Quase Normal… ⚽🔵⚽

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube
3 min readNov 1, 2020

--

Outubro…

Mais um mês com um pouco de tudo: treinos, pandemia, pandemia e treinos. Não obrigatoriamente por esta ordem mas a ideia está lá. Iniciativas boas por parte do TFC (não me vou dar ao trabalho de explicar a sigla, se eventualmente ainda não souberem o que significa é porque estão perdidos). Tivemos ainda o sorteio do campeonato universitário e mais uma confirmação que vamos levar isto “avante”, para o bem ou para o mal.

Como todos sabemos, a situação pandémica no país e no mundo não está famosa. E, como bons cidadãos que somos, não somos exceção e passamos mais um mês com baixas ao “caídos” pelos treinos. Seja porque a nossa veia jovem grita muito alto e há noitadas, ou porque o irmão do cunhado da mãe esteve em contacto com alguém infetado e estamos civicamente em isolamento profilático, há sempre alguém que falta.

Contudo, e agora congratulando todo o plantel, ao longo do mês temos vindo a ser mais consistentes no que toca a assiduidade, estando cada vez com mais rotinas. Começa-se a avistar a equipa que conheço bem, e, ainda bem que assim é, uma vez que o campeonato se aproxima a passo largo. Tivemos ainda captações e malta nova a integrar o plantel em regime de teste. Há potencial, não vou mentir, mas só a equipa técnica dirá se eventualmente se vão converter em reforços.

Queria publicamente dar as boas vindas ao Manel Madeira, que após uma bela temporada de relacionamento íntimo com o vírus, está de volta aos treinos. Tem uma forma física por compensar mas, se há alguém que em pouco tempo volta ao seu auge, o Manel é esse alguém. Aproveito também para felicitar o regresso do Francisco Paixão, que se afastou por responsabilidades para com a família. O facto de ter aguentado tanto tempo sem vir aos treinos ainda permanece uma incógnita, que todos sabemos o seu amor pela camisola, mas ainda bem que está de volta.

Quase lá…

Falando agora de campeonato, finalmente já há calendário!! No passado dia 28 de outubro, 12 equipas e uma associação desportiva juntaram-se numa reunião por videoconferência para realizar o sorteio do Campeonato Universitário de Lisboa (CUL). Evento com uma mistura de informalidade e profissionalismo onde facilmente se escapavam umas “bolas aquecidas” (referência aos meios de burla das grandes organizações desportivas, expliquei-me porque relendo o texto, poderia não ter ficado claro), mas confio no sistema e acho que correu tudo bem.

Belo trabalhado por parte do Manel e do Adriano que após o sorteio ficaram encarregues de reagendar os jogos, “puxando a brasa à nossa sardinha”, ou seja, marcando os jogos para as 4ªs ou 5ªs, de modo a não perdermos nenhum treino semanal. Mas algo ficou certo como o destino… 1ª jornada frente à Nova SBE, arqui-inimigos e rivais dos últimos anos. Será um jogo duríssimo, não apenas por ser contra uma equipa forte e com historial, mas também porque este ano as regras de acesso ao Campeonato Nacional Universitário (CNU) sofreram algumas alterações.

Em oposição ao ano anterior, este ano as equipas apuradas para o CNU serão ambos os 1ºs lugares, da fase regular e da Final Four, à exceção do vencedor coincidir, aí a equipa com o 2º lugar na Final Four irá preencher essa vaga. Posto isto, os resultados frente às “equipas grandes” vão ser mais cruciais que nunca.

Para o mês que vem, não só se inicia o campeonato mas também vamos ter 3 representantes a integrar a iniciativa do TFC no Espaço Jovem do Centro Intergeracional do Areeiro. Estes Estudantes-Atletas, Hans, Coelho e Honrado (eu próprio), vão ajudar crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano a estudar de modo a terem um melhor rendimento escolar. Estas crianças infelizmente não têm acesso a explicações, devido às suas dificuldades financeiras, então o TFC desafiou a equipa a ajudar nesta causa. Esperemos no futuro ter mais aderentes, mas, por enquanto, sei que este trio se vai safar muito bem, em conjunto com o Afonso Minderico, ex-jogador da equipa.

E acabamos mais um mês com um sorriso na cara e olhos postos no adversário, finalmente. A esperança de uma melhoria no mundo ainda existe e a normalidade parece cada vez mais à porta, pelo menos na situação futebolística. Resta então esperar e treinar bem, para que tudo esteja pronto para no final da época mantermos o estatuto de campeões.

Carrega Técnico!!!!!

Duarte Honrado

--

--

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube

Eletrical and Computer Engineering student at Instituto Superior Técnico