Morro de São Paulo

Ilha de encantos.

Vista do Mirante do Farol de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo localiza-se na Ilha de Tamandaré, Bahia. A vila é composta por praias paradisíacas e só pode ser acessada de barco, não entram carros em Morro, o deslocamento e o transporte são feitos apenas à pé, com exceção do serviço de limpeza urbana que utiliza um trator para recolher lixo e a ambulância da vila, que é uma motocicleta equipada com uma espécie de contêiner para transportar pessoas em estado grave. É comum ver os trabalhadores utilizando carrinhos de mão para transportar mercadorias, bagagens e até pessoas.

Há 4 principais praias na Vila, todas elas são cercadas por barreiras de corais que, a depender da maré, formam piscinas naturais. A primeira praia é a mais próxima da Vila, muito frequentada pelos moradores, é onde, também os turistas que optaram por descer a tirolesa são recebidos. A segunda praia é a que abriga a maior parte dos bares e restaurante à beira mar da vila, portanto, é também a mais agitada, tanto de dia, quanto de noite.

Já a terceira praia tem a faixa de areia bem reduzida quando a maré está alta e é dela que partem os barcos que levam os turistas aos locais de passeios fora da ilha. Além disso, é a praia que abriga as maiores pousadas da ilha. Finalmente, a quarta praia, devido às barreiras de corais, tem águas calmas e cristalinas. A falta de restaurantes e ambulantes a torna uma das praias mais desertas da ilha, ideal para quem quer descanso e silêncio.

Além da vila de Morro de São Paulo, a Ilha de Tamandaré também abriga o vilarejo chamado Gamboa do Morro. A 7 min de barco da primeira praia, é lá onde mora a maioria dos pescadores da região. Pouco frequentada por turistas, Gamboa é uma ótima opção para conhecer outras praias da Ilha, como a própria praia da Gamboa e também para ter mais contatos com os nativos que preparam comidas típicas e as servem nos bares à beira-mar.

Morro de São Paulo é um local que reúne em si a tranquilidade e o agito, abriga restaurantes premiados e bares simples geridos por moradores que se orgulham em mostrar a própria culinária. Há opções para pessoas de todas as idades, os mirantes de fácil acesso, dão conta de lindas paisagens e os passeios para outras ilhas do arquipélago, como Boipeba, passam por lindas piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Portanto, para quem procura sossego ou badalação, Morro de São Paulo é um bom lugar.

Like what you read? Give Tecjor Turismo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.