Criando CRUD SQL

Maiyuri Martins
Tech'n Roses
Published in
4 min readSep 30, 2020

Esse artigo será de suma importância para quem esta começando a aprender comandos básicos de SQL.
Caso você não possua um banco de dados instalado na sua máquina, sugiro utilizar o SQLITE Online para acompanhar e praticar os comandos utilizados nesse guia.

Caso você esteja usando outro banco de dados sem ser o SQLITE Online, o ideal é que você crie um banco e o habilite para somente depois você criar a tabela, vou deixar abaixo o comando para criar o banco e depois o habilitar.

Antes de iniciarmos os comandos, vamos criar uma tabela.

Primeiro abra o https://sqliteonline.com/ e escreva o seguinte código:

CREATE TABLE → Esse comando indica que será criada uma tabela.

TB_ALUNO → Nome escolhido para tabela que será criada.

PRIMARY KEY → Chave primária, esse campo é escolhido a partir de algumas regras, tem de ser um campo que não contenha nulo, ou seja, sempre estará preenchido e tem de ser um campo identificador de cada registro daquela tabela, para assim conseguir fazer relacionamentos com outras tabelas se for necessário, no nosso caso aqui será uma apresentação bem simples e não irá precisar de relacionamentos, mas quis mostrar a vocês como faria uma tabela com essa necessidade de identificação.

AUTOINCREMENT → esse comando informa a tabela que a cada novo registro esse campo insere um número, mas não é qualquer número, ele também é um contador, ou seja no valor padrão o primeiro registro ele insere 1, no segundo 2 e assim sucessivamente, mas também tem uma forma de você definir com qual número ele deverá começar.

INTEGER → números inteiros.

VARCHAR → campos do tipo texto.

NOT NULL → campo que não pode deixar de ser preenchido, não pode conter nulos.

O CRUD são quatro comandos básicos que são muito usados nos dia a dia de vários profissionais de tecnologia, vamos ver mais um pouquinho sobre eles?

C — Create (criar) → INSERT (inserir)
R — Read (ler) → SELECT (selecionar)
U — Update (atualizar)→ UPDATE
D — Delete (deletar)→ DELETE

Agora vamos passar por cada etapa e entender como são os comandos.

Create (insert) — Inserindo dados na tabela

Com esse código acima você insere dados na tabela que criamos, isso fará com que os dados fiquem armazenados, podendo ser consumidos ou consultados em outras ferramentas ou no próprio SQL.

INSERT INTO → Essa instrução mostra que serão inserido dados.

TB_ALUNO → nome da tabela onde serão inserido os dados.

VALUES → aqui indica os valores que serão recebidos para inserir na tabela.

READ (select) — Consultando dados da tabela

SELECT → Aqui indica que dados serão selecionados.

‘ * ’ → Esse asterisco indica que queremos todos os dados contidos na tabela.

FROM → O from faz parte da sintaxe do comando para indicar de qual tabela estamos querendo consultar os dados.

TB_ALUNO → Nome da tabela que iremos consultar.

Update (update) — Alterando dados da tabela

UPDATE → Instrução que indica que um dado será atualizado.

TB_ALUNO → Nome da tabela que será dado o comando atualizar.

SET → O set faz parte da sintaxe do comando para indicar qual dado será atualizado.

TELEFONE → Aqui será o campo que queremos atualizar e o valor que entrará é passado entre aspas “ ” quando for um campo do tipo varchar (texto). Se for número não se faz necessário as aspas.

WHERE → Essa condição que traduzido para o nosso idioma quer dizer ‘onde’ quer dizer que nós podemos especificar uma cláusula para alterar, um exemplo, uma base aluno ONDE todos que foram aprovados no primeiro semestre terá um update na coluna SEMESTRE_ATUAL = SEGUNDO;

RA → Nesse exemplo utilizamos esse campo como critério de alteração, ou seja, somente a aluna ‘Angélica da Silva’ teve seu telefone alterado.

Delete(delete) — Deletando dados da tabela

DELETE FROM → instrução que indica que algum dado será deletado da tabela.

TB_ALUNO → nome da tabela onde será deletado o registro.

WHERE → condição que será atendida para acontecer a exclusão.

O comando delete é um comando que se deve ter muito cuidado ao utilizar, ele é simples de construir, porém sempre deve ser checado ao objetivo de ser executado, pois ao deletar você realmente apaga do banco, caso não possua backup(cópia reserva dos dados) o dado será totalmente perdido. E se não colocar o comando WHERE por exemplo, pode acarretar a exclusão da base inteira.

Caso você queira testar se o dado realmente foi excluído você pode realizar um select com where e ele retornará vazio, porque o dado foi realmente excluído.

Bom pessoal, nosso pequeno guia termina por aqui, aqui foi lhes apresentado um pouco deste grande universo de comandos SQL. Espero ter ajudado um pouco quem esta começando, se você ter alguma dúvida ou sugestão para acrescentar no guia não deixe de comentar aqui abaixo!

Obrigada! :)

--

--