Qual profissional de tecnologia será mais necessário após a pandemia do Covid-19?

Fabiolapedroso
Tech'n Roses
Published in
3 min readJun 10, 2020

Pensando no cenário pós-pandemia, muitas empresas já têm problemas com a questão de como se proteger, principalmente com os danos causados ​​por toda a paralisação de trabalho e mudanças como ter escritórios em casa. E o profissional de tecnologia está bem nesse momento, mas em qual área apostar?

Uma pesquisa divulgada pela TechRepublic consultou os principais CIOs (Chief Information Officer) e executivos de tecnologia de empresas como Deloitte, Citi, Microsoft e Salesforce, que indicam a segurança cibernética , solução de problemas remotos de TI além de suporte para nuvem serão as três principais habilidades e profissionais mais procurados pelas empresas nos meses seguintes à pandemia da Covid-19.

E pensando nisso, criei algumas dicas de o que aprender e onde buscar informação para se tornar esse profissional que as empresas podem buscar.

Nesse primeiro texto vamos abordar sobre o profissional de Segurança Cibernética, já que um dos desafios das corporações é proteger seus sistemas e conexões a distância. Este momento de crise fez com que seus colaboradores estejam operando remotamente em quase 100% das equipes, aumentando assim a preocupação em manter as empresas fora dos riscos de vazamento de dados importantes.

Sabendo disso, o profissional de tecnologia que deseja entender sobre segurança cibernética pode começar por cursos e certificações detectados na Internet, como um MBA na área e estudos para profissões como auditor e gerenciadores de segurança. As principais certificações encontradas para a área de segurança são CISM , CGEIT e CISSP.

A certificação CompTIA Security+, por exemplo, constrói uma compreensão fundamental da segurança da informação, testa as habilidades nas principais funções de segurança e permite que um profissional progrida para funções intermediárias.

Para progredir em funções especializadas, CISSP ou CISM são ótimas opções para impulsionar uma carreira e aumentar os ganhos.

O CISSP é uma qualificação de elite que comprova uma base sólida em segurança digital e na concepção e implementação de programas de segurança eficazes; o CISM é voltado para profissionais que procuram se mudar para posições gerenciais.

Já a CGEIT reconhece o profissional em governança de TI. Profissionais certificados são capazes de aplicar princípios e conceitos de governança de TI em um ambiente profissional. É indicado para aqueles com “funções significativas de gerenciamento, consultoria ou garantia relacionadas à governança de TI”, incluindo diretores de SI e TI, consultores, executivos, gerentes e profissionais de governança, de acordo com a ISACA

Mas é um campo vasto, e além dessas você pode optar por carreiras como:

Arquiteto de segurança — planeja, pesquisa e projeta arquiteturas de segurança robustas para todos os projetos de TI, além de ser responsável pelos padrões de segurança, sistemas de segurança e protocolos de autenticação);

Consultor de Segurança profissionais extremamente capacitados para orientar e criar estratégias de segurança para proteger arquivos, dados e informações da empresa no ambiente virtual.

Chief Information Security Officer (CISO) — é o executivo de nível sênior de uma organização responsável por estabelecer e manter a visão, a estratégia e o programa da empresa para garantir que os ativos e as tecnologias de informação sejam adequadamente protegidas. O CISO orienta a equipe na identificação, desenvolvimento, implementação e manutenção de processos. Eles respondem a incidentes, estabelecem padrões e controles apropriados, gerenciam tecnologias de segurança e orientam o estabelecimento e a implementação de políticas e procedimentos. O CISO também é geralmente responsável pela conformidade relacionada à informação (por exemplo, supervisiona a implementação para obter a certificação ISO / IEC 27001 para uma entidade, ou parte dela).

E como podemos perceber, esse profissional é muito importante em toda e qualquer operação , se você ainda não se decidiu em que caminho seguir e deseja se tornar um profissional da área, sugiro que pesquise mais sobre o assunto e invista principalmente em conhecimento e estudos contínuos, nos próximos artigos iremos entender mais sobre as outras profissões do ranking.

--

--

Fabiolapedroso
Tech'n Roses

Jornalista em transição de carreira. Começando pelo desenvolvimento front end. E almejando a carreira de Product Manager. Fabiola Pedroso( PCD) no Linkedin