RTFM: Recurso Técnico de Fixação Mental

Um guia básico dos principais componentes de um design system

Jan Klever
Jun 26, 2020 · 3 min read

A partir dos próximos artigos, o squad de Design System da Quero Educação relatará, especificará, destrinchará detalhes e pormenores dos componentes em forma de documentação. Será uma série para conhecer e entender, de forma simples e dinâmica — quem são, onde vivem e o que comem — cada item escolhido a ser retratado por aqui.

Grande sigla da série ao centro com sua descrição abaixo: RTFM, Recurso Técnico de Fixação Mental
Grande sigla da série ao centro com sua descrição abaixo: RTFM, Recurso Técnico de Fixação Mental

Na Quero Educação, o squad Design System está focado em aumentar a produtividade de nossos serviços, padronizando os produtos, uniformizando a experiência e reduzindo o trabalho repetitivo de todos os outros squads. O maior objetivo desse squad pode ser resumido em mensurar a tangibilização do design system em produção.

Por essas e outras que defendemos a documentação como mais uma ferramenta para nos auxiliar na consistência de nossos produtos. O Design System já é, em si, um documento vivo com todos os componentes e propriedades, no qual a dupla dinâmica dev + designer pode se basear para seguir com a qualidade de seus serviços, sem reinventar a roda e sem perder tempo.

Folha de rascunho com mãos segurando
Folha de rascunho com mãos segurando

Odiamos documentação não utilizada, certo? Detestamos documentação extensa, como regras dos bancos ou as legendas das propagandas na TV. Não queremos ver o tempo desperdiçado em um guia que poderia “pegar pó” nas estantes no Google Drive ou do Storybook. Por isso, precisamos de uma documentação simples, dinâmica, com manutenção zero e que sobreviva ao longo do tempo no top 10 dos documentos de Design e Engenharia.

Somos práticos e, para seguir com o pragmatismo, convidamos você a conhecer os preceitos dessa sigla tão famosa (e querida por documentadores) — RTFM.

Partindo do princípio que a maioria das perguntas podem, sim, ser respondidas lendo a documentação, damos largada à série Recurso Técnico de Fixação Mental.

(Ou para os mais diretos: Read the Fu***** Manual!) 😄

Apesar do nome, este “manual” não foi escrito em pedra como costumamos dizer por aqui. Ele apenas retrata como trabalhamos na Quero Educação. De qualquer forma, estamos sempre evoluindo e buscando melhorias para nossos processos.

Resumindo, nosso objetivo é mostrar a importância e diferenças sobre o uso de alguns dos componentes de nosso Design System. Apesar do nome da série, queremos ir além do step-by-step de um manual técnico e mostrar de forma leve e direta porque se basear na documentação na hora de desenvolver seu produto.

Início da seção com os dizeres: Definição, diferenças e regras
Início da seção com os dizeres: Definição, diferenças e regras

Definição
O que são esses componentes? De forma resumida, para você entender a utilização de cada componente.

Diferenças
Confrontando um componente com outro para não confundir na hora de botar a mão na massa.

Regras
Apesar da rigidez desse nome, alguns do’s e don’ts podem evitar que mais tarde algo possa dar errado.

Abaixo, vamos atualizando a lista de artigos e componentes de acordo com suas publicações.

Aproveite para conhecer um pouco sobre o trabalho desse squad que mantém a casa arrumada todos os dias aqui na Quero Educação

Leia também:

Tech at Quero

Blog do time de Tecnologia da Quero Educação — A EdTech que…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store