Inicio do Campeonato!! Será desta?! ⚽🔵⚽

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube
4 min readDec 7, 2020

Novembro…

Após meses e meses de desespero por algo para escrever, finalmente chegou o campeonato. Claro que a ansia deste começo não era apenas por conteúdo mas também pela sede de jogo e de competição. Contrariando todo este estado de êxtase, temos um mês de altos e baixos mas sempre é melhor que um mês parado.

Iniciámo-nos neste mês com um jogo de treino frente à equipa do Operário FC Lisboa, com a ajuda do Diogo (treinador do Operário e coordenador da Academia TFC)que se mostrou disponível para batizar esta equipa em campo na época de 2020/21. Sim, é verdade, era o nosso primeiro jogo. Por esse motivo, este treino foi uma mais valia para podermos implementar o que temos vindo a treinar, num registo um pouco mais sério. Registo este crucial, pois na semana a seguir esperava-nos uma Nova SBE com alguns jogos já feitos na Divisão Distrital de Lisboa e quanto mais ritmo ganhássemos, melhor.

Regra geral foi um bom treino, respeito mútuo entre as duas equipas e abandonámos o sintético com a sensação de que tínhamos estado a fazer um bom trabalho durante esta pré-época atribuladíssima. Infelizmente, não me recordo do resultado, mas do que me recordo bastante bem foi de um cruzamento por parte de Diogo Ramalho que assistiu o vento para um golaço de chapéu ao guarda-redes. Ramalho numa tentativa de remate, executa uma técnica futebolística à qual o termo correto a utilizar é “balão” que, com a ajuda do vendaval que se fazia sentir, engana o guardião adversário marcando um excelente golo. Para efeitos estatísticos, o golo foi atribuído ao nosso jogador, contudo, a minha opinião é clara quanto à redução da sua influência a uma bela assistência.

Segunda semana de treinos do mês posta e em frente temos o jogo contra o nosso maior rival dos últimos anos, Nova SBE. Não sou particular fã de diminuir o nosso conjunto mas, para ser sincero com os leitores desta gloriosa NewsLetter, neste jogo não entramos como favoritos e vamos ter de ir atrás do resultado. Mas assim será e, de certo modo, meio que dá uma motivação extra.

Infelizmente, o jogo não caiu para o lado azul e branco e o IST começa o campeonato com 3 pontos de desvantagem. Num jogo com o adversário a ter a maioria da posse de bola e a grande parte das oportunidades de golo, a nossa equipa estava a dar conta do recado aguentando o empate que parecia fatal. Mas, mesmo no cair do pano, a Nova consegue chegar ao golo numa bola ressaltada dum canto. Deixa-nos então com um sabor amargo de “morrer na praia “ mas com a certeza que não ficamos por aqui e que há todo um campeonato pela frente.

Jogo da AEIST frente à UAL a ser transmitido pela MyCujoo

Nesta 3ª semana espera-nos a Universidade Autónoma de Lisboa, equipa esta que, salvo erro, acaba de subir de divisão, o que nos leva a querer que seria um jogo de calibre mais fácil, sempre sem menosprezar o nosso oponente.

E assim foi, com o jogo a terminar num 5 a 0 favorável ao IST, que durante todo o jogo se previa um desfeche desse género. Jogo muito positivo por parte do plantel do Técnico que demonstrou boas ideias e bom futebol, apesar de uma arbitragem com muitas lacunas. Vitória importante para encararmos a derrota da semana anterior como algo passageiro e confiarmos no trabalho do grupo.

Ultima semana do mês entra e aguardávamos a Universidade Lusíada de Lisboa para mais um encontro no Campeonato Universitário de Lisboa. Contudo, e devido ao suspeito do costume, somos obrigados a adiar o jogo. Ao que tudo indica, alguns elementos do plantel do nosso adversário estavam infetados com o novo Corona vírus que os deixava desfalcados ao ponto de não conseguirem realizar o jogo.

Então, enquanto bons desportistas que somos, concedemos este adiamento do jogo num ato heroico de Fair Play e camaradagem para com os nossos adversários (percebam por favor a ironia, não quero parecer Camões a escrever uma epopeia). Passando assim mais uma semana sem jogos, na monotonia dos treinos (sem querer ofender a nossa equipa de treinadores e dirigentes).

Damos assim por encerrado mais um mês, onde o frio começa a pedir uma legging para os treinos. Uma derrota, uma vitória e uma vontade enorme de continuar a jogar é o rescaldo que aqui deixo. Queria fazer apenas uma menção honrosa ao nosso jogador Simão Nunes pelo seu mais recente lançamento de um single sobre uma história que se passou na equipa, tendo como protagonista o nosso guardião Pina.

Convido então todos os leitores para ouvirem:

https://open.spotify.com/track/6eQj4na0QgbKPiwBBaeB4g?si=KPLpw-Q1T7WJcIB9iRHtuA

--

--

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube

Eletrical and Computer Engineering student at Instituto Superior Técnico