Regresso dos Universitários

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube
3 min readDec 6, 2021

Regresso ao campeonato, à competição, a aquilo que nos mantem cá dia após dia. Com a pré-época feita e a equipa preparada, só faltam mesmo os jogos e, claro, as vitórias. Contudo, o campeonato, embora importantíssimo, não foi o único destaque…

Começo então esta crónica por apresentar as novas aquisições do plantel dos pupilos do instituto. Temos João Mendes (médio centro/defensivo), Diogo Santos (defesa central, de sua alcunha “Palhinha”, pelos quase dois metros de altura), João Moura (médio centro), Renato Costa (guarda redes), Rodrigo Ribeiro (médio centro/extremo), Tomás Reis (lateral direito), Diogo Vilela (médio centro), Martin Lira (guarda redes, a nossa mascote chilena de Erasmus em Portugal) e Diogo Nunes (defesa esquerdo, de sua alcunha “China”, por ser defesa esquerdo e ser madeirense). Muitos talentos novos que cada um à sua maneira, vão ajudar a manter e a melhorar tudo o que temos vindo a trabalhar já há muitos anos.

Passamos agora ao primeiro jogo do campeonato universitário de Lisboa da equipa de azul e branco do IST, frente à Faculdade de Economia da Nova. Jogo muito renhido, como manda a tradição e como já era de esperar uma vez que se defrontam as duas melhores equipas deste campeonato (provavelmente).

O jogo acaba então numa vantagem mínima de 1 a 0 para os vice campeões nacional. Vitória para o IST frente à Nova que quebra o enguiço de o primeiro jogo ser sempre “para os pardais”, a juntar ao facto de não vencermos este adversário em especifico há 2 anos. Golo do nosso capitão Hans na cobrança de um penalti (“sacado” por um caloiro na sua estreia, João Moura).

Segunda jornada entra e espera-nos a Faculdade de Medicina. Jogo que nunca nos foi fácil, por vezes mérito do adversário, outras demérito próprio, mas desta vez vamos com a cabeça no sítio certo e a tática aprendida.

Jogo feito, nada mais, e os azuis e brancos levam um 4 a 0 para casa. Grande jogo por parte do Técnico que desbloqueia com um golaço do Santiago, do “meio da rua”, que leva-nos aos outros golos quase que por “osmose”.

Infelizmente, e devido a esta pandemia que não podia estragar mais os planos à malta, a terceira jornada tem de ser adiada depois de alguns elementos da equipa do ISEL terem testado positivo para a Covid 19. E como um azar nunca vem só… a sétima jornada, que havia sido adiantada, foi também cancelada à última da hora, uma vez mais por casos de Covid 19 na equipa adversária, agora da Faculdade de Ciências Médicas.

Por contraste, estava tudo a postos para recebermos a Católica, não havia restrições, pandemias, nada. Então vamos para campo com tudo e saímos com ainda mais que isso… conseguimos a vitória por 8 a 0, num jogo que, a meu ver, muito bem conseguido pelos quase engenheiros (alguns já são mas a alcunha vem pela maioria).

Rosa, Tó e Rafa no jantar de equipa com duas desconhecidas de jantares vizinhos

E agora, passamos a assuntos mais sérios, jantar de inicio de época…

Grandes prestações, como já é costume, em destaque ficam as apresentações dos caloiros e, de longe o MVP da noite, Maxiranda (David Miranda), que elevou o nome do grupo nos jantares vizinhos do restaurante. Quem conhece o grupo sabe que estes momentos dão vitórias em campo pela união e amizade que se criam.

Assim fechamos dois meses de vitórias dentro e fora de campo. Resta-nos um campeonato pela frente e muita luta.

Carrega Técnico!!!!!

--

--

Duarte Honrado
Tecnicofutebolclube

Eletrical and Computer Engineering student at Instituto Superior Técnico