Já pensou em mudar de carreira? Eu mudei do Jornalismo para a Tecnologia!

Fabiolapedroso
Tech'n Roses
Published in
4 min readJun 8, 2020

Com uma carreira bem encaminhada, depois de dez anos na Comunicação, me deparei com um novo desafio — MUDAR de carreira aos 34 anos e além disso, trocar a humanas pela exatas e estudar Sistemas de Informação.

Me deparei com um mundo completamente novo que eu jamais imaginei, entre as novas atribuições eu precisava sim entender matemática (meu terror a vida inteira), lógica e principalmente aprender a estudar sozinha!

Na vida das pessoas de tecnologia, pesquisar muito é rotina. Tudo está no Google, no Stack Overflow o seu melhor amigo (site como se fosse o Google dos programadores) e você vai fazer isso a todo momento.

Nesse ano que passou me dediquei aos estudos de verdade e como nunca havia feito antes, ficar boa na lógica de programação, entender o máximo que eu podia das linguagens e passar muitas horas na frente do computador viraram minha nova vida.

E como estudar nunca é em vão, depois de um ano na faculdade meu primeiro emprego na tecnologia chegou, e eu serei desenvolvedora Front End de uma startup. Atribuição que no começo deu muito medo, já que apesar de eu não ser experiente na área eu sei bem como é trabalhar, o que os superiores esperam da gente ­ — além de saber que temos que produzir, e muito!

Nesse panorama, minha estratégia principal foi: conversar com pessoas experientes da área (O Linkedin para a tecnologia é sensacional, use muito, faça um perfil campeão), entre em grupos do Whatsapp de linguagem front end (no meu caso), e principalmente estude pela internet que está repleta de cursos grátis, acesse a Udemy, Google e YouTube nossos aliados para toda a vida!

Confesso, não está sendo fácil, todo dia é uma descoberta nova, mas se você chegou até aqui e quer saber algumas dicas de como eu estou me organizando para ficar mais experiente na área e como tem sido minha rotina, seguem algumas dicas:

1# Inglês! Se você não é fluente em inglês TUDO vai ser mais complicado.

A maioria das documentações, estudos, vídeos, tecnologia são escritos em inglês, essa língua é universal nesse mundo, e sabe-la vai ser fundamental para conseguir até um estágio. Se você ainda não sabe, procure saber desde já! Existem muitas opções na internet para estudar gratuitamente e isso vai facilitar em mil por cento seu aprendizado.

2# Pergunte! Seja uma pessoa curiosa, largue a timidez de lado e aproveite seus colegas para dicas, sugestões de estudo.

Fazer conexão com os colegas de trabalho vai te direcionar para estudos mais focados naquilo que eles desenvolvem, conversar com as pessoas mais experientes é fundamental! Veja o trabalho deles, se interesse, entenda como tudo funciona. Se integre no projeto que está inserido.

3# Estude! Aprendi nesse último ano que na tecnologia estaremos SEMPRE estudando. Tudo muda a todo momento e a gente tem que saber como agir com novas tecnologias e frameworks.

“LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO” e “FRAMEWORK”, foram duas sentenças inseridas na minha vida neste ano. No começo tudo vai parecer confuso, são muitas linguagens, cada uma para uma área da programação. São diferentes nomes e formas de fazer para Front End, Back End e depois de um tempo você vai entender que uma tem influência da outra e aprendendo uma a outra vai ficar mais fácil.

E acalme-se, não é necessário saber todas, apenas ter uma noção de todas é importante. Mas ficar boa mesmo em uma ou duas dependendo da área que você quer seguir é fundamental.

Quanto ao “Framework” você vai entender que além da linguagem de programação, ela tem um conjunto de bibliotecas que vai te ajudar no dia a dia para escrever menos códigos e fazer muitas coisas de maneira rápida e ágil, estude eles e como funciona, se comportam dentro do código.

4# Agilidade! A palavra do momento que você vai ver muito.

A tecnologia precisa ser muito rápida, resolver problemas é um lema dentro das equipes e todo mundo precisa dela para trabalhar. Então pesquise sobre o assunto, veja como aplicar no dia a dia do seu trabalho e aprenda mais sobre como ser ágil.

5# Foco! É importante, além de conexão com as pessoas.

Uma das coisas que aprendi na tecnologia, além da organização, é ter foco, entender o que eu gosto, focar nas linguagens que eu quero aprender, pesquisar mais sobre os assuntos, estudar constantemente e com consistência (um pouco, TODO DIA), e principalmente fazer conexões que vão tirar minhas dúvidas, aconselhar, sugerir novas ideias e estudos, mostrar caminhos e principalmente deixar você mais tranquilo, certamente aquela pessoa já passou pelo que está passando e vai te ajudar a encontrar um caminho para achar a solução do seu problema.

A Tecnologia é uma área de completa evolução e está revolucionando nosso modo de viver, aproveite o momento e mergulhe nesse mundo que é incrível e desafiador.

--

--

Fabiolapedroso
Tech'n Roses

Jornalista em transição de carreira. Começando pelo desenvolvimento front end. E almejando a carreira de Product Manager. Fabiola Pedroso( PCD) no Linkedin