T050 — Tutorial de Ferramenta (Pidoco)

Rodrigo Guedes
Tech Like Girls
Published in
2 min readNov 1, 2019

Uma das grandes questões do desenvolvimento de software, é como convencer o cliente de que sua solução atende aos requisitos. Por isso existem ferramentas que auxiliam o desenvolvedor a fazer uma “propaganda” do seu produto, mesmo ele não estando pronto.

No nosso projeto de Interface Homem-Máquina, analisamos algumas ferramentas de prototipagem, entre elas o marvel, ionic creator e também o Pidoco. Esse ultimo foi utilizado para fazer o Wireframe web do projeto em questão, com isso tivemos algumas considerações positivas em relações aos demais e outras negativas tambem.

Como na imagem acima, o Pidoco faz o seu cartão de visitas enaltecendo 5 caracteristicas predominantes da ferramenta. Sendo elas:

  • Fácil Desenho
  • Componentes Reutilizáveis
  • Elementos Interativos
  • Visualização Imediata
  • Teamwork

Ao explorar a ferramenta de fato conseguimos enxergar, com certa facilidade, os pontos listados acima, visto que na conta free é possível fazer um protótipo decente a nível até profissional. A ferramenta permite a criação de Assets(Aceleradores) que facilitam a construção de outros projetos futuros. Alem de uma questão muito importante na interação dos componentes.

Botões, listbox, links, imagens, todos esses com funcionalidades utilizáveis na visualização instantânea. Dessa forma o usuário consegue ter uma experiência bem mais próxima do produto final apenas no protótipo.

Além disso você pode compartilhar o seu projeto com um numero ilimitado de pessoas. Permitindo fácil teamwork onde todas as pessoas conseguem alterar o seu projeto e ajudar na prototipagem.

Os únicos pontos que de alguma forma deixaram a desejar, é o layout dos componentes que são bastante engessados e para mudar, teria que exportar o html do projeto e alterar diretamente no CSS (algo que dará muito trabalho visto que o código vem muito bagunçado ao exportado).

Por ultimo o Pidoco faz um mapa de navegação automático que mostra a interfação entre as telas.

Dessa forma concluimos que o Pidoco é uma boa ferramenta para prototipagem, apenas com respaldo o layout que não é tao flexível.

--

--