de design, engenharia e produto, conseguimos mitigar os riscos antes de iniciar o processo de “delivery” do produto.

E, para finalizar este processo, vivemos três fases:

Exploração: É o momento em que sabemos pouco do assunto, quando precisamos pesquisar sobre o problema e também a solução. Liderado pelos UX designers, é o momento de pesquisar fontes de dados e realizar entrevistas com usuários.

Prototipação: É a procura de uma possível solução. É a prototipação rápida, dentro do seu grupo de trabalho, com os stakeholders, etc. E também a discussão com o time de Engenharia para entender se conseguimos entregar em um tempo razoável.

Acompanhamento/Otimização: Como o nome diz, é hora de acompanhar o MVP depois que entra em produção, comparando com o resultado esperado. Também é a hora de propor novas soluções.

Durante o Product Game, os participantes têm a chance de simular essas fases (a primeira e a segunda) para que a banca avaliadora entenda a viabilidade da última fase.

Fim de jogo

Ao final do jogo, além de aprender e ter contato com personagens reais do Produto, os participantes ganharão cursos da PM3 e também terão a chance de participar do Speed Hiring com empresas inscritas. Nosso time de tech recruiters já está pronto para participar e, quem sabe, contratar novos nomes da gerência de produto.

Entramos como colaboradores do Product Game por sermos apaixonados pelo mundo de Produto. Queremos encontrar outros apaixonados e acelerarmos a capacitação de quem quer construir novas e inovadoras soluções no Brasil.

Quer nos ajudar a descobrir novos produtos para encurtar as distâncias da educação no Brasil? Estamos com vagas abertas.

--

--

Quero Educação
Tech at Quero

Queremos encurtar distâncias na educação. Unimos quem quer aprender com os especialistas em ensinar. Vamos juntos?